Cuidar, acolher, escutar, ponderar, agregar, perseverar, acreditar, sensibilizar, humanizar, sempre foram valores e comportamentos associados à mulher.
Na verdade, estes valores femininos não tem a ver com o sexo, são valores humanos.
Normalmente o homem vê a composição geral, a mulher, o requinte do detalhe.
Uma vida plena, em equilíbrio, é feita pela composição geral e pelo detalhe. Força em harmonia com a leveza.
Os valores femininos podem e devem ser utilizados em todos os ambientes, inclusive no empresarial, principalmente num momento em que se discute tanto sobre a importância do conceito do sistema de governança e cultura organizacional para o crescimento sustentável de uma empresa.
Neste sentido, os Valores Femininos que se associam às mulheres tornam-se fundamentais. Comportamentos como por exemplo a “autoridade humana”: fazer as coisas bem-feitas e garantir que os envolvidos estejam felizes com a atividade, mas sem perder a mente prática e pragmática de enxergar as necessidades do mundo e propor soluções.
O feminino vitaliza, congrega. Tem a capacidade de coesão.
Entendendo alguns Valores Femininos
Habitamos um corpo feminino com determinadas características maravilhosas que devemos conhecer:
- Acolhimento: é um estado inerente à mulher. A capacidade de oferecer conforto e amparo emocional para as pessoas. É conseguir demonstrar que aceita e respeita independente de eventuais diferenças, que escuta verdadeiramente o que elas têm a dizer, que se mostra disponível em caso de necessidade, portanto não estarão sozinhas, seja num ambiente estranho ou em situação de dificuldade.
- Colaboração: ser capaz de ajudar, contribuir, auxiliar e assessorar em conjunto com outras pessoas, com o objetivo de produzir um resultado melhor do que quando realizado sozinho.
- Empatia: competência e sensibilidade para se colocar no lugar de outra pessoa e entender os sentimentos se ela estivesse na mesma situação. Entender o ponto de vista da outra pessoa, mesmo discordando.
- Sensibilidade e gentileza: agir com delicadeza e respeito com outras pessoas para gerar um ambiente de boa convivência. Muitas vezes dar ouvidos à intuição para lidar com situações de estresse e conflitos buscando o bem estar das pessoas.
- Vulnerabilidade: perceber que existem situações que estão fora do seu controle e que, mesmo com medo, você tem a coragem de enfrentar o desconhecido e assumir riscos. Esta situação pode gerar grandes aprendizados como aprender a lidar com críticas, estabelecer novos paradigmas, novas oportunidades.
Troca de valores: femininos para masculinos
Com o início do feminismo, na década de 60, muitas mulheres em busca da conquista de um lugar no mercado de trabalho esqueceram seus valores para integrar os masculinos.
Para a pesquisadora Camila Holpert, um dos caminhos para construir um mundo mais humano é repensar a conduta das lideranças, seja ela mulher ou homem”.
“É hora de levar os valores femininos da porta para fora”
“O mundo corporativo e as relações de trabalho foram construídas por homens. Todos os espelhos e referências são masculinos, principalmente entre as pioneiras. As primeiras a avançar nesses espaços se masculinizaram para sobreviver… E, até hoje, o mercado de trabalho legitima essas posturas”, afirma Camila que participou de um estudo realizado pela empresa Nestlé.
Mentalidade delivery?
Segundo a filósofa Lúcia Helena Galvão, “quando a mulher abandona os valores femininos, a sociedade se desequilibra. Mais explosão, predomínio da mecanicidade, ambição excessiva e perda de respeito à natureza” e chegam a se perguntar: “será que os nossos pensamentos são mesmo nossos?
‘O machismo não é imposição de um homem sobre uma mulher. Mas os valores masculinos sobre os femininos’.”
Assim como fez Joana D´Arc e Marie Curie será que ainda temos a capacidade de levar os nossos sonhos até o fim? Ou desenvolvemos a “Mentalidade Delivery: “se não chegar em meia hora não quero mais”?
Pesquisamos alguns vídeos para convidar você à reflexão:
“Valores femininos são valores humanos e isso importa para o mundo” | Camila Holpert | Teia GNT – 06:33
Grandes Mulheres, na Mitologia e na História – Perfeita canalização dos valores femininos – Lúcia Helena Galvão – Nova Acrópole – 01:31:07
Assista alguns vídeos da Nestlé, para a campanha do leite Molico, em 2017, criados através de histórias reais que mostram transformações cotidianas por meio dos valores do “Feminino”.
O Valor do Feminino – Humanidade [Em Mim]: Humanizar – Nestlé Molico – 05:09
O Valor do Feminino – Humanidade [Em Mim]: Sensibilizar – Nestlé Molico – 05:09
O Valor do Feminino – Humanidade [Em Mim]: Acolher – Nestlé Molico – 03:51
Lembre que nós mulheres somos naturalmente fortes emocionalmente. Somos capazes de enfrentar desafios e superar obstáculos e muitas vezes abrimos mão do conforto ou lazer para beneficiar um ente querido.
O autoconhecimento é essencial para que possamos exercitar nossos valores femininos com tranquilidade e nos tornamos seres humanos melhores para construir relações mais fortes, alcançar nossos objetivos e deixar um legado positivo no mundo.
E você, o que acha dos valores femininos?
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+