As pérolas estão de volta! E a elegância também!

As pérolas estão de volta e a elegância também

As pérolas, acessórios clássicos que não saem da moda, voltam com tudo em 2022.

Ao longo dos anos, os looks com pérolas foram se adaptando às tendências, ganhando novas roupagens, cores e estilos, mas sem deixarem de ser clássicos e elegantes, mesmo sobre uma camiseta e calça jeans.

Curiosidade: origem das pérolas.

“Pérolas são gemas esféricas orgânicas produzidas por ostras em reação a corpos estranhos, como grãos de areia ou parasitas. Os moluscos passam a fabricar a madrepérola, substância que, solta em camada endurece em torno do invasor e ganha uma forma arredondada e cristalina. É um processo que pode levar de seis meses a cinco anos. Por isso, são tão preciosas. Estima-se que apenas uma em cada 10 000 ostras produza uma pérola naturalmente”.

Aquelas cujas esferas são simétricas, com formas e tamanhos definidos, são cultivadas, também conhecidas como pérolas barrocas.

Conheça algumas mulheres que marcaram sua presença com a elegância das pérolas.

1. Coco Chanel: A estilista deixou o acessório mais perto das pessoas comuns e das celebridades, como a princesa Diana. Pérolas eram suas preferidas.

Frase atribuída a Chanel: “Uma mulher precisa de voltas e voltas de pérolas”. Chanel era conhecida por misturar pérolas falsas e verdadeiras e eternizou o acessório como um símbolo de status fashion e sinônimo de elegância.

2. Jackie Kennedy: uma das personalidades mais estilosas que o mundo já viu. E as pérolas eram suas favoritas. Desde o clássico colar de 3 voltas até o mais singelo, de uma única volta. Marca registrada de um ícone da elegância.

3. Audrey Hepburn em bonequinha de luxo (1961), tomando seu café de pé e olhando as vitrines da Tiffany´s, em New York. Na cena, vestia um inesquecível vestido preto em tubo sem mangas., elegante e básico. Feito em cetim, complementado por um estonteante colar de pérolas e longas luvas de cetim.

4. Kate Middleton – A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, é sinônimo de sofisticação e elegância. Manteve a preferência de Lady Di pelas pérolas.

5. Michelle Obama – Defensora dos direitos da mulher, ela tornou-se uma representante da causa e até hoje é conhecida por ser um símbolo de empoderamento. Na moda, o colar de pérolas também era uma escolha recorrente para os eventos dos quais participava.

6. Keira Knightley – atriz de Hollywood, famosa pelo papel em Piratas do Caribe e na série Orgulho e Preconceito. Apreciava um longo colar de pérolas e brincos para homenagear Coco Chanel.

7. Meryl Streep: sempre elegante e adepta do look clean com brincos de pérolas: menos é mais!

8. Costanza Pascolato: “ Se você queria mostrar que tinha poder, era necessário possuir pérolas”, declarou a nossa Costanza, uma das maiores referência de moda do nosso país. As perolas já foram símbolos de força.

Pearlcore – A elegância das pérolas. Tendência de moda em 2022.

“Pearlcore” significa que as pérolas estarão no centro dos olhares ao longo do ano. Colares, brincos e roupas na cor pérola ou ornadas com pérolas, estarão em vários looks, seja nas passarelas, festas, baladas, ou na moda das ruas e dos shoppings.

Pérolas: look clássico que se renova.

Pérolas são acessórios contemporâneos e cheios de nostalgia.

Em 2022 poderão ser vistas nas mulheres da realeza do Palácio de Buckingham, nas mulheres urbanas, jovens e maduras e até nos homens.  Escolha o seu look!

  • Elegante, clássica, versátil, variedade de modelos
  • Modelos clássicos e modernos – brincos, colar, presilhas de cabelo, pulseiras
  • Pontos de luz
  • Ocasiões – mais formais
  • Dia a Dia – como usar? Desenhos diferenciados, misturar com looks diferenciados, camiseta, camisa jeans, tênis, jeans para quebrar o ar clássico, moletom, visco moletinho Hi-low – mistura do clássico com o despojado e modernos – da o ponto de equilíbrio –
  • Colar comprido – com uma ou duas voltas (mais despojado) ou três voltas (mais clássico)

Tipos de Pérola

  1. Pérola sintética – feita de injeção plástica coberta com pintura perolada e normalmente é oca, portanto leve
  2. Pérola shell – o interior é de porcelana e coberta por um pó de Nakar que é a pérola e a madrepérola. Formato bem irregular
  3. Pérola Cultivada
  4. Pérola Natural

Formatos – depende de onde ela é formada. Quanto mais no centro, mais redonda, qto mais na ponta, mais irregular.

  1. Simétrico – são as redondas – mais comuns e chamadas de clássicas
  2. Semi redonda – similar ao redondo, mas são ovaladas
  3. Ovais – perfeita para colares
  4. Botão – muito usadas para brincos
  5. Botas – perfeitas para brincos, anéis e pulseiras
  6. Barrocas – não tem um formato definido
  7. Nucleares – Pérolas grandes e irregulares

Vamos viver com elegância e estilo a nossa longevidade!

Trouxemos algumas sugestões e vídeos para você curtir com estilo e sem medo de ser careta!

Como usar Pérolas sem parecer Vovozinha | Moda Feminina e Estilo –  Luciane Cachinski – 06:28 –

6 jeitos de usar um colar clássico –  M Bastos & Cia Joias – 03:07

Tipos de pérola – Halita Semijoias – 04:10

As pérolas que conquistaram a realeza – DW Brasil – 04:06

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Fontes:

Revista Claudia – Edição fevereiro 2022 – páginas 30 a 33

https://claudia.abril.com.br/moda/classico-renovado-produtos-para-mergulhar-na-tendencia-das-perolas/

https://www.fashionaporter.com.br/2022/01/21/pearlcore-perolas-podem-se-tornar-o-acessorio-it-para-2022/

https://www.revistalofficiel.com.br/moda/jackie-kennedy-os-looks-mais-inesqueciveis-da-eterna-musa

https://blog.mbastosjoias.com.br/como-usar-perolas-icones-femininos/

https://cinemaclassico.com/figurinos/os-figurinos-bonequinha-de-luxo-1961/

(https://www.purepeople.com.br/noticia/listras-perolas-e-pretinho-basico-veja-os-legados-deixados-por-chanel-para-a-moda_a239236/1)

https://www.palonedesign.com.br/2022/02/colar-de-perola-4-motivos-para-apostar-nesse-acessorio/

https://veja.abril.com.br/cultura/as-perolas-sempre-classicas-serao-onipresentes-em-2022/

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!