Azeite: ouro líquido e seu poder na alimentação e na cosmética.

Azeite - ouro líquido e seu poder na alimentação e na cosmética

O azeite de oliva já foi chamado de ouro líquido devido aos seus múltiplos benefícios.

Entre os óleos vegetais, o azeite é comprovadamente o melhor para a saúde. Fonte de gorduras boas, minerais e vitaminas E, A e, K, o óleo extraído de azeitonas tem propriedades anti-inflamatórias, reduz o risco de doenças do coração e é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres —substâncias que causam envelhecimento precoce.

Um pouco de história

No antigo Egito, acreditava-se que o segredo de beleza de Cleópatra incluía banhos de azeite para garantir hidratação e elasticidade da pele. Já na Grécia antiga, os atletas tinham o hábito de passar o azeite pelo corpo quando participavam de competições, como forma de proteger a pele do sol. Quando um deles era vitorioso, recebia de presente uma coroa de folhas de oliveira – tradição que se mantém até hoje.

Recentemente, especialistas retomaram essas sabedorias antigas para reforçar a importância e a multifuncionalidade do alimento para o corpo, pele e cabelo.

Em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, a chef de cozinha Perola Polillo, declara que: “Azeite é tudo de bom”.  Apesar de já saber dos benefícios do óleo no preparo dos alimentos, sua “admiração” cresceu por pura curiosidade. “Depois de formada em gastronomia, eu fui para a Itália, estudar na ONAOO, uma escola tradicional que tem uma boa base de especialização de azeites. Ali eu comecei a fazer a identificação do óleo com a natureza”, afirma. Ao descobrir que todos os benefícios do azeite eram puros, sem adição de solventes ou conservantes, ela se encantou. “A gente realmente bebe todos os benefícios da natureza.”

A partir dos aprendizados, Perola passou a incluir o produto em outros aspectos do seu dia a dia. “O azeite é muito mais do que comida. É alimento para o corpo. Sempre fui curiosa, sempre adorei produtos manuais, e percebi que poderia usar o azeite para além da comida”, diz.

Assim, ela criou sabonetes, condicionadores, xampus, óleos essenciais e até biscoitos caninos que têm o azeite como base.

Fonte: https://www.estadao.com.br/saude/azeite-de-oliva-conheca-maneiras-de-utilizar-o-oleo-para-cuidar-da-pele-do-cabelo-e-da-saude/

Confira os principais benefícios do azeite:

1. Azeite de oliva ajuda a controlar os níveis de colesterol

Feito a partir da prensagem de azeitonas, o azeite de oliva é saboroso e altamente nutritivo. Por ser fonte de ácidos graxos (como o ômega 9), por exemplo. Ajuda a reduzir o colesterol “ruim (LDL) e a aumentar o “bom” (HDL).  Coadjuvante na absorção de vitaminas (A, D e E) que são fundamentais para o metabolismo e, consequentemente, para o controle do colesterol.

2. Amigo do coração e do cérebro

O azeite de oliva é muito conhecido por ter propriedades benéficas para o coração e para o cérebro, sendo fonte de ácidos graxos (gorduras “do bem”), antioxidantes (que previnem a degeneração dos neurônios), minerais e vitaminas importantes para o sistema circulatório.

3. É fonte de antioxidantes importantes para a imunidade

Tem alto teor de vitamina E,  polifenóis (tipos de antioxidantes) que fortalecem a imunidade e evitam o envelhecimento das células. Essas substâncias também fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos, unhas e ajudam no processo de desintoxicação do organismo.

4. Anti-inflamatório natural

O azeite é fonte de ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a impedir a formação de inflamações. Quando consumido no dia a dia, o azeite ajuda no processo de perda de peso, na eliminação de toxinas e no fortalecimento do sistema imunológico.

5. Azeite garante saciedade e auxilia na digestão

Ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, contribui para a digestão, evitando o acúmulo de gordura na região abdominal.

 6. Ossos fortes

Por ser fonte de cálcio e vitamina K o azeite ajuda a manter a saúde dos ossos.

É também fonte de oleuropeína – composto que apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e que previne a osteoporose.

E como escolher um bom azeite?

Prefira azeite extra virgem e com acidez até 0,8%.

Opte pelo extra virgem, especialmente se for utilizá-lo em saladas, temperar vegetais, peixes ou na finalização de pratos

Embalagem: escolha o que vem embalado em lata ou em vidro escuro. Estão mais protegidos da umidade, do calor excessivo, do oxigênio e da luz.

