Como manter os pés saudáveis e bem cuidados?

cuidar bem dos pés não é luxo

Na maturidade,  o cuidado com os pés precisa ser maior porque a pele fica mais fina e as articulações mais rígidas. Além disso, problemas nos pés podem prejudicar a nossa mobilidade, causar problemas nos joelhos e nas costas.

Pesquisamos algumas dicas que poderão ajudar você a manter seus pés saudáveis e bem cuidados. Afinal eles são muito importantes, suportam o peso do nosso corpo, carregam você para todos os lados e garantem melhor qualidade de vida.

Dicas de cuidados com os pés

Dica N# 1 – Spa dos pés em casa

Prepare um cantinho confortável na sua casa, escolha um fundo musical relaxante, e dedique um momento só seu para mimar os seus pés como eles merecem.

Aquelas antigas receitas de escalda pés são ótimas para diminuir as tensões e dores nos pés. A água quente ajuda a relaxar a musculatura dos pés e das pernas.

Como fazer: coloque água quente numa temperatura confortável, num recipiente que cubra até os tornozelos e acrescente sal grosso. Se quiser sofisticar um pouco mais, pode acrescentar algumas gotas de óleos essenciais da sua preferência ou ervas para potencializar os efeitos e benefícios

Deixe os pés de molho por 15 minutos.

Seque os pés e massageie com um hidratante específico para esta região.

Você ficará surpresa como um processo tão simples deixará seus pés macios e ainda o corpo relaxado!

Dica N# 2 – Mantenha pés e pernas sempre hidratados

Aplique produtos específicos para a região e não esqueça do calcanhar para evitar rachaduras da pele. Use produtos mais encorpados à noite, após o banho e, se ficarem escorregadios, use meias de algodão. Durante o dia, opte por loções hidratantes mais leves, de fácil absorção. Evite a região entre os dedos.

Você pode esfoliar os pés com produtos específicos para esta região uma vez por semana antes de hidratar. A esfoliação vai retirar as células mortas e preparar a pele para a hidratação. Atenção: Não lixe os pés.

Beba sempre bastante água que ajuda na hidratação do corpo inteiro, inclusive os pés.

Dica N# 3 – Seque muito bem os pés e entre os dedos

Seque bem os pés depois do banho ou de lavá-los. Com a toalha ou até lenço de papel. Isso evita frieiras e micose.

Tenha atenção especial nos dias frios ou se você pratica muitas atividades físicas e esportivas quando usamos meias e sapatos fechados que podem deixar os pés e dedos úmidos, ambiente que os fungos e bactérias adoram. Além de poder gerar mau odor.

Dica N# 4 – Visite regularmente o podólogo

Sempre que possível visite o podólogo que é um profissional experiente e irá cuidar adequadamente dos seus pés. Não é luxo, é saúde!

Cuidados básicos diários evitam o desenvolvimento de doenças causadas por fungos e bactérias, calosidades e dores nas solas.

Os pés são estruturas complexas, compostas por 26 ossos divididos entre o tarso, o metatarso e as falanges dos dedos. Além disso, há diferentes tipos de pisadas.

Corte as unhas dos pés com o cortador adequado, regularmente e em linha reta, assim você vai evitar unhas encravadas.

Dica N# 5 – A importância da escolha dos calçados para os pés

Escolher o sapato adequado é importante para ajudar a minimizar os impactos e atritos nos pés e para gerar mais conforto. É importante analisar alguns fatores na hora de escolher o calçado ideal:

O calçado precisa ser confortável. Não se prenda à numeração, pois algumas fábricas podem ter tamanhos diferentes. Sempre que for comprar um sapato, experimente e tenha certeza de que ele é do tamanho ideal para o seu pé.

Os sapatos confortáveis e com solado firme ajudam na sustentação e no alinhamento dos pés com o corpo e a coluna durante a caminhada. Evite calçados antigos ou deformados.

É muito importante escolher o calçado ou tênis esportivo mais apropriado para a sua pisada para evitar futuros problemas. Tipos de pisada:

  • A pisada pronada é aquela em que a pessoa pisa para dentro; o peso do corpo é sustentado principalmente pela parte interna do pé. O que pode resultar num pé chato ou plano.
  • A pisada supinada é aquela em que a pessoa pisa para fora, ou seja, o peso do corpo é apoiado de forma mais intensa na parte externa do pé. Pode causar um pé cavo.
  • A pisada neutra é a que há um equilíbrio no pisar.

As rachaduras nos pés podem ter várias causas. Se você tem tomado todos os cuidados e as rachaduras permanecerem, procure um médico para avaliar com mais cuidado.

Pés bem cuidados, saudáveis e descansados é uma necessidade para quem ainda tem muito a caminhar.

Assista aos vídeos que pesquisamos para você saber mais de como cuidar bem dos seus pés:

Acabe com As Rachaduras nos Pés em Casa e Gastando Pouco- Cristina Lopes Podologia – 11:49

Cuidados com os pés | Hypnotique de Fabíola Kassi – 11:04

FicaADica- Cuidados Essenciais Com Os Pés | FarmáciasPagueMenos-00:38

Cuide sempre do seu bem-estar para longas caminhadas!

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://doctorshoes.com.br/blog/noticias/cuidados-diarios-com-os-pes-5-praticas-para-incluir-na-rotina/

https://uselinus.com.br/blogs/li-na-linus/cuidado-com-os-pes

https://envelhecieagora.com/cuidados-com-os-pes-na-maturidade/

https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/cuidar-dos-pes-garante-melhor-qualidade-de-vida/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *