Qual a diferença entre cosmético Vegano, Orgânico, Natural ou Artesanal?

Qual a diferença entre cosmético Vegano, Orgânico, Natural ou Artesanal

A busca por cosméticos limpos, que não agridam a saúde ou a natureza, é um caminho sem volta. Felizmente parece que o mundo tem despertado cada vez mais sobre a preocupação com a mãe natureza.

O cuidado com a beleza e o bem-estar que já era uma preocupação das 50+, entrou numa nova era, mas o novo dicionário verde da beleza muitas vezes nos confunde na hora de decidir por um produto ou outro.

O que são cosméticos veganos?

  • Os cosméticos com selo vegano não possuem ingredientes de origem animal em suas fórmulas, apenas ingredientes de origem sintética, vegetal ou oriundo de plantas.
  • Mas se nos ingredientes da sua formulação constarem cera de abelha ou gelatina, esse cosmético não é vegano, embora possua matérias-primas naturais na fórmula.
  • Um produto vegano pode não ser cruelty-free se tiver sido testado em animais. Confira na rotulagem do produto.

 O que são cosméticos orgânicos e cosméticos naturais?

  • Orgânicos: apresentam no mínimo 95% de matérias primas orgânicas (sem químicas durante o cultivo e antes dele) e são produzidos com matérias-primas cultivadas sem a utilização de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou outros produtos sintéticos.
  • Toda a cadeia produtiva deve ser qualificada – desde a fabricação até a distribuição. São regulados pelo selo IBD – Instituto Biodinâmico.
  • Naturais: as fórmulas devem conter 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. São feitos a partir de ingredientes de origem vegetal ou mineral. Eles podem ou não serem orgânicos.

O que são cosméticos artesanais

  • São produtos feitos normalmente em casa, manualmente e em pequenas quantidades.
  • Não são regulamentados pela Anvisa, nem necessariamente testados.
  • Eles podem ser veganos, naturais ou uma combinação desses tipos.
  • Importante que sejam seguros para uso. Consulte um dermatologista antes de usar, especialmente se forem produtos com promessas mais abrangentes, com ácidos e ativos para peles maduras.

A indústria de cosméticos e a preocupação pela saúde e pela natureza

A indústria de cosméticos alinhada com a preocupação pela saúde e pela natureza está trazendo iniciativas que favorecem a natureza e atendem a preocupação das consumidoras.

Um exemplo é a prática do “Upcycling” que significa dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, caso do carbono transformado em etanol.

Algumas empresas de destaque em ações de sustentabilidade

NATURA

A Natura desde 2007 é 100% carbono neutro.  Contabiliza o carbono em tudo o que fazem, direta e indiretamente, em toda a nossa cadeia. Desde a matéria prima, até o descarte de produtos.  E também compram crédito em carbono quando necessário. A empresa já conseguiu reduzir 908 toneladas de CO2, o equivalente à poluição gerada por 156 mil voltas de carro ao redor da Terra.

É a primeira empresa brasileira a conquistar o selo The Leaping Bunny, da Cruelty Free International, que atesta o compromisso em não fazer testes em animais, além de outras iniciativas.

COTY

A Coty, fabricante de fragrâncias, cosméticos e maquiagens de marcas internacionais como Gucci, Hugo Boss, Chloé, Burberry, Marc Jacobs, Calvin Klein e Tiffany, no Brasil tem no seu portfólio Risqué, Monange, Bozzano, Paixão e Cenoura & Bronze e as fragrâncias: David Beckham Instinct, Adidas Active Bodies e Náutica Voyage.

A empresa utiliza etanol proveniente de carbono reciclado, com o objetivo de reduzir as emissões e promover a sustentabilidade. A Coty planeja que, em dois anos, a maioria dos seus perfumes utilize esse novo etanol.

Nivea

A Nívea produzirá cosméticos faciais com tecnologia de utilização de captura de carbono (CCU).

Até 2025 a Nivea quer reduzir as emissões de CO2 relacionadas à energia em 70%, em comparação com 2014 para cada produto fabricado pela empresa.  Até o fim de 2018, já conseguiu uma redução de 59%.

Unilever

A Unilever foca em 4 prioridades para sustentabilidade: Clima: atingir zero emissões líquidas em toda a nossa cadeia de valor, Natureza: ecossistemas naturais e agrícolas resilientes e regenerativo, Plástico: acabar com a poluição plástica por meio da redução, circulação e colaboração. Meios de subsistência: garantir um meio de vida decente e um salário digno para as pessoas dentro da sua cadeia de valor.

Simple Organic

100% natural, sem nenhum ingrediente sintético com matérias primas certificadas e livres de agrotóxicos: beleza limpa.

A matéria-prima é obtida através do manejo sustentável, produtos veganos e cruelty-free, carbono é neutralizado em toda a logística da cadeia de produção

E Clean Beauty ou beleza limpa o que é?

Clean Beauty ou beleza limpa está associado ao movimento no mercado cosmético, de pessoas que defendem a beleza natural, o consumo consciente e o respeito à natureza, da produção até o descarte de itens cosméticos.

Dicas importantes antes de comprar seu produto cosmético:

  • Leia os rótulos: Preste atenção nos ingredientes e procure por aqueles que você conhece e que são bons para a sua pele.
  • Faça um teste: Antes de usar um novo produto, faça um teste em uma pequena área da pele para verificar se não causa alergia.
  • Consulte um dermatologista: O dermatologista pode te ajudar a escolher os produtos mais adequados para o seu tipo de pele, uma vez que a pele madura é mais sensível.

Novos tempos requerem novos hábitos. Para o nosso cuidado e do planeta.

Se quiser saber mais sobre esse tema assista o vídeo com a entrevista da Estilo com a Dra. Simone Fanan, Doutora em Biotecnologia e Biociência sobre o uso de animais nos testes de produtos cosméticos e a importância do conceito Cruelty Free. Veja o vídeo e saiba tudo sobre o assunto. Acesse:

Estilo 5.0+ | Você sabe o que são produtos cosméticos Cruelty-Free? – 1:00:00

Vídeo sobre Cosméticos Naturais x Veganos:

Cosméticos Naturais x Veganos | Você sabe a diferença? – I9Play- 04:10

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Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.natura.com.br/blog/mais-natura/natura-e-uma-das-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo#:~:text=Desde%202007%2C%20somos%20uma%20empresa,transporte%20e%20atividades%20das%20f%C3%A1bricas.

https://www.nivea.com.br/sobre-nos/missaosocial-sustentabilidade?srsltid=AfmBOopugHh4wjooC96Wtsppkt_eM-PeLxubTLAocAsevraQ82q6mQRw

https://www.unilever.com.br/sustainability/

https://cosmeticinnovation.com.br/coty-celebra-120-anos-com-inovacao-e-expansao-global-com-o-brasil-no-centro-de-sua-estrategia/

https://simpleorganic.com.br/blogs/simple-blog/acoes-sustentaveis-como-a-simple-organic-esta-mudando-o-mundo

https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/organico-vegano-natural-diferencas-cosmeticos?utm_source=google&utm_medium=midia&utm_campaign=performance_max_produto_promo&tw_source=google&tw_adid=&tw_campaign=21520748785&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAvbm7BhC5ARIsAFjwNHvc5ox6F1tWdJFyysUasdfi7fqYr-B1wS1JoGuV6zw4YcXahHIwkJEaAjjrEALw_wcB

Revista Cosmetics & Toiletries – edições 33, 34 e 35 e Revista Atualidade Cosmética – edição 179

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!