Cuidados com os cabelos brancos e grisalhos

Cuidados com os cabelos grisalhos

Cuidados com os cabelos é uma preocupação diária da mulher, em especial na maturidade quando ficam brancos ou grisalhos. Mas será que eles exigem cuidados especiais em relação aos demais tipos de cabelos?

Para esclarecer estas dúvidas e entendermos um pouco mais sobre o cuidado com os cabelos, a Fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto, fez um bate papo com Marcello Pascotto, Hair Stylist e filho dos fundadores do Salão de Beleza L´Officiel de São Paulo.

O L’Officiel foi fundado pelos seus pais em 1950 e é reconhecido por sua mistura singular de tradição e elegância. Marcelo é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e em hair stylist pela escola Vidal Sassoon, de Londres. Marcelo tem mais de 30 anos de experiência como hair stylist e foi responsável por acompanhar o desenvolvimento da linha de produtos para cabelos do L’Officiel, criada em 2019. Ele viaja regularmente ao exterior para fazer cursos de atualização. Como curiosidade, foi um dos 60 classificados no 1° Festival do Minuto, com o filme Minha Vida de Cachorro, no YouTube. Marcelo fala japonês e adora viajar pelo mundo conhecendo culturas diferentes!

Vamos aprender com Marcelo como ser gentil com os nossos cabelos.

A onda dos Cabelos brancos ou grisalhos na pandemia

A onda dos cabelos prateados, grisalhos ou brancos ganhou força na pandemia. Seja pela dificuldade da mulher em fazer retoques, o que fez muitas deixarem o cabelo branco ou grisalho ou simplesmente aquelas que resolveram assumir os grisalhos ou brancos. Um número expressivo em relação a antes da pandemia.

Existem características diferentes de pessoa para pessoa, mas Marcelo diz que um corte mais curto fica mais moderno enquanto o cabelo é branco ou grisalho e comprido e solto precisa ter muito cuidado para não passar uma mensagem de desleixo.

Cabelo branco e grisalho. Mais ressecado e quebradiço?

Nem sempre. Marcello explica que cada fio de cabelo tem um folículo que, por um processo natural, herança genética ou problema, param de produzir o pigmento no bulbo capilar, que dá cor ao cabelo. Em geral quando o folículo tem esta falha ele também pode ter outros problemas que fazem com que o cabelo fique menos macio e arrepiado, mas não é uma relação direta. Existem cabelos brancos e grisalhos que continuam macios e saudáveis, mas todos requerem cuidados.

Como fazer a transição para o cabelo grisalho ou branco

Para deixar o processo de transição mais tranquilo para a pessoa, é necessário analisar as características de cada uma. Da cor que o cabelo está tingido, da cor natural da pessoa, de quanto cabelo branco e grisalho ela tem. Em geral se a pessoa tem um tom de cabelo muito escuro em relação ao grisalho ou branco, é possível descolorir e tingir para neutralizar o amarelado, mas Marcelo não recomenda porque pode ser uma agressão forte para o cabelo.

O ideal, na opinião de Marcelo, é deixar o cabelo bem curto que diminui a diferença entre as duas cores, dá um look mais atual e não danifica o cabelo.

Cuidados com os cabelos grisalhos

Shampoos específicos para evitar o amarelado – os shampoos “silvers” neutralizam o amarelado do cabelo com pigmentos azuis e violetas. Muitos desses shampoos podem ressecar o cabelo porque o objetivo é limpar. No caso do Shampoo Silver, do L´Officiel, tem um ingrediente hidratante que protege o cabelo, mantém a suavidade e trata o cabelo.

Os shampoos silvers também funcionam para deixar os grisalhos com efeito mais escuro ou “fechado” porque deixam os fios brancos  acinzentados. Além disto é importante adequar a quantidade de vezes utilizar o shampoo silver de acordo com o cabelo para que não fique com tom muito azulado por exemplo.

Mas o que realmente trata os cabelos são as máscaras.

Hidratação para cabelo quebradiço ou ressecado – Marcelo diz que hoje não existem produtos de hidratação específicos para cabelos brancos. Os produtos a serem utilizados devem ser os destinados a cabelos quebradiços ou ressecados.

Marcello reforça que, na opinião do L’Officiel, o processo de hidratação do cabelo deve ser composto pelo shampoo e pela máscara, não necessita de um condicionador e explica o porque. Historicamente quando o shampoo começou a ser utilizado, eram muito agressivos e deixavam o cabelo emaranhado, impossível de pentear. O condicionador foi criado justamente para suavizar e desembraçar os fios e neutralizar o efeito ressecado do shampoo.

Por esta razão, a linha capilar da L’Officiel não tem condicionador. Só shampoo e máscara. O shampoo que cuida do couro cabeludo e limpa o cabelo e uma máscara que vai cuidar do fio da cabeça até a ponta, dando brilho, hidratação, repõe a estrutura do cabelo, deixa macio e pode ser utilizada diariamente. Importante é que a máscara precisa ser enxaguada completamente.

Outros produtos que cuidam do nosso cabelo

Leave-in: creme sem enxágue que deve ser usado depois da lavagem e da máscara. Protege, modela, dá brilho e controla o frizz.

Óleo:  finalizador de brilho; para quando fizer uma escova.

Protetor Solar para os cabelos: para quando você for tomar sol; praia ou piscina. E só é removido com shampoo.

Protetor térmico: protege o cabelo do calor de uma chapinha ou do secador. Não é recomendado para uso no sol.

Hidratação em casa

Se seu cabelo tem um dano moderado ou para pequenas restaurações, você pode fazer a hidratação em casa, inclusive segundo Marcelo, o uso diário, nestes casos, é mais eficaz do que fazer um banho de hidratação a cada 6 meses, o que não impede fazer um banho profundo 2 a 3 x por ano.

Mas se o cabelo está muito quebradiço. Por exemplo se foi exposto a algum processo químico intenso, precisará de substâncias e ingredientes hidratantes profissionais só disponíveis nos salões porque necessitam de conhecimento técnico para fazer o tratamento correto.

Cuidados adicionais

Ao mesmo tempo que o cabelo é muito resistente, se não for bem cuidado, pode ficar com aparência de malcuidado e desleixo.

  • É importante cortar as pontas do cabelo regularmente para evitar a abertura das pontas para que elas estejam sempre seladas que dão o aspecto de saudabilidade.
  • Evite friccionar o cabelo com a toalha quando estiver secando. Pode arrepiar o cabelo e criar eletricidade estática. Seja gentil com seu cabelo.
  • A temperatura da água não deve ser nem muito quente, nem muito fria, para não mexer com a circulação sanguínea da cabeça. Um jato mais frio ao final da lavagem, faz bem, mas não lavar com água fria para evitar a produção de sebo.
  • O sol agride o cabelo, resseca e clareia. Proteger do sol, da areia, do cloro e da piscina é fundamental.
  • Cuidado com os produtos que utiliza. Fique atenta às instruções de uso do produto. Usar no período determinado na embalagem e seguir as orientações do rótulo. Muito cuidado ao aplicar produtos no cabelo antes de se expor ao sol.

Caso tenha interesse em conhecer a linha de produtos e um pouco mais sobre o L’Officiel, acesse:

– Produtos: https://www.lofficiel.com.br/compre-online

– Site:  https://www.lofficiel.com.br/

– Instagram – https://www.instagram.com/lofficiel.oficial/

Convidamos você a assistir o bate papo integral da nossa Fundadora com Marcello Pascotto acessando o canal do YouTube da Estilo 5.0+:

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente!

Inscreva-se no nosso Canal YouTube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.