MELASMA. Você sabe o que é? Vamos saber mais.

Melasma, você sabe o que é?

Melasma: O que é

Manchas escuras que aparecem na nossa pele, especialmente no rosto, após a exposição ao sol. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

Melasma é o excesso de pigmentação e o grupo de risco principal é de mulheres, por causa dos hormônios, além da exposição prolongada ao sol. O estrogênio aumenta a sensibilidade à luz.

Normalmente surge no rosto, mas também pode aparecer na lateral do pescoço e colo, além do dorso superior. A causa é genética, mas nem sempre familiar. 15% é hereditário.

 Possíveis Causas:

  1. Ser mulher: elas representam aproximadamente 90% do total dos casos de melasma conhecidos
  2. Ter um tom de pele mais escuro, como as africanas e afrodescendentes, indianas, hispânicas e asiáticas, pois são mais propensas a contrair melasma por possuírem mais melanócitos ativos para a produção de melanina (pigmentação da pele)
  3. Exposição frequente ao sol. Em algumas pessoas, mesmo com o uso do protetor solar, surgem as manchas que é o escurecimento da pele por aumento da produção da melanina.
  4. Exposição à luz artificial: luzes fluorescentes, a luz azul do computador e lâmpadas de led.
  5. Calor: só com o calor do verão a pessoa já pode perceber que a pele esquenta e surge a mancha. Muitas vezes o calor do carro que ficou exposto ao sol e fechado durante algum tempo, secador de cabelo e até banhos muito quentes.
  6. Uso de anticoncepcionais, algumas outras medicações e fatores hormonais.
  7. Estar gestante
  8. Algum familiar direto já ter tido melasma.

Tratamentos

Os tratamentos podem eliminar as manchas, mas não a doença que é crônica.

Procure o melhor tratamento para você consultando o seu dermatologista, se você notar manchas escuras no rosto ou pescoço.  Pode ou não ser melasma, ou mesmo um caso recorrente. Em todo caso, é importante verificar com o seu médico o tipo de tratamento mais adequado ao seu caso. O melasma não é cancerígeno, mas manchas na pele podem ter diversos significados. Os tratamentos para melasma variam de pessoa para pessoa.

Evitando os gatilhos:

Para evitar os gatilhos que disparam o surgimento do melasma, use a proteção solar regularmente, pelo menos 3 vezes ao dia, ou a cada hora se estiver exposta ao sol, com FPS de no mínimo 30.

Escolha um protetor solar que ofereça proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento.

Caso a pessoa já tenha apresentado sintomas de melasma anteriormente, rever com seu médico, o uso da pílula anticoncepcional e a reposição de hormônios.

Tratamentos para a remoção das manchas:

Um dos tratamentos que o dermatologista pode prescrever é o uso de cremes clareadores específicos, que contenham em sua formulação, hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azelaico, entre outras substâncias.

O dermatologista também poderá sugerir tratamentos como o peeling e o uso de tecnologia especiais como o laser.

O uso do laser ou outras formas de energia luminosa podem ajudar no processo. Procure um profissional experiente na técnica.

Medicamentos

O médico é o profissional que pode prescrever a medicação mais adequada para cada caso. Não se automedique.  Consulte seu dermatologista.

Pesquisamos alguns vídeos com depoimentos de dermatologistas que poderão elucidar melhor sobre Melasma.

Acesse:

Melasma: quais são as causas e como tratar? // Viver Bem- Unimed Fortaleza- 10:45

Melasma: causas, sintomas e tratamento | Sempre feliz –  RedeSuperdeTelvisão-17:19

Tudo o que você precisa saber sobre melasma: o que é e como tratar- Medicina&Saúde-10:08

Cuide-se bem e atue na prevenção! Bem-Estar é muito importante para o nosso equilíbrio físico e emocional.

Se quiser saber mais sobre Bem-Estar e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *