Você sabe quais são os valores femininos?

Cuidar, Acolher, Escutar, Ponderar, Agregar, Perseverar, Acreditar, Sensibilizar, Humanizar, sempre foram valores e comportamentos associados à mulher.

Na verdade, estes valores femininos não tem a ver com o sexo, são valores humanos.

O homem vê a composição geral; a mulher, o requinte do detalhe.

Uma vida plena, em equilíbrio, é feita pela composição geral e pelo detalhe. Força em harmonia com a leveza.

Os valores femininos podem e devem ser utilizados em todos os ambientes, inclusive no empresarial. As mulheres possuem naturalmente o que é chamado de “autoridade humana”: fazer as coisas bem-feitas e garantir que os envolvidos estejam felizes com a atividade.

A mulher tem a mente prática e pragmática:  enxerga as necessidades do mundo e propõe as soluções.

Numa família, geralmente, quando o pai desaparece, a mãe reestrutura a família e promove a união. Quando a mãe desaparece, o pai se isola do mundo.

O feminino vitaliza, congrega. Tem a capacidade de coesão.

Habitamos um corpo feminino com determinadas características que devemos conhecer:

Energia feminina: é de consolidação, de resistência, perseverante e paciente. Temos a emotividade idealizada; sentido de nobreza. Generosidade. Requinte do detalhe. Doação. Amor incondicional.

Troca de valores: femininos para masculinos.

Com o início do feminismo, na década de 60, muitas mulheres em busca da conquista de um lugar no mercado de trabalho, esqueceram seus valores para integrar os masculinos.

Para a pesquisadora Camila Holpert, um dos caminhos para construir um mundo mais humano é repensar a conduta das lideranças, sejam elas mulheres ou homens”.

“É hora de levar os valores femininos da porta para fora”

“O mundo corporativo e as relações de trabalho foram construídas por homens. Todos os espelhos são masculinos, principalmente entre as pioneiras. As primeiras a avançar nesses espaços se masculinizaram para sobreviver…  E, até hoje, o mercado de trabalho legitima essas posturas”, afirma Camila que participou de um estudo realizado pela empresa Nestlé.

Mentalidade delivery?

Segundo a filósofa Lúcia Helena Galvão, “quando a mulher abandona os valores femininos, a sociedade se desequilibra. Mais explosão, predomínio da mecanicidade, ambição excessiva e perda de respeito à natureza” e chegam a se perguntar: “será que os nossos pensamentos são mesmo nossos?

‘O machismo não é imposição de um homem sobre uma mulher. Mas os valores masculinos sobre os femininos’.

Assim como fez Joana D´Arc e Marie Curie será que ainda temos a capacidade de levar os nossos sonhos até o fim? Ou desenvolvemos a “Mentalidade Delivery: “se não chegar em meia hora não quero mais”?

Nós mulheres, temos capacidade de gerar ideias próprias para iluminar o mundo. Nos tornamos seres humanos melhores quando exercitamos nossos valores de cuidado, generosidade, força e perseverança.

A falta de cuidado despertou a consciência humanitária na pandemia.

Pesquisamos alguns vídeos para convidar você à reflexão:

“Valores femininos são valores humanos e isso importa para o mundo” | Camila Holpert | Teia GNT – 06:33

Grandes Mulheres, na Mitologia e na História – Perfeita canalização dos valores femininos – Lúcia Helena Galvão – Nova Acrópole – 01:31:07

Assista alguns vídeos da Nestlé, para a campanha do leite Molico, em 2017, criados através de histórias reais que mostram transformações cotidianas por meio dos valores do “Feminino”.

O Valor do Feminino – Humanidade [Em Mim]: Humanizar – Nestlé Molico – 04:56 

O Valor do Feminino – Humanidade [Em Mim]: Sensibilizar – Nestlé Molico – 05:09

O Valor do Feminino – Humanidade [Em Mim]: Ponderar – Nestlé Molico – 04:30

O Valor do Feminino – Humanidade [Em Mim]: Acolher – Nestlé Molico – 03:51

Os valores femininos nunca foram tão necessários no planeta. São valores humanos e todos temos o potencial de desenvolvê-los.

E você, o que acha dos valores femininos?

Quer saber mais sobre bem-estar? Continue navegando em nosso site https://estilo5ponto0mais.com.br/ e siga nossas páginas nas redes sociais Instagram e Facebook. Faça também sua inscrição em nosso Canal no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.