Você sabia que as festas juninas tiveram início no século 12 e têm origem nas festas pagãs?

Pesquisamos curiosidades sobre as festas juninas que tiveram início no século 12 com as festas pagãs e muito mais.

Festas juninas, festas dos santos populares ou celebração do meio do verão são o período centrado no solstício de verão e de inverno e, mais especificamente, nas celebrações do Norte da Europa que ocorrem entre 19 de junho e 25 de junho. As datas exatas variam entre as diferentes culturas.

A tradicional Festa Junina é o segundo maior evento festivo do Brasil. Comidas, bebidas e brincadeiras típicas fazem a alegria de quem curte essa data tão festiva que homenageia três Santos!

Confira:

1. Camponeses europeus, igreja católica e indígenas. O que têm em comum?

Os camponeses europeus realizavam festas pagãs de homenagem à deusa Juno para atrair colheita farta. A igreja católica desaprovou e incorporou os festejos no calendário litúrgico. Esse período é o solstício de verão na Europa, muito ligado à questão da plantação e das colheitas.

No Brasil, os indígenas já praticavam rituais na preparação do solo para obtenção de uma safra abundante. Com a chegada dos portugueses e dos jesuítas essa tradição mesclou-se às comemorações dos camponeses europeus, inicialmente em torno da figura de São João Batista.

2. São João:

A data 24 de junho ficou sendo conhecida como o dia do nascimento de São João Batista. As festas de Santo Antônio e de São Pedro vieram mais tarde, mas como aconteciam no mesmo mês, foram incluídas no calendário das festas juninas.

3. Quadrilha:

Ao som do forró ou da música caipira, casais bailam pelo salão com suas danças coreografadas. As roupas quadriculadas e o chapéu de palha são características marcantes do vestuário junino. Originalmente, a quadrilha é uma adaptação de uma dança da nobreza europeia (quadrille), muito presente nos salões franceses do século 18.

4. Fogueira:

Segundo a tradição católica, a fogueira serve para lembrar o nascimento de São João. Quando a chama da fogueira abaixa a tradição para mostrar fé e coragem é atravessar o braseiro com os pés descalços. Sinal de “cabra macho” que ganha respeito e notoriedade após esse feito.

5. Bandeirolas:

Antigamente, as imagens dos santos homenageados eram gravadas em bandeiras e imersas em água na chamada lavagem dos santos. Quem se banhasse ali seria purificado. Com o tempo, elas perderam as imagens e ganharam cores.

6. Características regionais:

As festas juninas são celebradas no Brasil todo, mas tem mais força no Norte e Nordeste. Nessas localidades, a data mais importante é a de São João, com direito a muita música, comidas e a fogueira! A maior festa junina do país acontece em Campina Grande, na Paraíba

No Interior Paulista, a figura do caipira é enaltecida. Roupas remendadas, coloridas e também muita folia e quentão!

No Amazonas, a grande festa de Parintins ocorre entre os bois Caprichoso e Garantido. “Lá o que seria a brincadeira do boi passa a ser uma festa única, a festa junina em si é em volta do boi”. Em Manaus, as cirandas são um destaque dos festejos.

Já no Sul do país a festa é diferente do restante do país, especialmente no Rio Grande do Sul. As roupas utilizadas são as típicas da região, com o vestido de prenda rodado para as meninas e a bombacha e o lenço no pescoço para os meninos. Para os gaúchos, a roupa caipira usada em vários outros estados do país, toda remendada e colorida, desvaloriza o homem do campo. Os pratos típicos ficam por conta do churrasco, pipoca, amendoim, canjica, doces campeiros e principalmente o pinhão, preparado de diversas maneiras. A comilança é regada a quentão, vinho quente e outras bebidas típicas da região, como o chimarrão.

Confira algumas sugestões de destinos de festas juninas pelo Brasil

1. São Paulo:

2. Rio de Janeiro – RJ:

3. Campina Grande – Paraíba

Palco de uma das melhores festas de São João do mundo. Em 2023 a festa completa 40 anos. A atração é carregada de shows de artistas de diferentes gêneros, com alcance nacional, apresentações de forró, xaxado, xote, sanfoneiros, danças típicas, quadrilhas juninas, repentistas e milhares de barracas com pratos da gastronomia regional. https://www.instagram.com/saojoaodecampinagrande/

4. Caruaru – Pernambuco

  • A Capital do Forró, Caruaru oferece uma das festas de São João mais incríveis do mundo. O evento oferece diversas atrações musicais, entre apresentações de forró, quadrilhas, barracas de comidas típicas e shows de artistas do sertanejo e do axé. https://www.instagram.com/saojoaocaruaru.oficial/

Fonte: Hoteis.com https://www.hoteis.com/go/brasil/br-melhores-destinos-de-festas-juninas-pelo-brasil

Assista a alguns vídeos que trouxemos para você preparar a sua festa em casa, com receitas e decoração. Acesse:

50 Ideias e inspirações para festa junina- Rubi Craft Artesanato – 04:07

Ideias de comidas típicas para festas juninas | Canal da Rose – 02:24 

Doces para Festa Junina | Receitas TudoGostoso – 02:54 

Arroz doce cremoso – Fácil e rápido | Adriana Fernandino – Brincando de casinha – 10:10

Comidas típicas de Festa Junina | Ideias de comidas e bebidas típicos juninos- Comadre e Amiga – 01:18

Divirta-se e curta bastante as festas juninas!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *