Divórcio grisalho – você sabe o que é?

Divórcio grisalho - você sabe o que é?

O divórcio grisalho se refere à separação de casais com mais de 50 anos, um fenômeno que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Muitas vezes essa separação tem representado mais do que um fim de relacionamento, mas também uma oportunidade de recomeçar em uma nova fase da vida, marcada por maior autonomia, autoconhecimento e realização pessoal.

O termo “Divórcio grisalho” ou “Grey Divorce” foi criado por pesquisadores dos Estados Unidos para representarem essa tendência de divórcio entre casais acima de 50 anos nos Estados Unidos e em vários países da Europa. E o Brasil não fica de fora.

Foi-se o tempo em que pessoas acima de 50 anos continuavam em um casamento morno, apenas por estarem juntas há décadas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), “o número de separações entre pessoas acima de 50 anos aumentou. Aproximadamente, 30% dos divórcios acontecem nesta faixa etária, sendo que, em 2010, o valor era menor que 10%”.

Possíveis motivos que levam ao “divórcio grisalho”:

Segundo os especialistas em matéria publicada recentemente no site do terra.com.br, foram elencados 3 principais motivos:

  • “Expectativa de vida: Com o tempo, as relações podem perder fundamentos básicos, como proximidade, respeito e carinho. E as pessoas tendem a pensar no futuro que, agora, dura mais. O aumento da longevidade e de qualidade de vida fazem com que larguem seus parceiros e vão atrás da realização de seus desejos e planos que ficaram esquecidos”.
  • “Aposentadoria: O que se soma a isso é a aposentadoria e os momentos livres que têm para viver. A ausência de uma rotina de trabalho pode ser também instantes de reflexão, fazendo com que o casal repense na relação e avalie se o dia a dia a dois está valendo a pena”.
  • “Empoderamento feminino: Atualmente, grande parte das mulheres está com boa autoestima e sabe seus limites. Ou seja, muitas delas não toleram mais falta de respeito e ou a impossibilidade de ter sua autonomia e liberdade”.

Mais velha e solteira

O fenômeno do divórcio grisalho é tão grande que surgiram até influenciadoras que servem de inspiração para novas mulheres que desejam se divorciar, ou já o fizeram.

Uma delas é Aída Sedano, uma mexicana que virou celebridade no Tik Tok.  Com 78 anos, ela mostra como é a vida de solteira em uma fase mais velha. Há 10 anos, ela se separou do marido, com quem esteve casada por quatro décadas.

Aída não faz dancinhas da moda, nem canta, mas seus vídeos — nos quais conta, por exemplo, como é fazer compras sem o marido — ultrapassaram 3,5 milhões de visualizações.

A mulher como protagonista neste fenômeno

Para Mirian Goldenberg, antropóloga e escritora do livro Uma Bela Velhice, a vontade das mulheres maduras em seguir voo solo não é novidade, mas tomar a atitude, sim, já que as que estão nesta faixa etária buscam incessantemente pela liberdade.

“Nas minhas pesquisas são sempre as mulheres que pedem o divórcio por volta dos 50 ou 60 anos. É uma fase em que, para elas, mistura a menopausa, a saída dos filhos de casa, ou, então, o entendimento de que estão há muito tempo em um casamento insatisfatório mesmo. É quando dizem chega, não quero mais”, explica Mirian em entrevista ao Jornal O Globo.

E por mais que estas mesmas mulheres voltem a se relacionar amorosamente, um novo casamento quase nunca está nos planos.

“Elas viveram anos dedicando-se ao marido, aos filhos, cuidaram de todo o mundo. E a estrutura do casamento não permite que a mulher viva tudo o que quer. Elas têm uma urgência e não querem desperdiçar mais nada.”

Estudiosa das relações femininas e principalmente do envelhecimento, Mirian vai além ao dizer que formar uma família, casar-se e ter filhos é uma imposição social e cultural da sociedade brasileira, nem sempre representando um desejo verdadeiro.

“Se para as mulheres falar sobre o assunto divórcio funciona como uma espécie de desabafo e até a oportunidade para compartilhar experiências parecidas, para os homens é difícil mexer a fundo em certas emoções”. Até por isso, ressalta Mirian Goldenberg, é difícil encontrar um ex-casal cuja história tenha terminado porque ele quis.

“Para um homem se separar, a situação precisa estar insuportável. Eles gostam da segurança, da companhia da mulher. Tanto é assim que quando eles se separam, buscam logo uma outra relação, geralmente com uma mulher mais nova, que esteja disposta a construir toda uma história novamente.”

“Tem gente que sente que o novo parceiro é mais para curtir, e o outro era para construir uma família”, comenta Mirian.

Alguns aspectos positivos a serem considerados pelas mulheres maduras após um divórcio:

  • Redescobrir a Si Mesma: Com mais tempo e autonomia, a mulher pode se concentrar em seus próprios desejos e objetivos, resgatando sonhos, hobbies antigos, explorando novos interesses e investindo em seu desenvolvimento pessoal.
  • Fortalecer Laços Sociais: A reaproximação de amigos e familiares pode ser importante nesse processo de mudança. E até fortalecer os relacionamentos.
  • Dedicar-se à Carreira: Com mais tempo disponível, uma mulher pode se dedicar à sua carreira profissional, buscando novos desafios e realizando sonhos antigos.
  • Priorizar o Autocuidado: Cuidar da saúde física e mental é fundamental para o bem-estar da mulher. Investir em atividades físicas, alimentação saudável, práticas relaxantes e de lazer são importantes para essa jornada de recomeço.
  • Liberdade de ir e vir: ir no cinema quando quiser e assistir o filme que gosta. Encontro com amigas sem hora pra voltar pra casa. E outras atividades com liberdade de ir e vir sem dar satisfação para ninguém, nem ter que ficar de olho no relógio para voltar logo para casa.

O “divórcio grisalho” não deve ser encarado como um fim, mas como um novo começo. É uma oportunidade para a mulher madura se redescobrir, resgatar seus sonhos e construir uma vida mais feliz e realizada.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://oglobo.globo.com/saude/viver-melhor/noticia/2024/01/09/divorcio-acima-dos-50-anos-deixa-de-ser-tabu-e-cresce-entre-os-casais.ghtml

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/04/15/divorcio-grisalho-o-crescente-fenomeno-das-separacoes-apos-decadas-de-casamento.ghtml

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/02/16/brasil-registra-cerca-de-387-mil-divorcios-em-2021-alta-de-168percent.ghtml

https://oglobo.globo.com/ela/gente/noticia/2022/11/pesquisa-indica-aumento-no-numero-de-separacoes-apos-os-50-anos.ghtml

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2ln72zg5x2o

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/o-que-e-o-divorcio-cinza-conheca-o-fenomeno-que-tem-atingido-os-casamentos,3e44fad13ffcb1c07fb11fc20c95b798x2ltzzwx.html?utm_source=clipboard

https://www.instagram.com/aidasedanolaabuela/

Vídeos:

Divorcio grisalho avós 275- Avós da Razão – 07:48

Dá para reconstruir a vida depois de um divórcio aos 60 anos? Minha idade não me define- #SylviaResponde- 03:51

Superando o divórcio depois de um longo casamento- Projeto 60 anos – Claudia Grande – 05:07

 

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!