Outubro Rosa e o Câncer de Mama

Outubro Rosa e o Câncer de Mama

O Outubro Rosa é um movimento anual e internacional de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce de Câncer de Mama que acontece durante todo o mês de outubro.

A Campanha Outubro Rosa é um toque de atenção para a sua saúde!

O mês de outubro fica pintado de rosa para nos lembrar do Câncer de Mama, que nos convida a cuidar de nós mesmas, a nos informarmos e a compartilharmos conhecimento para que mais mulheres, como nós, possam viver com saúde e tranquilidade.

Origem – Como tudo começou

Essa ação começou na década de 90, nos Estados Unidos, quando o Câncer de Mama foi se tornando uma questão de saúde pública cada vez mais evidente.

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes de sua primeira corrida pela cura em Nova York.

Mas foi só em 1997 que as cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, começaram a iluminar monumentos com a cor rosa para chamar a atenção para a causa. O gesto simples, mas poderoso, se espalhou rapidamente.

Assim, nasceu a ideia de um mês dedicado a destacar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de Mama.

A campanha foi ganhando o mundo unindo mulheres de diferentes culturas e origens em um objetivo comum, como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com o Câncer de Mama.

Mamografia e autoexame: fundamentais para detecção precoce.

A Campanha Outubro Rosa enfatiza a importância da mamografia, um exame simples e rápido que pode salvar vidas e também estimula as mulheres a fazerem o autoexame das mamas. Para mulheres acima dos 40 ou 50 anos, a mamografia é ainda mais fundamental, mas o Câncer de Mama também pode aparecer em mulheres mais jovens.

Além dos exames, o autoexame das mamas é um hábito que deve ser incorporado na rotina da mulher. Conhecer o seu corpo e notar qualquer alteração, como nódulos ou mudanças na pele, é o primeiro passo para buscar ajuda médica. Lembre-se, ninguém conhece o seu corpo melhor do que você.

E por que o Câncer de Mama tem um foco tão grande?

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Mulheres Maduras estão em um grupo de risco maior.

Algumas estatísticas sobre o câncer de mama           

O crescimento do número de casos de Câncer de Mama no Brasil é alarmante. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2025, “cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, o que torna o Câncer de Mama o tipo mais comum entre as mulheres no país”.

  • Incidência do câncer de mama: 1 em cada 3 – “O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, representando cerca de 1 em cada 3 casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil”.
  • Chances de cura: acima de 95% – “Quando o Câncer de Mama é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significantemente maiores, podendo superar 95%.”
  • Exames: Após 40 anos – “A mamografia é o exame de rastreamento recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, que ajuda a detectar tumores mamários antes que se tornem palpáveis”.

Campanha do Outubro Rosa

“Juntos somos mais fortes” é o movimento para o Outubro Rosa que destaca a importância da união no enfrentamento do Câncer de Mama.

“Pela primeira vez, 7 sociedades se unem para promover o rastreamento, tratamento e cura do Câncer de Mama. A mensagem é clara: o Câncer de Mama a tem cura, sendo possível alcançá-la pela união de esforços, por meio de cuidado centrado em pacientes, avanços tecnológicos, atenção multiprofissional e rede de apoio”.

Laço Rosa: o símbolo da Campanha Outubro Rosa

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do Câncer de Mama em 1990, na cidade de Nova York.

Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, passou a ser distribuído em locais públicos, eventos, escolas, empresas, hospitais e associações.

Susan G. Komen é a maior organização do mundo do Câncer de Mama, financiando mais pesquisas sobre a doença do que qualquer outra organização sem fins lucrativos, proporcionando ajuda em tempo real para aqueles que enfrentam a doença.

Desde a sua fundação em 1982, Komen tem financiado programas de rastreamento, educação, tratamento e apoio psicossocial, atendendo milhões de pessoas em mais de trinta países de todo o mundo. A Komen foi fundada por Nancy G. Brinker, que prometeu para a irmã dela, Susan G. Komen, que daria fim à doença que tirou a sua vida.

Para saber mais, acesse: @Susangkomen

Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz nessa cor para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.

E por que a cor rosa?

A escolha da cor rosa como símbolo não foi aleatória. A rosa é uma cor que evoca suavidade, empatia e compaixão, qualidades fundamentais quando se trata de enfrentar uma jornada tão desafiadora quanto ao tratamento do câncer.

O objetivo principal do Outubro Rosa é não apenas fornecer informações sobre a doença, mas também fornecer apoio emocional para as mulheres, suas famílias e amigos. É uma demonstração de solidariedade, uma lembrança de que ninguém está sozinho nessa luta.

O símbolo “laço rosa” tornou-se a marca de uma luta que transcende fronteiras.

As mulheres maduras que já foram acometidas pelo Câncer de Mama, desempenham um papel vital ao compartilhar suas histórias de sobrevivência, fortaleza e superação, inspirando outras a enfrentar os desafios com coragem.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o movimento chegou de forma mais marcante em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. De lá para cá, o rosa se tornou símbolo de esperança e mobilização em todo o país, iluminando cartões-postais como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas.

Empresas que Apoiam a Causa

Muitas empresas e marcas abraçam o Outubro Rosa, patrocinando eventos, campanhas de conscientização e doando parte das vendas de produtos comemorativos. Essa união entre o setor privado e a causa social é essencial para que a mensagem chegue a mais pessoas e para que haja recursos para pesquisas e tratamento.

Embora a lista de patrocinadores mude a cada ano, algumas grandes marcas e organizações frequentemente se envolvem na campanha. Algumas das empresas conhecidas por apoiar o Outubro Rosa incluem:

  • Fundação Laço Rosa: Uma das principais ONGs no Brasil focadas no câncer de mama, que recebe apoio de diversas empresas.
  • Fundação Susan G. Komen: A pioneira no movimento, que continua sendo uma das principais referências globais.
  • Estée Lauder Companies: a gigante internacional dos cosméticos: Uma das mais antigas e consistentes apoiadoras da causa.
  • Avon: Com seu Instituto, a marca tem um histórico de apoio à saúde da mulher.
  • Grandes bancos e empresas de cosméticos e varejo como Bradesco, Santander, O Boticário, L’Oréal, P&G, e muitas outras que lançam produtos especiais e campanhas de conscientização.

Pesquisamos alguns vídeos sobre o tema para você, assista:

Como fazer o autoexame das mamas? Instituto Med Life – 02:02

Campanha Outubro Rosa 2024 | Instituto Nacional do Câncer – 0:47

Câncer de mama: como podemos nos proteger? Outubro Rosa | Instituto Nacional de Câncer – 2:31

Como o câncer de mama é formado? Drauzio Varella – 06:21

Para as Mulheres Maduras, o Outubro Rosa é um alerta poderoso sobre a importância de cuidar da saúde e fazer exames regulares.

E compartilhar essa atitude com as mulheres do nosso relacionamento: amigas, parentes, filhas, noras, netas e toda a comunidade feminina que temos acesso.

Através da informação e da conscientização, podemos impactar positivamente a nossa própria saúde e das gerações futuras.

O Outubro Rosa não é apenas uma data no calendário, é um chamado para a ação. É um momento de nos unirmos, cuidarmos umas das outras e de celebrarmos a vida. Sejamos o elo dessa corrente de cuidado e informação. Converse com suas amigas, filhas e netas. A saúde é um dos pilares do nosso bem estar.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes

https://www.juntossomosmaisfortes.org.br/

https://femama.org.br/site/wcd-2025/

https://www.institutonatura.org/direitos-e-saude-das-mulheres/cuidado-com-a-saude-das-mamas/

https://www.protea.org.br/outubro-rosa-com-o-instituto-protea/

https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/outubro-rosa

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!