
A moda, como um reflexo da sociedade, está em constante evolução. Mas será que ela realmente amadureceu ao ponto de atender às necessidades e desejos das mulheres maduras?
Amadurecer não significa abrir mão do estilo, mas sim de encontrar uma forma de expressá-lo de maneira autêntica e confortável.
Filme: O Diabo veste Prada 2 x Diabo Veste Prada 1
Em 2006, quando esse filme foi lançado, a divulgação da moda era feita principalmente através das Revistas de Moda. Todo o sistema era totalmente diferente do que acontece hoje, com as mídias sociais, influencers e as revistas de moda impressas cada vez mais enxutas.
Diabo Veste Prada 2 vai mostrar os novos desafios de Miranda Priestly, num cenário onde as revistas impressas estão em declínio. A personagem de Meryl Streep, encontrará novos desafios enquanto se aproxima do encerramento de sua carreira na indústria. E a sua principal concorrente, é a sua ex-assistente, é Emily Charlton, agora uma executiva influente em um renomado conglomerado de moda de luxo.
O cenário do novo filme reflete as mudanças no mundo da moda nos últimos 19 anos, com uma pandemia no meio, com um roteiro que mostra a volatilidade e a rápida evolução do ambiente editorial de moda, surgindo um novo consumidor com outras demandas.
Um novo jeito de pensar a moda ganhando força com a pandemia que nos fez diminuir o ritmo, parar e refletir sobre nossas vidas, impactando os nossos hábitos de consumo.
Se você ainda não assistiu ao primeiro filme, vale a pena. Disponível na Disney. Segue o trailer:
A Moda Amadureceu?
Dependendo do olhar, a resposta pode ser sim ou não. De qualquer forma a moda está mais inclusiva e diversificada. E a mulher madura tem a oportunidade de reivindicar o que melhor atende as suas necessidades.
As transformações ocorridas no mundo da moda e a sua comunicação, seja pela digitalização das revistas, pelo poder das redes sociais e independência das marcas para falarem diretamente com seu público, a decisão sobre qual tom será dominante na estação, não sai mais da sala de uma editora de moda. Há muitos participantes para essa decisão, inclusive o público envolvido e as influencers.
Logomania vs Quiet Luxury
O que antes era vital na promoção de uma marca através de um logotipo como Dior ou Louis Vuitton, hoje se fala em Quiet Luxury onde a moda se despede de excessos e aposta em peças “silenciosamente” luxuosas – itens perenes que prezam pelo primor da construção e da matéria-prima.
A valorização do upcycling, o cuidado com o meio ambiente, onde menos é mais, com práticas éticas e sustentáveis na concepção, produção e consumo de moda, assim como a valorização das produções artesanais e em quantidades menores parecem ter encontrado seu espaço nos ateliês das estilistas.
Natalie Klein, fundadora da NK Store, multimarcas na qual o Quiet Luxury não é a filosofia do momento, mas de vida, faz um depoimento bem interessante sobre o novo momento da moda:
“É um movimento que faz cada vez mais sentido no mundo, porque ele é correto e consciente com os tempos atuais. A moda tem olhado muito para o que é necessário de fato, como se comunicar com esse mundo pós-pandêmico, com uma guerra acontecendo e desafios cada vez maiores”,
Natalie conta que, pós-pandemia, tem visto uma mudança na percepção do valor da roupa por parte das clientes:
“Não do preço, do valor. Elas veem muito valor em ter peças de 15 anos atrás, que seguem usando até hoje. Ao contrário daquela história antiga de renovar o guarda-roupa a cada coleção, vêm em busca de itens que sejam complementares ao que já têm, de comprar apenas o que é necessário para atualizar o armário que já possuem. Acho que essa é a filosofia do futuro, deixar excessos de lado e ir construindo sua identidade com o seu guarda-roupa”
E o que a Moda Moderna tem a Oferecer?
- Diversidade e Inclusão: A moda atual celebra a diversidade de corpos e idades, oferecendo opções para todos os estilos e gostos.
- Conforto sem Abrir Mão do Estilo: Tecidos tecnológicos, modelagens mais soltas e detalhes sofisticados garantem conforto e elegância.
- Atemporalidade: A moda atemporal valoriza peças clássicas que podem ser usadas por anos, investindo em qualidade e versatilidade.
- Sustentabilidade: A consciência ambiental está cada vez mais presente na moda, com marcas que priorizam materiais ecológicos e produção ética.
As Mulheres Maduras, com suas histórias e experiências, têm muito a oferecer ao mundo da moda, mostrando que estilo, elegância e maturidade podem andar juntos.
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes
https://fashionblomme.com/da-logomania-ao-no-brand/
https://capytu.com.br/2018/10/15/moda-e-amadurecimento/
Revista Claudia – edição Setembro 2024