Você já pensou em fazer parte de um Clube de Leitura?

Clube de Leitura

Durante a pandemia, o distanciamento social e as vendas digitais impulsionaram o hábito da leitura e, aparentemente, este hábito permaneceu forte.

A venda de livros no Brasil registrou com 55 milhões de cópias vendidas no ano de 2021, com um crescimento de quase 30% em relação a 2020, segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e divulgado pelo site da Veja.

Clubes de Leitura – como tudo começou

Os Clubes de Leitura atuais tiveram origem no século 18, quando grupos puritanos americanos se reuniam para estudar a Bíblia,  aristocratas e burgueses franceses se encontravam em palacetes para ler livros e discutir as novidades intelectuais.

Durante a pandemia, os Clubes de Leitura ganharam força e se adaptaram ao ambiente virtual.

Veja algumas sugestões de filmes sobre Clubes de Leitura que a Estilo 5.0+ pesquisou para você:

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (Netflix) – um clássico sobre Clubes de Leitura que narra o envolvimento dos moradores em um clube de leitura na pequena e encantadora Ilha de Guernsey. Imperdível!

Trailer – 02:33

Do Jeito que elas querem (2018) – uma comédia romântica onde 4 amigas em torno dos 60 anos, de longa data mantém um Clube de Leitura e um dos livros estimula a reflexão e traz muitas mudanças na vida dessas mulheres bem-sucedidas e inteligentes! Com Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen.

Trailer – 02:25

O Clube de Leitura de Jane Austen (2007) – Online, Apple TV e Google Play – Mulheres de todas as idades fazem parte de um clube do livro sobre as obras de Jane Austen, responsável por títulos como Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Persuasão. Nessas reuniões, elas discutem as lições aprendidas nos livros, tentando resolver seus relacionamentos ou pelo menos arranjar um.

Trailer – 01:51

Algumas sugestões de onde participar de Clubes de Leitura

Encontros de Clubes de Leitura – Onde e como participar

Há vários tipos de Clubes de Leitura para a discussão de estilos variados de livros. Veja algumas sugestões de lugares presenciais ou online:

  1. Clube de Leitura para terceira idade – Clube de Leitura exclusivo para pessoas acima de 60 anos! Você tem acesso gratuito a uma biblioteca virtual com 20.000 livros, lê um eBooks a cada quinzena e participa de uma live para conversar com outros membros do clube que leram a mesma obra.  Você vai se entreter, colocar o papo em dia e viver histórias incríveis sem sair de casa!
    Acesse esse link. Preencha os dados aqui e entre para o grupo no WhatsApp.
  2. Leia Mulheres – online – O objetivo é incentivar a leitura de autoras mulheres.  O Clube acontece em diversos locais do país e em Portugal, e é um dos maiores do Brasil. Confira aqui as datas das próximas leituras.  Confira aqui as datas das próximas leituras.
  3. Clube de Leitura online: Virando a Página – Clube de leitura on-line e gratuito, com debates mensais a respeito das obras escolhidas. Acesse o Instagram do grupo para verificar as datas das leituras.  Acompanhe o Instagram do grupo para verificar as datas das leituras.
  4. Escrevederia Rua Isabel de Castela, 141 – Vila Madalena. Na Escrevederia, além dos Clubes de Leitura, são realizados cursos e oficinas relacionados à escrita e à literatura, lançamentos de livros, palestras sobre literatura e suas ligações com linguagens afins. Acesse esse link.

Quer saber mais lugares onde participar de clubes de leitura? Acesse o Janelas Abertas.

Algumas dicas para criar o seu próprio Clube de Leitura:

  1. Procure pessoas que queiram participar do Clube. Não existe um número mínimo de participantes e nem precisam ter os mesmos gostos literários que você!
  2. Combine quando e com que frequência vão se reunir. Local, dia e horário o Clube vai se reunir
  3. Definir as regras de como serão escolhidos os Livros para leitura
  4. Definir um Mediador do Clube para garantir o foco, a tranquilidade e a dinâmica dos participantes do Clube.
  5. Estimular a interação e discussões saudáveis!

Quer saber mais como montar um clube de leitura online? Acesse:

Acesse Como montar um Clube de Leitura on-line? | Editora Seguinte – 06:17

Resgate os livros clássicos, aprecie um novo escritor ou participe de um Clube de Leitura. A leitura nos proporciona momentos de ressignificação importantes e torna a nossa longevidade mais prazerosa e gratificante!

Participe da jornada da revolução da longevidade com a gente!

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para saber quando os vídeos forem publicados!
  • Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
  • Continue acompanhando nosso site!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *