O verão e os cuidados com a pele madura

Praia, sol e cuidados com a pele madura

Curtir o verão faz muito bem para o nosso bem-estar. Mas o cuidado com a pele deve ser redobrado nesse período. E, em especial, as mulheres com pele madura. Nada melhor do que  ouvir a orientação de uma dermatologista experiente para nos orientar corretamente.

Neste vídeo, a Fundadora da Estilo 5.0+ Cintia Yamamoto, bate papo com a Dra. Raquel Machado, Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da Sociedade Internacional de Dermatologia, da Academia Internacional de Dermatologia Cosmiátrica, do Grupo Brasileiro de Melanoma, Proprietária da Clínica Raquel Machado de dermatologia e estética e idealizadora do projeto Instituto Raquel Machado que acolhe e cuida de animais silvestres vítimas do tráfico e maus tratos.

Vamos ver quais as orientações da Dra. Raquel Machado.

Quais os cuidados adicionais com a pele madura na chegada do Verão?

Dra Raquel Machado reforça a importância da utilização do uso do protetor solar tópico, mas também comenta sobre a possibilidade de utilizar o protetor solar por via oral, que não substitui o protetor solar de uso tópico, mas agrega. Ajuda a evitar a formação de manchas e proporciona proteção adicional. Recomenda tomar uma ou duas cápsulas de manhã e repetir mais tarde, aplicando o protetor solar em seguida normalmente.

Além disto, sugere vestir uma camiseta com protetor solar, durante um período de exposição mais prolongada, como numa caminhada, por exemplo.

Resumindo: Protetor solar oral, protetor solar tópico e camiseta com protetor solar.

Como escolher o protetor solar para peles maduras?

Depende do tipo da pele da paciente. Mesmo com pele madura, a mulher pode ter acne, ou ter a pele mais oleosa.

Se a pele madura é uma pele mais seca, pode ser em creme ou loção que são mais emolientes para esse tipo de pele.

Se a pele tem tendência a acne, ou pele oleosa, melhor a apresentação em gel ou sérum. Veículo mais leve, que não vai pesar na pele dessa mulher.

O fator de proteção deve ser sempre acima de 30.

Se optar por um protetor solar com cor, terá uma proteção adicional. Mas se não gostar, porque se preocupa em sujar a roupa, pode usar o protetor regular, sem cor, e aplicar o protetor solar compacto no rosto e pescoço.

É importante entender sempre o seu tipo de pele para escolher o protetor solar mais adequado e dar preferência por utilizar os protetores de corpo  e de rosto específicos para estas partes, porque normalmente o protetor para o corpo é mais emoliente e, se a pele do rosto for mais oleosa, não é aconselhável utilizar.

Há algum procedimento estético que deve ser evitado antes e depois de ficar exposta ao Sol?

Antes, evitar os tratamentos de peeling ou laser porque a pele fica mais sensível e descama.

Depois da exposição ao sol, quando a pessoa estiver com a pele bronzeada, não é recomendável fazer tratamentos estéticos porque pode causar manchas na pele.

Qual o melhor tratamento para manchas senis?

Uma primeira informação que a Dra. Raquel  esclarece é que o termo Mancha Senil, não é adequado, porque estas manchas não surgem, necessariamente com a idade, mas sim com os anos de exposição solar sem proteção. Do rosto, do colo e dorso das mãos

A geração baby boomer, das mulheres 50+, usou muito óleo, sem proteção, para bronzear a pele. E com ele, vieram as manchas.

Dra. Raquel sugere o tratamento com luz pulsada, tipo de laser. A quantidade de aplicações e a efetividade vai depender da profundidade da mancha. A mancha mais escura é mais fácil de tratar porque é mais superficial.

Quais os tratamentos adequados, após a exposição solar, para revitalizar a pele e minimizar os danos?

Produtos tópicos, como clareadores e antioxidantes para usar em casa pós verão são os indicados.

E há também os tratamentos de hidratação injetável, como por exemplo o Skin Booster. São micro pontinhos de ácido Hialurônico aplicados nas áreas mais afetadas.  Para o colo, é espetacular. Indolor. Sem contraindicação. Qualquer pessoa pode fazer.

A Dra. Raquel Machado defende que as mulheres devem cuidar da pele sem se transformar, fazer tratamentos mais naturais. Para isto considera que o tratamento preventivo é o mais eficaz e sugere que a visita regular ao dermatologista vai ajudar a garantir uma pele bem cuidada!

Você pode conhecer um pouco mais sobre a Clínica Raquel Machado, acessando o site: https://clinicaraquelmachado.com.br/ ou no Instagram @institutoraquelmachado.

Convidamos você a assistir o bate papo integral da nossa Fundadora com a Dra. Raquel Machado acessando o canal do YouTube da Estilo 5.0+:

Quer saber mais sobre Beleza e participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente?

Inscreva-se no nosso Canal Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!

Continue navegando em nosso site e siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.