Como escolher o perfume de acordo com a sua personalidade?

Perfumes e Personalidades Femininas

Escolher o perfume adequado à sua personalidade, ao seu jeito de ser, de sua preferência, pode parecer fácil, mas exige alguma ciência e sensibilidade.

Para conhecermos mais sobre esse mundo mágico da Perfumaria, a fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto,  convidou a especialista Monica Pinotti para conversar com a gente .

Vamos conhecer o perfil da Mônica?

Mônica é Consultora para criação e desenvolvimento de fragrâncias

Possui 35 anos de experiência na área cosmética em Pesquisa e Desenvolvimento dos quais 28 foram na Natura, os últimos 25 anos dedicados ao Desenvolvimento de fragrâncias, arquitetura olfativa, eco sustentabilidade e prospecção e desenvolvimento de óleos essenciais.

Mônica é formada em Química com pós-graduação em Marketing.

Qual é a diferença entre aroma, fragrância e perfume?

Mônica explica que perfume é uma forma mais genérica para você dar nome a tudo aquilo que exala um cheiro, enquanto aroma e fragrância, são as formas técnicas, sendo:

Aroma usado para produtos que normalmente você ingere. Toda a área alimentícia você trabalha com aromas e possui uma legislação diferente. O batom também entra dentro da mesma legislação pelo fato de você ingerir.

Fragrância usado para tudo que cheira, mas não é ingerido, como por exemplo a área cosmética, perfumaria, roupas, produtos para casa.

A relação entre a escolha de um perfume e a personalidade de uma pessoa

Há vários questionários e testes que são aplicados para que a pessoa possa escolher o seu perfume, mas não existe nada realmente comprovado de que exista uma relação direta entre um tipo de perfume e a personalidade de uma pessoa, comenta Mônica.

O olfato está relacionado a memórias. Tanto boas quanto ruins, portanto, a história de vida da pessoa e o ambiente onde ela vive influenciam fortemente na escolha do perfume.

“Há todo um histórico de tudo aquilo que te trouxe uma lembrança boa e quando você encontra pedacinhos desse cheiro em fragrâncias para você usar ou colocar na sua roupa ou sua casa, você acaba se apaixonando por aquele cheiro e escolhendo aquela fragrância para você. Esse é um aspecto” orienta Mônica.

O outro aspecto é que pessoas mais extrovertidas, mais abertas, têm uma tendência para usar fragrâncias mais expansivas, mais frescas, menos acolhedoras.

Mas essa influência ainda é menor do que a experiência de vida, do seu histórico, da sua experiência olfativa.

Perfumes para homens e mulheres

Mônica explica que o Marketing criou a divisão de perfumes femininos e masculinos. Mas ela sempre diz que perfume é como música. Não tem música para homem ou para mulher.

No Brasil, há uma característica das mulheres gostarem muito de perfumes masculinos porque a nossa história veio das empresas que tinham no seu portfolio fragrâncias mais frescas, mais herbais, mais cítricas. E, normalmente, as fragrâncias masculinas têm essas características. Têm mais alecrim, mais lavanda, mais cítricos, acrescenta ela.

Durante muitos anos o perfil olfativo da mulher brasileira teve essa tendência de gostar de perfume masculino.

Quando aconteceu a abertura do mercado, muitos perfumes importados vieram para cá trazendo buquês florais bem opulentos, as notas mais doces que lembram Algodão Doce, as frutais e o mercado começou a mudar.

Por histórico, por opção de compra, durante muito tempo o mercado estava bem marcado com o que eram os perfumes masculinos e os femininos.

Hoje, muitos perfumes masculinos trazem notas doces e os femininos notas herbais, mas acima de tudo é importante escolher aquele que te faz bem. Não se prenda ao rótulo. Para homem ou para mulher. Mônica gosta de repetir que é como música. Não há música específica para cada sexo.

Porque o mesmo perfume pode cheirar diferente de pessoa para pessoa

Mônica começa explicando que cada pessoa tem a sua coleção de cheiros. Se lavou o cabelo com um shampoo, tem um cheiro. O produto que lavou a roupa também cheira. A vela perfumada que acendeu em casa tem um cheiro, o hidratante também.

É uma coleção de cheiros. Os meus devem ser diferentes dos seus.

Além disso,  as peles mais oleosas tendem a ter uma determinada característica olfativa e a pele mais seca, outra.

Então quando a pessoa aplica o perfume já dá uma mudada. Assim, não chega a transformar e sair do caminho olfativo. Mas muitas vezes pode ou não fixar mais na pele. Por exemplo, a pessoa aplicou o produto somente na sua pele. E a outra pessoa aplicou na pele e na roupa. O tempo de duração da fragrância vai ser diferente.

O caso da pessoa que também aplicou na roupa, a fragrância vai demorar mais porque a roupa vai absorver e vai demorar mais tempo para eliminar o perfume.  Então é assim: cada um tem a sua coleção olfativa e o tipo de pele. Tudo isso influencia e dá um toque especial.

Diferença entre eau de parfum e eau de toilette

De fato há uma nomenclatura bem ampla em perfumes. Esses nomes vieram da França. Dessa forma as empresas tentam a mostrar para o consumidor a diferença de dosagem de fragrância dentro de cada produto. Eau de Parfum e Eau de Toilette, comenta Mônica e exemplifica que o extrato – produto extremamente concentrado em torno de 30% a 40% de fragrância dentro de um líquido que pode ser uma mistura de álcool e água.

Começando com o Extrato, Eau de Parfum, o Eau de Toilette, Desodorante Colônia, uma Água de Banho.

Uma mesma empresa pode ter nomenclatura em português ou em francês e trabalhar os diferenciais com a dosagem. Isso faz com esse produto dure mais ou menos sobre a pele. Vai ter um tempo de duração. Porque a quantidade de fragrância que temos dentro de cada vidro é diferente. Exemplo: um extrato pode ser 30%, 40% e uma água de banho pode ser 3% ou 4% de fragrância.

É como se fosse um carro; 4.0, 1.0, 2.0. É a potência do motor de um carro; mais ou menos potente.  Essa nomenclatura verbaliza a potência olfativa.

 Quais são as famílias olfativas 

A classificação dos perfumes por famílias olfativas surgiu nas empresas, para facilitar a comunicação e identificação dos portfolios, entre os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento das fragrâncias.

Isso começou na França e nos Estados Unidos e foram traduzidas para o mercado brasileiro, reunindo em cada família, características olfativas.

Mônica, detalha as características de 6 Famílias olfativas:

  1. Mais frescos: tem alta volatilidade, vão embora rápido. Grupo dos cítricos com muita laranja, limão, bergamota, mandarina, por exemplo.
  2. Herbais: caracterizado pelos aromáticos como a lavanda e o alecrim. É uma nota verde fresco. A Lavanda está aí dentro. Apesar de ser uma flor, não cheira flor.
  3. Frutais: basicamente de produtos sintéticos. É muito difícil extrair o cheiro de uma fruta e usar esse produto. Os químicos conseguem reproduzir de forma sintética os cheiros das frutas.

Essa família Frutal começou com produtos infantis. Há mais ou menos uns 20 anos começou a crescer muito na perfumaria. Traz calor, frescor e alegria as fragrâncias que estão na família dos frutais.

  1. Florais: as notas mais predominantes são as flores. Exemplos: Rosa, Jasmim, Gerânio, enfim todo o grupo de flores.
  2. Adocicados: o gourmand, a maioria das notas é de sintéticas. Caramelo, Vanilla, Algodão Doce.
  3. Madeiras: exemplos como o Sândalo e o Cedro

Essa é uma forma de mapear as fragrâncias e começamos a divulgar isso, comenta Mônica. Nas lojas há um mapa e a pessoa deve informar qual fragrância usa para a vendedora poder localizar o caminho olfativo.

O mapa olfativo era uma ferramenta do meio corporativo e hoje foi para a loja, como ferramenta de vendas e apoio ao consumidor.

Dicas para escolha de perfumes

Mônica sugere pensar em duas coisas: o perfume tem o caminho olfativo e tipo de produto.

  1. Se você está mais habituada a usar produtos leves, como água de colônia, desodorante colônia, eau de toilette, Mónica recomenda procurar por esse tipo de produto porque se for para produtos mais concentrados como eau de parfum ou extratos, terão uma característica olfativa diferente porque são produtos feitos para grudar na pele, que podem durar por até 8 horas.

Mas se a pessoa está usando desodorante colônia ou água de banho, essa é a sua praia.

  1. Se você souber o seu caminho olfativo, pode pedir uma sugestão da própria vendedora e se ainda estiver em dúvida, Mônica faz uma recomendação que pode dar um pouco mais de trabalho mas diz que é infalível. Não cheirar só na tira olfativa, pedir para aplicar o produto na pele, no máximo 4 tipos porque temos uma saturação olfativa. Então passar no máximo 4 fragrâncias para avaliação. Normalmente leva em torno de 2 horas para chegar no coração da fragrância que pode não estar fortemente presente na nota de saída.

Mônica destaca que a fragrância é elaborada com diferentes tipos de concentração. Cada elemento evapora num tempo.

O cítrico evapora mais rápido, os herbais e florais demoram mais. As mais doces, as madeiras, mais pesadas, são as que irão perdurar na sua pele.

Há perfumes, como Algodão Doce, que chega a demorar até 12-13 horas na pele. Então imagina que se a pessoa não gostar, vai ficar muito tempo acompanhada!

Contato da Mônica Pinotti: monicapinotti0309@outlook.com

Assista o bate papo integral da Fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto, com a Mônica Pinotti:

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Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!

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