
Nelson Mandela com certeza é uma das pessoas que deve ser sempre homenageada para que a gente e as gerações futuras nunca esqueçam do legado deixado por ele.
Nelson Mandela é um convite à reflexão sobre a vida e a trajetória de um dos maiores ícones da humanidade. Mais do que uma data no calendário, é um lembrete poderoso da resiliência, da coragem e da inabalável busca por justiça que marcou a trajetória de Nelson Rolihlahla Mandela.
Nelson Mandela nos deixou em 2013, mas seu legado vive em cada um de nós. O Dia Internacional de Nelson Mandela, celebrado em seu aniversário, 18 de julho, não é apenas para relembrar sua história, mas para nos inspirar a agir.
Biografia
Nascido em 1918, na pequena vila de Mvezo, na África do Sul, Mandela dedicou sua vida à luta contra o apartheid, o brutal regime de segregação racial que oprimia a maioria negra de seu país. Desde cedo, ele compreendeu a urgência de combater a injustiça e, como advogado, utilizou seu conhecimento para defender os direitos de seu povo.
Ficou durante 27 anos preso e depois eleito presidente da África do Sul de 1994 a 1999.
Considerado como o mais importante líder da África Subsaariana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou “Tata” (“Pai”).
Nelson Mandela entrou para a história mundial como símbolo inegável da luta contra o apartheid, lutando pela igualdade social, política e econômica dos negros que viviam na África do Sul.
Em 2009, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu que 18 de julho seria o Dia Internacional de Nelson Mandela. Segundo a própria organização, trata-se de um “reconhecimento da contribuição dada pelo ex-presidente da África do Sul à cultura da paz e da liberdade”.
O racismo contra os negros ainda persiste em vários lugares ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Apesar de estar muitas vezes camuflado, quando olhamos para os índices de violência, escolaridade, classe social, empregabilidade entre tantos outros, identificamos que os negros sempre apresentam indicadores menos favoráveis.
Conhecer sobre a história de pessoas como Nelson Mandela é importante para toda a sociedade.
Vamos conhecer mais sobre Nelson Mandela?
- Nelson Mandela (1918-2013), nascido Nelson Rolihlahla Mandela, apelidado de Madiba, nasceu no dia 18 de julho de 1918, na aldeia de Mvezo no Transkei, África do Sul.
- Devido às injustiças que presenciou nessa fase de estudante, Madiba como também era conhecido, resolveu assumir a luta em favor do povo negro.
- Em 1944 fundou, em conjunto com Walter Sisulo e Oliver Tambo, a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, principal representação política dos negros.
- Mandela foi o primeiro advogado negro de Johanesburgo, formado em 1951, com uma bolsa de estudos.
- Em 5 de agosto de 1962, Mandela foi preso acusado de incitar o povo à greve, e por sair do país sem passaporte válido. Sofreu acusações de sabotagem e conspiração junto com outros líderes da resistência armada e em 1964 foi condenado à prisão perpétua.
- 27 anos depois, em 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi colocado em liberdade graças a pressão internacional e, logo em seguida, as últimas leis do apartheid foram abolidas.
- Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz (1993)
- Foi eleito o primeiro presidente democrático da África do Sul (1994 – 1999)
- Nelson Mandela foi casado 3 vezes, teve 4 filhos
- Em reconhecimento à sua contribuição, a Assembleia Geral da ONU, em 2009, declarou o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela.
- Mandela faleceu em Joanesburgo no dia 5 de dezembro de 2013
“Nelson Mandela dedicou sua vida ao serviço do seu povo e da humanidade, e ele o fez com grande sacrifício pessoal. Sua posição de princípios e a força moral que sustentou foram decisivos no desmantelamento do sistema do apartheid. Ele ressurgiu, após 27 anos de detenção, sem rancor, determinado a construir uma nova África do Sul com base no diálogo e na compreensão”, declarou, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na ocasião da morte do líder sul-africano.
Mulher Madura: Inspire-se em Mandela
Para as mulheres maduras, que já viveram e testemunharam tantas transformações, o exemplo de Mandela ressoa de forma especial. Ele nos lembra que a idade não é um limite para a ação e que a sabedoria e a experiência acumuladas podem ser ferramentas poderosas para promover a mudança.
Que neste Dia Internacional de Nelson Mandela, possamos refletir sobre:
- A importância da perseverança: Mandela nos ensinou que, mesmo diante dos maiores obstáculos, a fé em nossos ideais pode nos levar à vitória.
- O poder do diálogo e da reconciliação: Ele mostrou que é possível construir pontes e curar feridas, mesmo após anos de conflito.
- A responsabilidade de cada um: Mandela acreditava que cada indivíduo tem um papel a desempenhar na construção de um mundo mais justo e equitativo.
Sua vida foi um testemunho de que a esperança pode florescer mesmo nas circunstâncias mais sombrias.
Que a inspiração de Madiba nos impulsione a ser agentes de mudança em nossas comunidades, em nossas famílias e em nossas próprias vidas.
Nelson Mandela, um exemplo do poder de mudar o mundo.
Algumas sugestões de livros publicado por Nelson Mandela que escreveu durante o período em que passou na prisão, até os dias de liberdade:
Nelson Mandela: Longa Caminhada Até a Liberdade
A cor da liberdade: Os anos de presidência
Inspire-se na trajetória de Nelson Mandela assistindo os vídeos:
África do Sul: 30 anos após o fim do apartheid- TV Cultura – 03:05
Quem foi Nelson Mandela? – Brasil Escola – 04:35
Nelson Mandela e a incrível luta contra o apartheid- Toda Matéria – 05:37
E os filmes:
Silverton Siege | Official Trailer | Netflix
Trailer:
Mandela – A Luta pela liberdade / Goodbye Bafana – 2007
Trailer:
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-109738/trailer-18728550/
Invictus – 2009
Onde assistir: Google Play, Apple TV e Youtube, Max, Amazon Prime Video
Atores: Morgan Freeman e Matt Damon
Logo após assumir a presidência da África do Sul, Mandela viu no Campeonato Mundial de Rugby, esporte popular entre a população branca da região, uma oportunidade de união na população branca e negra, ainda dividida pelo apartheid. Para isso, solicitou apoio de François Pienaar, capitão da equipe, e incentivou a vitória da seleção.
Trailer – 2:25
Além do legado inigualável deixado por Nelson Mandela na luta pela liberdade, registramos duas de suas frases memoráveis que demonstram a força deste líder em busca da liberdade de um povo:
“Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença”
“Eu sou o dono do meu destino. Eu sou o capitão da minha alma.”
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- Continue acompanhando o nosso site
- Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes: