O Outubro Rosa é um movimento anual e internacional de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce de Câncer de Mama que acontece durante todo o mês de outubro.
A Campanha Outubro Rosa é um toque de atenção para a sua saúde!
O mês de outubro fica pintado de rosa para nos lembrar do Câncer de Mama, que nos convida a cuidar de nós mesmas, a nos informarmos e a compartilharmos conhecimento para que mais mulheres, como nós, possam viver com saúde e tranquilidade.
Origem – Como tudo começou
Essa ação começou na década de 90, nos Estados Unidos, quando o Câncer de Mama foi se tornando uma questão de saúde pública cada vez mais evidente.
Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes de sua primeira corrida pela cura em Nova York.
Mas foi só em 1997 que as cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, começaram a iluminar monumentos com a cor rosa para chamar a atenção para a causa. O gesto simples, mas poderoso, se espalhou rapidamente.
Assim, nasceu a ideia de um mês dedicado a destacar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de Mama.
A campanha foi ganhando o mundo unindo mulheres de diferentes culturas e origens em um objetivo comum, como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com o Câncer de Mama.
Mamografia e autoexame: fundamentais para detecção precoce.
A Campanha Outubro Rosa enfatiza a importância da mamografia, um exame simples e rápido que pode salvar vidas e também estimula as mulheres a fazerem o autoexame das mamas. Para mulheres acima dos 40 ou 50 anos, a mamografia é ainda mais fundamental, mas o Câncer de Mama também pode aparecer em mulheres mais jovens.
Além dos exames, o autoexame das mamas é um hábito que deve ser incorporado na rotina da mulher. Conhecer o seu corpo e notar qualquer alteração, como nódulos ou mudanças na pele, é o primeiro passo para buscar ajuda médica. Lembre-se, ninguém conhece o seu corpo melhor do que você.
E por que o Câncer de Mama tem um foco tão grande?
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Mulheres Maduras estão em um grupo de risco maior.
Algumas estatísticas sobre o câncer de mama
O crescimento do número de casos de Câncer de Mama no Brasil é alarmante. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2025, “cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, o que torna o Câncer de Mama o tipo mais comum entre as mulheres no país”.
- Incidência do câncer de mama: 1 em cada 3 – “O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, representando cerca de 1 em cada 3 casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil”.
- Chances de cura: acima de 95% – “Quando o Câncer de Mama é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significantemente maiores, podendo superar 95%.”
- Exames: Após 40 anos – “A mamografia é o exame de rastreamento recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, que ajuda a detectar tumores mamários antes que se tornem palpáveis”.
Campanha do Outubro Rosa
“Juntos somos mais fortes” é o movimento para o Outubro Rosa que destaca a importância da união no enfrentamento do Câncer de Mama.
“Pela primeira vez, 7 sociedades se unem para promover o rastreamento, tratamento e cura do Câncer de Mama. A mensagem é clara: o Câncer de Mama a tem cura, sendo possível alcançá-la pela união de esforços, por meio de cuidado centrado em pacientes, avanços tecnológicos, atenção multiprofissional e rede de apoio”.
Laço Rosa: o símbolo da Campanha Outubro Rosa
O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do Câncer de Mama em 1990, na cidade de Nova York.
Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, passou a ser distribuído em locais públicos, eventos, escolas, empresas, hospitais e associações.
Susan G. Komen é a maior organização do mundo do Câncer de Mama, financiando mais pesquisas sobre a doença do que qualquer outra organização sem fins lucrativos, proporcionando ajuda em tempo real para aqueles que enfrentam a doença.
Desde a sua fundação em 1982, Komen tem financiado programas de rastreamento, educação, tratamento e apoio psicossocial, atendendo milhões de pessoas em mais de trinta países de todo o mundo. A Komen foi fundada por Nancy G. Brinker, que prometeu para a irmã dela, Susan G. Komen, que daria fim à doença que tirou a sua vida.
Para saber mais, acesse: @Susangkomen
Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz nessa cor para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.
E por que a cor rosa?
A escolha da cor rosa como símbolo não foi aleatória. A rosa é uma cor que evoca suavidade, empatia e compaixão, qualidades fundamentais quando se trata de enfrentar uma jornada tão desafiadora quanto ao tratamento do câncer.
O objetivo principal do Outubro Rosa é não apenas fornecer informações sobre a doença, mas também fornecer apoio emocional para as mulheres, suas famílias e amigos. É uma demonstração de solidariedade, uma lembrança de que ninguém está sozinho nessa luta.
O símbolo “laço rosa” tornou-se a marca de uma luta que transcende fronteiras.
As mulheres maduras que já foram acometidas pelo Câncer de Mama, desempenham um papel vital ao compartilhar suas histórias de sobrevivência, fortaleza e superação, inspirando outras a enfrentar os desafios com coragem.
Outubro Rosa no Brasil
No Brasil, o movimento chegou de forma mais marcante em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. De lá para cá, o rosa se tornou símbolo de esperança e mobilização em todo o país, iluminando cartões-postais como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas.
Empresas que Apoiam a Causa
Muitas empresas e marcas abraçam o Outubro Rosa, patrocinando eventos, campanhas de conscientização e doando parte das vendas de produtos comemorativos. Essa união entre o setor privado e a causa social é essencial para que a mensagem chegue a mais pessoas e para que haja recursos para pesquisas e tratamento.
Embora a lista de patrocinadores mude a cada ano, algumas grandes marcas e organizações frequentemente se envolvem na campanha. Algumas das empresas conhecidas por apoiar o Outubro Rosa incluem:
- Fundação Laço Rosa: Uma das principais ONGs no Brasil focadas no câncer de mama, que recebe apoio de diversas empresas.
- Fundação Susan G. Komen: A pioneira no movimento, que continua sendo uma das principais referências globais.
- Estée Lauder Companies: a gigante internacional dos cosméticos: Uma das mais antigas e consistentes apoiadoras da causa.
- Avon: Com seu Instituto, a marca tem um histórico de apoio à saúde da mulher.
- Grandes bancos e empresas de cosméticos e varejo como Bradesco, Santander, O Boticário, L’Oréal, P&G, e muitas outras que lançam produtos especiais e campanhas de conscientização.
Pesquisamos alguns vídeos sobre o tema para você, assista:
Como fazer o autoexame das mamas? Instituto Med Life – 02:02
Campanha Outubro Rosa 2024 | Instituto Nacional do Câncer – 0:47
Câncer de mama: como podemos nos proteger? Outubro Rosa | Instituto Nacional de Câncer – 2:31
Como o câncer de mama é formado? Drauzio Varella – 06:21
Para as Mulheres Maduras, o Outubro Rosa é um alerta poderoso sobre a importância de cuidar da saúde e fazer exames regulares.
E compartilhar essa atitude com as mulheres do nosso relacionamento: amigas, parentes, filhas, noras, netas e toda a comunidade feminina que temos acesso.
Através da informação e da conscientização, podemos impactar positivamente a nossa própria saúde e das gerações futuras.
O Outubro Rosa não é apenas uma data no calendário, é um chamado para a ação. É um momento de nos unirmos, cuidarmos umas das outras e de celebrarmos a vida. Sejamos o elo dessa corrente de cuidado e informação. Converse com suas amigas, filhas e netas. A saúde é um dos pilares do nosso bem estar.
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes
https://www.juntossomosmaisfortes.org.br/
https://femama.org.br/site/wcd-2025/
https://www.institutonatura.org/direitos-e-saude-das-mulheres/cuidado-com-a-saude-das-mamas/
https://www.protea.org.br/outubro-rosa-com-o-instituto-protea/
https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/outubro-rosa