Flacidez nas pálpebras e sobrancelhas caídas – causas e tratamentos

Flacidez nas Pálpebras e Sobrancelha Caída, com Raquel Machado

A flacidez nas pálpebras e sobrancelhas caídas incomoda muitas mulheres porque dão a aparência de olhar triste e cansado e são comuns após os 50 anos.

Para entender porque isso acontece e minimizar esse desconforto, a fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Ruggiero, convidou a Dra Raquel Machado, dermatologista e especialista no assunto que irá nos trazer novidades em tratamentos e procedimentos para essa situação. Vamos rever seu perfil?

A Dra. Raquel Machado é Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da Sociedade Internacional de Dermatologia, da Academia Internacional de Dermatologia Cosmiátrica, do Grupo Brasileiro de Melanoma, Proprietária da Clínica Raquel Machado de dermatologia e estética e idealizadora do projeto Instituto Raquel Machado que acolhe e cuida de animais silvestres vítimas do tráfico e maus tratos

Vamos conhecer mais sobre esse assunto.

Causas de flacidez nas pálpebras e sobrancelhas caídas

A Dra Raquel explica que a causa da flacidez nas pálpebras e sobrancelha caída é um conjunto de fatores. Tanto a perda de colágeno, a medida em que a gente vai envelhecendo, vai tendo tanto a perda de colágeno, a absorção do colágeno, como a absorção da parte óssea e da gordura. Não é só pele, que é a sustentação do colágeno, mas perda óssea e da gordura facial.

A partir dos 30 anos já vamos tendo a perda de colágeno.

E após os 50 anos, começa a ter também a perda tanto da parte da gordura, que dá uma sustentação na face, como da parte óssea.

Ao redor dos olhos, a parte óssea vai aumentando de tamanho e deixando o olho mais fundo. São todos esses fatores.

Os tratamentos para a parte óssea não têm muito jeito, mas para a perda da estrutura como flacidez das pálpebras e sobrancelhas, pode se estimular o colágeno e melhorar a flacidez. Os tratamentos são todos nessa causa, na perda dessa estrutura que deixa tudo no lugar. E que vamos perdendo à medida em que vamos envelhecendo.

Tratamentos possíveis sem cirurgia plástica

Existem vários tratamentos possíveis para a flacidez das pálpebras e para sobrancelhas caídas recomendados pela Dra Raquel. Ela comenta que já viu casos de cirurgia plástica que gostou, mesmo assim, na opinião dela, acha que pode mudar muito o olhar da pessoa.

Vamos conhecer as opções de tratamentos sugeridos pela Dra. Raquel:

  1. Ultraformer:

Tratamento facial que usa um aparelho de ultrassom micro focado para tratar flacidez. Ele trata de dentro para fora, tanto o músculo quanto a derme que é a camada embaixo da epiderme, estimulando a produção de colágeno, melhorando a flacidez das pálpebras inferior e superior.

Dra Raquel reforça que o Ultraformer também tem o benefício de não agredir a epiderme, a camada superior da pele. A pele não fica marcada, não fica com crostas, o rosto não fica inchado, portanto não interfere no dia a dia das pessoas.

Dependendo do grau de flacidez a recomendação da Dra Raquel é fazer 3 sessões de pálpebra. Aguardar 6 meses. E pode fazer novamente dependendo do resultado. Afinal, o envelhecimento continua, então o ideal é tratar continuamente a cada 6 meses, de 1 a 3 sessões.

  1. Radiofrequência:

Tratamento estético que também utiliza um aparelho e a Dra. Raquel recomenda para quem não tem muito pouca ou nenhuma tolerância para dor. Ela explica que a Radiofrequência precisa de mais sessões do que o Ultraformer mas é eficaz para o tratamento da flacidez de pálpebras.

A recomendação é realizar pelo menos 6 sessões, 1 por semana e repetir a cada 6 meses.

  1. Fio de Sustentação PDO:

São fios extremamente finos, da espessura de um fio de cabelo que é aplicado com uma agulha bem fina. Pode ser aplicado em toda a pálpebra inferior e também pode ser colocado um fio um pouco mais grosso na cauda da sobrancelha. O fio é um estimulador de colágeno.

Dra. Raquel prefere iniciar os tratamentos com o Ultraformer ou a Radiofrequência e, se necessário, aplicar os fios, mas destaca que geralmente fica com o olho roxo por alguns dias, caso pegue algum vasinho.

Todos esses tratamentos dependem da produção de colágeno da paciente. Cada uma tem uma resposta e a sua preferência. Cada caso é um caso e de acordo com o grau de flacidez e a vida social, o tratamento é definido em conjunto, reforça a Dra Raquel.

Fazer a hidratação diária em casa na região dos olhos é fundamental para melhorar a textura e a qualidade da pele. A hidratação não vai mudar a flacidez da pele, mas evita o ressecamento.

Para sobrancelhas caídas, ainda podem ser feitos:

  1. Botox ou toxina botulínica

Para levantar a sobrancelha há também o botox.  É aplicado no músculo entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos.  Abre o olhar e ergue a sobrancelha.

  1. Sculptra:

Para os casos de pacientes que têm a têmpora mais afundada, que automaticamente leva a cauda da sobrancelha ficar caída, pode ser aplicado o Sculptra que é um bioestimulador de colágeno para elevar e definir a sobrancelha.

Tratamentos – quem pode fazer

A princípio qualquer pessoa pode fazer, mas a Dra Raquel chama atenção para alguns casos. Por exemplo, caso a pessoa tenha feito alguma cirurgia no rosto e colocado uma prótese de metal, não pode usar o Ultraformer, mas pode usar outros tipos de tratamentos.

Quem faz uso contínuo de anticoagulante Dra Raquel prefere que a pessoa suspenda por alguns dias para não correr o risco de causar algum hematoma, no caso do Ultraformer. E o paciente pode se sentir desconfortável.

Importante sempre conversar detalhadamente com o dermatologista antes de decidir sobre cada tratamento.

Contatos da Clínica Raquel Machado: Instagram @institutoraquelmachado

Valorize o seu olhar! Assista o bate papo integral da nossa Fundadora com a Dra. Raquel Machado acessando o canal do YouTube da Estilo 5.0+:

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente!

Inscreva-se no nosso Canal Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos.

Continue navegando em nosso site e siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.