Outubro Rosa e o Câncer de Mama

Outubro Rosa e o Câncer de Mama

O Outubro Rosa é um movimento anual e internacional, durante todo o mês de outubro, em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce de Câncer de Mama.

Origem – Como tudo começou

Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, quando o Câncer de Mama se tornou uma questão de saúde pública cada vez mais evidente.

À medida que as taxas de diagnóstico aumentavam, tornou-se imperativo criar um espaço para conscientização e educação sobre a doença. Assim, nasceu a ideia de um mês dedicado a destacar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de Mama.

A campanha foi ganhando o mundo unindo mulheres de diferentes culturas e origens em um objetivo comum, como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com o Câncer de Mama.

Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula as mulheres a fazerem o autoexame das mamas.

Por que o Câncer de Mama é um foco tão grande?

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Mulheres Maduras estão em um grupo de risco maior.

Algumas estatísticas sobre o câncer de mama:

  • Segundo o INCA-Instituto Nacional de Câncer – “são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
  • Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025.
  • A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022)”.
  • Segundo o INCA, “cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. Além disso, quase 13% dos gastos federais do SUS em 2018 com o tratamento de câncer de mama (R$102 milhões) seriam poupados pela redução de fatores de risco comportamentais, mais uma vez com atenção especial à atividade física, que detém a maior fração (5%) dos casos de câncer de mama evitáveis pela adoção da prática.

Como funciona a campanha do Outubro Rosa

  • Divulgação: Durante todo o mês de outubro, diversos eventos e ações são realizados para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção.
  • Símbolo: O laço rosa é o símbolo universal da campanha, presente em diversas ações e produtos.
  • Parcerias: Empresas de diversos setores se unem pela causa, apoiando financeiramente e promovendo a conscientização entre seus colaboradores e clientes.
  • Exames: Muitas instituições de saúde e clubes oferecem exames gratuitos ou com preços reduzidos durante o mês de outubro.

Laço Rosa: o símbolo da Campanha Outubro Rosa

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do Câncer de Mama em 1990, na cidade de Nova York.

Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, passou a ser distribuído em locais públicos, eventos, escolas, empresas, hospitais e associações.

Sobre a Susan G. Komen®

Susan G. Komen é a maior organização do mundo do Câncer de Mama, financiando mais pesquisas sobre a doença do que qualquer outra organização sem fins lucrativos, proporcionando ajuda em tempo real para aqueles que enfrentam a doença.

Desde a sua fundação em 1982, Komen tem financiado programas de rastreamento, educação, tratamento e apoio psicossocial, atendendo milhões de pessoas em mais de trinta países de todo o mundo. A Komen foi fundada por Nancy G. Brinker, que prometeu para a irmã dela, Susan G. Komen, que daria fim à doença que tirou a sua vida.

Saiba mais: acesse o instagram: @SusanGKomen.

Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz nessa cor para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.

E por que rosa?

A escolha da cor rosa como símbolo não foi aleatória. A rosa é uma cor que evoca suavidade, empatia e compaixão, qualidades fundamentais quando se trata de enfrentar uma jornada tão desafiadora quanto ao tratamento do câncer.

O objetivo principal do Outubro Rosa é não apenas fornecer informações sobre a doença, mas também fornecer apoio emocional para as mulheres, suas famílias e amigos. É uma demonstração de solidariedade, uma lembrança de que ninguém está sozinho nessa luta.

O símbolo “laço rosa” tornou-se a marca de uma luta que transcende fronteiras.

As mulheres maduras que já foram acometidas pelo Câncer de Mama, desempenham um papel vital ao compartilhar suas histórias de sobrevivência, fortaleza e superação, inspirando outras a enfrentar os desafios com coragem.

Outubro Rosa no Brasil

A primeira iniciativa no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação na cor rosa do monumento ‘Mausoléu do Soldado Constitucionalista’ (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo – SP.

Algumas empresas que se destacam na luta contra o Câncer de Mama e incentivadoras da campanha Outubro Rosa:

  • Avon: “Desde 2003, o Instituto Avon desenvolve conteúdos para a disseminação de informações sobre o câncer de mama e apoia projetos que facilitam o acesso de mulheres de todo o Brasil a exames para detecção precoce da doença e que reduzem a espera entre o diagnóstico e o início do tratamento. Temos orgulho do grande impacto – comprovado em números tão expressivos – que já provocamos na vida de tantas mulheres ao longo da nossa história”.
  • Estée Lauder: “A Campanha do Câncer de Mama da The Estée Lauder Companies (anteriormente conhecida como Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Mama) une e inspira pessoas em todo o mundo na missão de criar um mundo livre do câncer de mama.
    Fundada em 1992 pela fascinante Evelyn H. Lauder (1936-2011), com o lançamento da icônica Fita Rosa, a Campanha do Câncer de Mama é a maior iniciativa filantrópica corporativa da The Estée Lauder Companies e atua em mais de 70 países.
    A Estée Lauder Companies e sua fundação de caridade financiaram mais de $118 milhões de dólares para colaborar com pesquisas, educação e acesso a serviços médicos globalmente”.

Para as mulheres maduras, o Outubro Rosa é um alerta poderoso sobre a importância de cuidar da nossa saúde e fazer exames regulares.

E compartilhar essa atitude com as mulheres do nosso relacionamento: amigas, parentes, filhas, noras, netas e toda a comunidade feminina que temos acesso.

Através da informação e da conscientização, podemos impactar positivamente a nossa própria saúde e das gerações futuras.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Saiba mais, acessando os vídeos que pesquisamos para você!

Como o Câncer de Mama é formado? | Drauzio Varella – 6:21

Câncer de mama: como podemos nos proteger? Outubro Rosa 2023 | INCA – 2:31

Como fazer o autoexame das mamas | Instituto Med Life – 2:02

Outubro Rosa: Um toque pode mudar sua vida! | MDS Brasil – 03:39

Fontes

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2021/habitos-saudaveis-podem-reduzir-incidencia-de-cancer-de-mama-em-13-e-poupar-mais-de-r-100-milhoes-do-sus https://www.gov.br/inca/pt-br/search?SearchableText=taxa%20de%20mortalidade%20por%20cancer%20de%20mama

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cancer-de-mama/#:~:text=O%20c%C3%A2ncer%20de%20mama%20%C3%A9,por%20pequenos%20canais%20chamados%20ductos.

https://www.protea.org.br/cartilha/

https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/outubro-rosa https://institutoavon.org.br/outubrorosa/

https://institutoavon.org.br/cancer-de-mama/?post=promessas-para-o-cancer-de-mama

https://www.esteelauder.com.br/contra-o-cancer-de-mama

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!