Fique longe das embalagens de plástico. São mais baratas, mas levemente porosas, o que há o risco de o produto entrar em contato com o oxigênio antes mesmo de ser aberto.

Veja a data de fabricação e escolha os mais jovens. E, de preferência, embalado no mesmo local onde foi produzido. Essas informações constam da rotulagem do produto.

Diferentes tipos de azeite

Azeite refinado

O azeite refinado é considerado o azeite mais comum. Ele é obtido na segunda ou demais prensagens da azeitona, passando também por um processo de refinamento do óleo.

Por isso, além de ter valor nutricional menor quando comparado com os outros métodos, ele é um produto com acidez mais elevada, podendo chegar a 3%. Seu sabor e aroma, entretanto, são mais suaves.

Esse é o tipo de azeite mais utilizado em frituras, já que sofre menos alterações em seu valor nutricional quando exposto a altas temperaturas. Também se adequa bem às preparações como grelhados e refogados.

Azeite virgem

São tipos de azeite com óleos extraídos da azeitona por processos mecânicos, que valorizam mais a qualidade nutricional do produto quando comparados com as formulações refinadas. O aroma e sabor deles também são mais característicos.

Sua acidez pode variar entre 0,8% e 1,5%, mas é um produto já considerado adequado para temperar alguns pratos quentes ou até mesmo para refogar alimentos.

Azeite extra virgem

Considerado o melhor dos tipos de azeite disponíveis nos mercados e supermercados de todo o mundo, o extra virgem é um óleo obtido a partir da primeira prensagem feita em azeitonas de qualidade. O processo, todo realizado a frio, garante aroma e sabor de qualidade – e originais – para o azeite, além de permitir que seu teor de acidez não ultrapasse os 0,8%.

É exatamente por essas características que esse é o melhor tipo de azeite para consumir frio, geralmente em saladas, mas que também combina muito bem com pratos quentes.

Os 10 melhores azeites de 2023 – publicado pelo Portal Vida Livre 

  • Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico – Herdade do Esporão
  • Azeite Extra Virgem de Oliva – Colavita
  • Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico – Native
  • Azeite de Oliva Extra Virgem – Andorinha
  • Azeite Extra Virgem – Borges
  • Azeite de Oliva Extra Virgem – Cocinero
  • Azeite de Oliva Extra Virgem – Cartuxa
  • Azeite de Oliva Extra virgem clássico – Gallo
  • Azeite Chileno Extra Virgem Premium – Deleyda
  • Azeite Grego Extra Virgem – Mykonos

Dica:

Quando for às compras, prefira o azeite do fundo da prateleira. Ele fica mais protegido da luz, portanto mais preservado.

Azeite também ajuda na beleza da pele:

Hidratante

Por combater as rugas e hidratar a pele, o azeite pode servir de hidratante facial com apenas algumas gotas na pele limpa. E como máscara facial quando misturado com mel ou demaquilantes. Lave o rosto em seguida.

Renovação celular e fortalecimento

O azeite é uma boa base para um esfoliante caseiro quando misturado com açúcar, ou óleo essencial para óleos de massagem. Também ajuda a fortalecer os lábios rachados, cutículas e unhas.

Óleo capilar

Para combater o frizz, aplique o óleo nos fios e deixe agir durante a noite. Lave o cabelo ao acordar. É indicado principalmente após exposição ao cloro e sol.

Saúde dos órgãos

Substitua os óleos comuns pelo azeite. Seja para usar o líquido quente, como em frituras, ou frios, como tempero de salada, o azeite é sempre a melhor opção.

Além de combater os radicais livres, favorece a proteção da longevidade das células e é um digestivo natural.

Pesquisamos alguns vídeos para você saber mais sobre as propriedades do azeite e se encantar!

As oliveiras cuidadas com música clássica no Olival de Cunha

Benefícios do azeite de oliva na estética e na beleza – Você Bonita – 16:01

Veja o que acontece se você consumir azeite todos os dias- Giovanna Guido- 12:31

Cuidados com a pele: Benefícios do Azeite de OLIVA! | Cuidados com a pele Mulher – 03:09

Vamos viver com plenitude e muito sabor a nossa longevidade!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

One thought on “Azeite: ouro líquido e seu poder na alimentação e na cosmética.”

  1. Muito bom o conteúdo. Parabéns! Como sugestão: acho que dvcs deveriam falar dos azeites brasileiros que estão entre os melhores do mundo. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeites no Brasil, e conta com mais de 300 produtores. Alem disso, o governo do RS instituiu um selo , em parceria com o IBRAOLIVA que garante a origem e a qualidade dos azeites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *