A expressão Quiet Luxury significa ‘luxo silencioso’ e compreende um estilo minimalista, sem ostentação e sem extravagâncias.
Na moda, em vez de se concentrar em peças de vestuário chamativas e ostensivas, o Quiet Luxury tem uma abordagem mais discreta, com roupas e acessórios elegantes, minimalistas e de qualidade feitos para durar, para passar de geração a geração.
Peças atemporais, versáteis, clássicas, de boa qualidade, corte impecável e duráveis para você usar por muito tempo, em cores básicas e neutras.
“Quiet Luxury” é uma escolha perfeita para mulheres elegantes que apreciam a simplicidade e a qualidade.
É uma estética que agrada muito quem tem um modo de vestir mais discreto e gosta de estar elegante independentemente da situação.
Em resumo: as características de um visual associado ao Quiet Luxury, para além da qualidade dos itens, são peças atemporais, clássicas, acessórios pontuais e quase sem menção às marcas, sem logomania, sem ostentar marcas estampadas nas peças.
Como surgiu o estilo “Quiet Luxury”:
França e Golden Age – Embora apareça agora com intensidade, a origem do estilo Quiet Luxury é marcada pela França do século 18 e pela Era Dourada dos Estados Unidos no século 19.
Anos 90 – Quiet Luxury foi uma febre nos anos 90 e volta com tudo, trazendo algo mais de durabilidade e versatilidade, focando em peças com a estética limpa e minimalista, ajudando até a questão da sustentabilidade ao ter menos peças e mais qualidade.
Reforço da atualidade – Os personagens principais da Série Succession da HBO Max são milionários, mas não exibem exagero nas roupas, embora elas sejam todas de marcas renomadas, mas sem etiquetas visíveis.
Destaque para o comportamento e figurino da personagem da série “Succession” Siobhan Roy, filha do bilionário da mídia Logan Roy, interpretada pela atriz Sarah Snook. Em seu guarda-roupa aparecem marcas como Tom Ford, Max Mara e The Row, criada pelas irmãs Ashley e Mary-Kate Olsen, além de joias minimalistas.
A bordo de cashmeres e casacos de alfaiataria, encontra equilíbrio ideal de sofisticação com corte relaxado personificando a mulher intelectual e cool com acessórios como óculos de grau aviador e botas tratoradas.
Quiet Luxury: um estilo de vida
Mas, muito além de uma tendência, o Quiet Luxury é na verdade um comportamento, uma estética que está em evidência nos últimos tempos e que, em tradução livre, significa “luxo silencioso”.
O Quiet Luxury não se trata apenas de roupas, é um estilo de vida que celebra o conforto e a autoconfiança.
Podemos dizer que o Quiet Luxury é que o estilo de vida inspirado nos milionários que apostam em uma elegância discreta em todos os aspectos da vida e que, quando falamos do modo de vestir, se preocupa principalmente com a qualidade dos tecidos e o corte das roupas – dando preferência para peças atemporais e duráveis.
As grifes que traduzem essa estética produzem peças clássicas, com cortes elegantes e tons neutros, sem nenhum logo aparente ou estampa.
Blazers, casacos, estilo mais clean, com cores mais limpas e neutras. Alfaiataria e tecidos de boa qualidade. As cores mais vibrantes são sempre combinadas com as neutras.
Na tendência Quiet Luxury, discrição é palavra de ordem e ostentação não tem vez.
Dicas para incorporar essa tendência em seu guarda-roupa
- Qualidade acima de quantidade: Optar por peças de vestuário com design atemporal, feitas com materiais de qualidade é uma das principais essências do Quiet Luxury. Privilegie um guarda-roupa enxuto, com peças versáteis, de boa qualidade e atemporais.
- As cores neutras são a chave para essa tendência: Tons neutros como bege, cáqui, caramelo, marrom, preto, cinza e branco. Os looks monocromáticos, como sempre, agregam elegância a este estilo. Não significa que você não possa compor estas peças com algumas cores vibrantes, mas a base são os tons neutros.
- Elegância com conforto: Quiet Luxury é sobre estar elegante enquanto se sente confortável. Tecidos macios e cortes impecáveis que permitem liberdade de movimento são a essência desse conforto sofisticado.
- Caimento impecável: Caimento perfeito é crucial para o Quiet Luxury. A percepção do luxo é através da perfeição do caimento das peças composto com materiais e tecidos nobres como por exemplo o cashmere, lã merino, couro, linho, algodão e seda. Peças bem ajustadas, que valorizam sua silhueta.
- Acessórios minimalistas: O estilo Quiet Luxury privilegia acessórios e joias delicadas e bolsas de design simples que complementam o look.
- Sustentabilidade: O Quiet Luxury também abraça a ideia de consumir com responsabilidade. Escolha peças de marcas que adotam práticas de consumo e materiais de origem ética.
Nas composições do estilo Quiet Luxury não faltam blazers, calças de alfaiataria de corte amplo, camisas, estampas tradicionais como xadrez e elementos inesperados como decotes nas costas e detalhes estratégicos e certeiros.
Quiet Luxury é o luxo de forma subjetiva, não ostentar, ter e não mostrar que tem.
Lembrando que a moda é uma expressão pessoal e única. A Estilo 5.0+ pesquisa e traz as informações para você conhecer simplesmente.
A tendência Quiet Luxury reflete um charme sereno, tranquilo e confiante. Mas para quem se sente confortável com esse estilo.
Aproveite a sua longevidade para experimentar todos os estilos que elevem a sua autoestima e reflitam a sua identidade!
Assista o vídeo completo com as tendências da Moda Quiet Luxury:
Se quiser saber mais sobre Moda e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
FONTES:
https://blog.lojasrenner.com.br/2023/06/quiet-luxury/
https://claudia.abril.com.br/moda/tendencia-quiet-luxury-e-aposta-dos-mais-ricos
https://g1.globo.com/pop-arte/moda-e-beleza/noticia/2023/05/24/elegante-e-discreto-o-que-e-quiet-luxury-tendencia-que-deixa-de-lado-a-ostentacao.ghtml