
A busca por cosméticos limpos, que não agridam a saúde ou a natureza, é um caminho sem volta. Felizmente parece que o mundo tem despertado cada vez mais sobre a preocupação com a mãe natureza.
O cuidado com a beleza e o bem-estar que já era uma preocupação das 50+, entrou numa nova era, mas o novo dicionário verde da beleza muitas vezes nos confunde na hora de decidir por um produto ou outro.
O que são cosméticos veganos?
- Os cosméticos com selo vegano não possuem ingredientes de origem animal em suas fórmulas, apenas ingredientes de origem sintética, vegetal ou oriundo de plantas.
- Mas se nos ingredientes da sua formulação constarem cera de abelha ou gelatina, esse cosmético não é vegano, embora possua matérias-primas naturais na fórmula.
- Um produto vegano pode não ser cruelty-free se tiver sido testado em animais. Confira na rotulagem do produto.
O que são cosméticos orgânicos e cosméticos naturais?
- Orgânicos: apresentam no mínimo 95% de matérias primas orgânicas (sem químicas durante o cultivo e antes dele) e são produzidos com matérias-primas cultivadas sem a utilização de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou outros produtos sintéticos.
- Toda a cadeia produtiva deve ser qualificada – desde a fabricação até a distribuição. São regulados pelo selo IBD – Instituto Biodinâmico.
- Naturais: as fórmulas devem conter 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. São feitos a partir de ingredientes de origem vegetal ou mineral. Eles podem ou não serem orgânicos.
O que são cosméticos artesanais
- São produtos feitos normalmente em casa, manualmente e em pequenas quantidades.
- Não são regulamentados pela Anvisa, nem necessariamente testados.
- Eles podem ser veganos, naturais ou uma combinação desses tipos.
- Importante que sejam seguros para uso. Consulte um dermatologista antes de usar, especialmente se forem produtos com promessas mais abrangentes, com ácidos e ativos para peles maduras.
A indústria de cosméticos e a preocupação pela saúde e pela natureza
A indústria de cosméticos alinhada com a preocupação pela saúde e pela natureza está trazendo iniciativas que favorecem a natureza e atendem a preocupação das consumidoras.
Um exemplo é a prática do “Upcycling” que significa dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, caso do carbono transformado em etanol.
Algumas empresas de destaque em ações de sustentabilidade
NATURA
A Natura desde 2007 é 100% carbono neutro. Contabiliza o carbono em tudo o que fazem, direta e indiretamente, em toda a nossa cadeia. Desde a matéria prima, até o descarte de produtos. E também compram crédito em carbono quando necessário. A empresa já conseguiu reduzir 908 toneladas de CO2, o equivalente à poluição gerada por 156 mil voltas de carro ao redor da Terra.
É a primeira empresa brasileira a conquistar o selo The Leaping Bunny, da Cruelty Free International, que atesta o compromisso em não fazer testes em animais, além de outras iniciativas.
COTY
A Coty, fabricante de fragrâncias, cosméticos e maquiagens de marcas internacionais como Gucci, Hugo Boss, Chloé, Burberry, Marc Jacobs, Calvin Klein e Tiffany, no Brasil tem no seu portfólio Risqué, Monange, Bozzano, Paixão e Cenoura & Bronze e as fragrâncias: David Beckham Instinct, Adidas Active Bodies e Náutica Voyage.
A empresa utiliza etanol proveniente de carbono reciclado, com o objetivo de reduzir as emissões e promover a sustentabilidade. A Coty planeja que, em dois anos, a maioria dos seus perfumes utilize esse novo etanol.
Nivea
A Nívea produzirá cosméticos faciais com tecnologia de utilização de captura de carbono (CCU).
Até 2025 a Nivea quer reduzir as emissões de CO2 relacionadas à energia em 70%, em comparação com 2014 para cada produto fabricado pela empresa. Até o fim de 2018, já conseguiu uma redução de 59%.
Unilever
A Unilever foca em 4 prioridades para sustentabilidade: Clima: atingir zero emissões líquidas em toda a nossa cadeia de valor, Natureza: ecossistemas naturais e agrícolas resilientes e regenerativo, Plástico: acabar com a poluição plástica por meio da redução, circulação e colaboração. Meios de subsistência: garantir um meio de vida decente e um salário digno para as pessoas dentro da sua cadeia de valor.
Simple Organic
100% natural, sem nenhum ingrediente sintético com matérias primas certificadas e livres de agrotóxicos: beleza limpa.
A matéria-prima é obtida através do manejo sustentável, produtos veganos e cruelty-free, carbono é neutralizado em toda a logística da cadeia de produção
E Clean Beauty ou beleza limpa o que é?
Clean Beauty ou beleza limpa está associado ao movimento no mercado cosmético, de pessoas que defendem a beleza natural, o consumo consciente e o respeito à natureza, da produção até o descarte de itens cosméticos.
Dicas importantes antes de comprar seu produto cosmético:
- Leia os rótulos: Preste atenção nos ingredientes e procure por aqueles que você conhece e que são bons para a sua pele.
- Faça um teste: Antes de usar um novo produto, faça um teste em uma pequena área da pele para verificar se não causa alergia.
- Consulte um dermatologista: O dermatologista pode te ajudar a escolher os produtos mais adequados para o seu tipo de pele, uma vez que a pele madura é mais sensível.
Novos tempos requerem novos hábitos. Para o nosso cuidado e do planeta.
Se quiser saber mais sobre esse tema assista o vídeo com a entrevista da Estilo com a Dra. Simone Fanan, Doutora em Biotecnologia e Biociência sobre o uso de animais nos testes de produtos cosméticos e a importância do conceito Cruelty Free. Veja o vídeo e saiba tudo sobre o assunto. Acesse:
Estilo 5.0+ | Você sabe o que são produtos cosméticos Cruelty-Free? – 1:00:00
Vídeo sobre Cosméticos Naturais x Veganos:
Cosméticos Naturais x Veganos | Você sabe a diferença? – I9Play- 04:10
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
https://www.unilever.com.br/sustainability/
Revista Cosmetics & Toiletries – edições 33, 34 e 35 e Revista Atualidade Cosmética – edição 179