Vamos conhecer a Nova Zelândia?

Vamos conhecer a Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um lugar incrível que vale a pena ser visitado.

Em nossa viagem virtual pela Nova Zelândia, você encontrará dicas de paisagens fantásticas, de esportes radicais a passeios tranquilos aos fiordes envoltos de névoa. Florestas selvagens, alpes nevados e conhecerá um pouco sobre os Maoris, o povo originário da Nova Zelândia!

Localizada na Oceania, a Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais, conhecidas por Ilha do Norte e Ilha do Sul e por numerosas ilhas menores.

A capital é Wellington. Os idiomas falados são o Inglês e o Maori ou Te Reo. A população em 2020 era de 5,084 milhões de habitantes.

Atualmente a maioria da população é de ascendência europeia (67,6%), sobretudo britânica, enquanto os Maoris e seus descendentes representam 14,6%.

A Nova Zelândia é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, com excelente qualidade de vida e o segundo mais seguro do mundo.

Os mamíferos marinhos são abundantes, com quase metade dos cetáceos do mundo (baleias, golfinhos e botos).

Jacinda Ardern – primeira ministra e referência no combate ao coronavírus no país

Sob a liderança da primeira-ministra, Jacinda Ardern, a Nova Zelândia é reconhecida como o país mais bem-sucedido no mundo no combate ao coronavírus. Logo no início da pandemia, Jacinda recrutou os melhores cientistas do país, fechou rapidamente as fronteiras e impôs fortes medidas restritivas para conter a propagação do vírus.

Os Maoris – primeiros habitantes da Nova Zelândia

Os Maoris, originários da Polinésia, foram os primeiros habitantes da Nova Zelândia ou Aotearoa (Terra da longa nuvem branca) no século XII.  São muito espirituais e consideram que tudo na Natureza é sagrado e têm vida. Pode ser uma montanha, o rio, um animal.

O vitorioso time de Rugby da Nova Zelândia chamado All Blacks, famoso por entoar o Haka, um mantra de guerra Maori. É uma dança coordenada com expressões faciais e força dos músculos para afugentar o inimigo.

A região de Bay of Plenty na ilha norte da Nova Zelândia tem forte influência Maori em cidades como Rotorua, Whakatane e Taupo, você pode visitar os museus e locais para conhecer mais sobre a história, costumes e tradições dos Maoris.

Rituais Maori antes dos jogos de Rugby

O vitorioso time de Rugby da Nova Zelândia chamado All Blacks, famoso por entoar o Haka, um mantra de guerra Maori. É uma dança coordenada com expressões faciais e força dos músculos para afugentar o inimigo, como você pode assistir nos vídeos abaixo:

Maori All Blacks Haka 2015 – TheRugbyFeed- 02:36

Dicas do que fazer e ver na Nova Zelândia

  1. Auckland – a maior cidade, moderna e cosmopolita, com praias, florestas e centro gastronômico.
  2. Queenstown – imperdível!!! Situado às margens do lago Wakatipu na Ilha Sul, com vista para os Alpes/Fiords. Cidade de aventuras. Lá você pode fazer bungee jump, rapel em cavernas, andar de Jetboat pelos rios, paraglider, rafting de vários níveis ou uma excursão pelos Fiords
  3. Rotorua – cidade dos gêiseres, fontes de água quente, termas de lama e até uma cachoeira aquecida. Terra sagrada para os Maoris. Contém diversos museus sobre a história e costume de seus habitantes.
  4. Franz Josef – dessa região saem excursões e passeios de helicópteros para os glaciares, região belíssima, que ainda é alimentada pela neve do inverno e pode ser visitado o ano todo.
  5. Christchurch – cidade dos jardins, com intensa vida gastronômica ao longo do rio Avon, assim como em Queenstown, pode se praticar diversos esportes radicais
  6. Milford Sound – principal ponto turístico natural, é um fiorde no Fiordland National Park, esculpida por geleiras, tem uma paisagem de tirar o fôlego com suas falésias, as altas montanhas e cachoeiras altíssimas!
  7. Waitomo Caves – conhecer as cavernas e grutas praticar o rafting de caverna, lares de milhares de seres bioluminescentes
  8. Parque Nacional Abel Tasman – um dos mais populares e visitados parques nacionais, tem praias desertas, trilhas e uma paisagem maravilhosa.
  9. Cardrona – estância de esqui, com trilhas, parque de neve e destilarias.
  10. Hobbiton Movie Set – na cidade de Matamata, cerca de 1 horas de carro de Auckland, a vila que serviu de cenário paras as filmagens das trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” filmadas pelo diretor Peter Jackson que é fã da Nova Zelândia.
  11. Marlborough – para os amantes de vinhos, é a maior região vinícola da Nova Zelândia, responsável por 75% da produção nacional. Vale a pena conhecer e degustar.

Gastronomia – influência inglesa e asiática

Influências inglesas e asiáticas compõe grande parte da culinária da Nova Zelândia e da preferência dos kiwis. Destaque também para a qualidade dos peixes e frutos do mar (mexilhões, ostras e vieiras), muito presente nos cardápios. Alguns exemplos de Pratos na Nova Zelândia: Fish and Chips – peixe empanado e batas fritas, New Zealand mussels – Mexilhões de lábios verdes, Cordeiro de Canterbury, Blue Cod- bacalhau de águas temperadas, Hangi – carne, frango e legumes assados debaixo da terra, Pavlova – Sobremesa kiwi – torta com textura de suspiro, recheada com marshmalow cremoso e decorada com kiwi, Sorvete –  Nova Zelândia é o país que mais consome sorvete no mundo. Cada pessoa, em média, consome quase 30 litros de sorvete por ano!

Prepare-se para a aventura! Escolha o seu lugar no sofá, acesse os vídeos e divirta-se!

Vamos conhecer a Nova Zelândia? | Mistérios do Mundo |  9:02

Auckland, Hobbiton |Tá Estressado? Vai Viajar! | 10:43

Queenstown | Fant 360 Renata Ceribelli| 10:16

Rotorua Nova Zelândia – Te Puia – Geiseres – Cultura Maori | Julio Mourão | 2:10

Conheça a 8ª. Maravilha do mundo na Nova Zelândia e onde começou o Senhor dos Anéis: Milford Sound | Viaje por Conta | 14:39 

As misteriosas luzes das cavernas de Waitomo | Fui Viajar não sei quando volto | 8:50

Marlborough Wine Region | New Zealand Wine | 3:40 – vídeo em inglês com legenda

Intercâmbio depois dos 40 e 50 anos! Ajuste a Rota – 18:29

Viajar é um dos maiores prazeres do ser humano e, na maturidade, tem um sabor especial; uma forma de fazer amigos, ganhar o mundo, espantar a solidão e experimentar culturas diferentes.

Temos de reinventar a nossa longevidade e planejar novas aventuras!

Quer conhecer outros destinos deslumbrantes: Continue navegando em nosso site, faça sua inscrição no Canal da Estilo 5.0+ no Youtube siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.