Vamos ter uma bela velhice?

Bela Velhice

O tema sobre longevidade e envelhecimento tem sido cada vez mais discutido aqui no Brasil, o que é muito positivo, afinal já representamos 25% da população brasileira.

Claro, envelhecer traz uma série de dificuldades, mas também, uma série de oportunidades e prazeres!!

No último encontro do MaturiFest 2021(*), a construção de uma bela velhice foi um dos temas principais.

No painel: “Projeto de vida e a construção de Uma Bela Velhice”, mediado por Morris Litvak, participaram Mirian Goldenberg, antropóloga social, professora e escritora e o ator Tony Ramos.

Ambos transmitiram uma mensagem positiva e otimista para envelhecer com felicidade, significado e dignidade e reforçaram que para isto é muito importante ter sempre projetos que mantenham a sua mente alerta e curiosa, se dedicar ao aprendizado contínuo, cuidar da estabilidade financeira, da saúde e das relações familiares e sociais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre estas pessoas incríveis que participaram desse painel?

Mirian Goldenberg – estuda o envelhecimento há mais de 30 anos, escreveu vários livros, fez palestras e aulas em universidades aqui e no exterior a respeito do tema. No painel, Mirian comenta sobre a sua pesquisa que foi base para os livros A Bela Velhice, agora atualizada com a publicação de A Invenção de uma Bela Velhice.

“Comecei a minha pesquisa com cinco mil homens e mulheres com o objetivo de analisar os diferentes medos e significados do envelhecimento no Brasil, buscando compreender porque as mulheres falam mais da invisibilidade social e da decadência do corpo, e os homens do medo da aposentadoria, da impotência e da dependência física. E também porque as mulheres valorizam mais a liberdade e a amizade na velhice, e os homens o mundo da casa, da família e os projetos de vida. ”

A inspiração de Mirian para o seu projeto de pesquisa vem do livro A Velhice, da filósofa francesa Simone de Beauvoir.

Em entrevista para a Revista Vogue, Mirian comenta sobre o novo livro e do conceito de Ageless.

 “Ageless são as pessoas que não aceitam uma etiqueta: agora eu tenho 50 anos, 60 anos, 70 anos e não posso mais fazer isso ou aquilo. Elas não se deixam rotular e não se limitam pela idade, continuam fazendo o que sempre gostaram, e até melhor do que antes. Falo sobre os “sem idade” no livro a Bela Velhice, de 2013, que agora foi atualizado e ganhou um novo título, A Invenção de uma Bela Velhice. Na minha pesquisa com cinco mil mulheres e homens brasileiros, a atriz Fernanda Montenegro, de 90 anos, é citada como o melhor exemplo ageless. Ela é uma mulher potente, que exala produção, criatividade e beleza em todos os sentidos”.

Tony Ramos – ou Antônio de Carvalho Barbosa, ator de Televisão, cinema e teatro. Ganhou dois Prêmios Grande Otelo, quatro Prêmios APCA, oito Troféus Imprensa, um Prêmio Shell e um Kikito, entre outros. Tony Ramos – nasceu em 1948, 74 anos em 2022, e 58 de profissão. Esbanja bom humor e otimismo com o envelhecimento em algumas das suas frases e pensamentos:

“A vida tem que ter humor. O humor vem da alma; é brando”

“Não se levar tão a sério; viver sem soberba. Rir alimenta a alma e a saúde. O cérebro gosta de rir”.

“Esperança é o que nos move”.

“A minha felicidade, o meu sonho é ter saúde para poder trabalhar”.  “Me manter ativo; atividade faz parte do sonho”.

“A vida é buscar impulsos na literatura, na música, e principalmente, ouvir as pessoas”.

“Estou vivo. Continuo a viver e a aprender.  Sou disciplinado. Cuido da forma regularmente. Se engordo, faço dieta e pratico exercícios”.

“Envelhece bem quem alimenta a alma, o cérebro e se alimenta de coisas belas que façam bem para si e para os outros. Muito importante ter projetos e ter amigos”.

Assista a alguns vídeos que pesquisamos com depoimentos da Mirian Goldenberg e do Tony Ramos para nosso deleite e reflexão. Acesse:

A Invenção de uma Bela Velhice | Mirian Goldenberg | TEDxSãoPaulo – 11:13

Envelhecimento no Brasil é visto como morte simbólica | Ageless Talks |Mirian Goldenberg | UOL – 5:42

Tony Ramos: um monumento da cultura brasileira | Entrevista com Leandro Karnal – 56:45

(*) Maturifest 2021 – acesse:

Mirian Goldenberg e Tony Ramos compartilharam suas belas reflexões para uma maturidade feliz e um olhar de gratidão para o envelhecimento.

E como sugere Tony Ramos: “vamos olhar para a velhice com olhar harmônico. Acredito em amor e afeto. A vida é feita de gestos e afetos”.

Quer saber mais sobre Bem-Estar? Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos. Acompanhe nossas páginas nas redes sociais Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *