Dicas de filmes e séries – Especial Dia dos Pais por Celso Ruggiero

Nesse vídeo, Celso Ruggiero, nosso especialista apaixonado por filmes, séries, livros, viagens e tudo que se relaciona ao entretenimento traz novas e ótimas sugestões.

Convidamos você a aproveitar o clima afetivo do Dia dos Pais com as dicas de filmes e séries selecionadas pelo Celso para você curtir esse momento com muito carinho e aventura!

Bom divertimento!

Em nome do paiEm nome do Pai – Filme – Star+ e Amazon

Daniel Day-Lewis é um dos recordistas do Oscar. Possui três estatuetas da categoria principal de atuação, por Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012). Atuou também no filme O Último dos Moicanos. Day-Lewis faz o papel de Gerry Conlon nesse filme.

Atua também o ator Pete Postlethwaite que faz o papel do pai de Day-Lewis como Giuseppe Conlon. Pete é um ator britânico, atuou em A Origem, no próprio filme O Último dos Moicanos e Os Suspeitos.

Junto com eles, atua também a atriz britânica Emma Thompson que faz o papel da advogada Gareth Peirce, muito conhecida por atuar em Nanny Mcphee. Ganhou Oscar de Melhor atriz por Howards End. Atuou em Vestígios do Dia com Anthony Hopkins, dentre outros.

O diretor desse filme, Jim Sheridan, muito conhecido pelo filme Meu Pé Esquerdo, O Lutador e tem uma parceria muito forte com Daniel Day-Lewis.

O filme “Em nome do Pai”, é baseado numa história verídica baseada no romance autobiográfico:  “Proved Innocent”, de Gerry Conlon.

Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas, 4 soldados e um civil, num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um jovem rebelde irlandês que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos.

Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry luta com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso.

A época é dos atentados do IRA – Exército Republicano Irlandês com muitos atentados a bomba, período de muita pressão daí a urgência da polícia em resolver rapidamente os casos.

O filme mostra muito sobre a relação entre o filho e o pai convivendo dentro da mesma prisão. Como cada um encara o cárcere, como cada um se propõe a viver naquilo e a batalhar por uma saída ou não. E a relação com os outros prisioneiros, do IRA, dentro da mesma prisão.

Celso comenta que depois do filme, surgiram algumas controvérsias. As duas principais são: a advogada nunca teria sido uma advogada do tribunal. Ela cuidaria da papelada e outra advogada faria o tribunal. E a relação entre o pai e o filho que não teriam convivido muito dentro da prisão. O diretor do filme repudiou as alegações, mas o importante é olhar toda essa relação entre as pessoas. Se as provas eram ok, ou forjadas, dentro do processo. E isso é o cerne da questão e o que vale a pena.

1994 – Drama – Star+ e Amazon
Elenco: Daniel Day-Lewis, Emma Thompson, Pete Postlethwaite
Diretor: Jim Sheridan, que também dirigiu Meu Pé Esquerdo e O Lutador.

Trailer : 1:57
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-9430/trailer-19535489/

Meu paiMeu Pai – Filme – Amazon

Anthony Hopkins, faz o papel de Anthony, o personagem principal. Ator fantástico que dispensa apresentação, com atuação brilhante em vários filmes como Dois Papas, Encontro Marcado, Lendas da Paixão, dentre outros.

Olivia Colman que participou do The Crown, onde fez o papel de Anne. Aqui representa a filha de Anthony.

É um dos filmes mais interessantes que já vi da relação pai e filha, comenta Celso, mas é difícil falar desse filme sem dar um spoiler e vocês também encontrarão nas sinopses.

O filme mostra uma filha já madura tentando cuidar e lidar com um pai e o avanço do Alzheimer na sua mente, na sua vida.

Celso comenta que, é primeira vez que ele vê um filme abordar a questão do Alzheimer sobre o ponto de vista de quem sofre a doença. A filha vai acompanhando a demência evoluindo na cabeça do pai dela.

Ele começa a não confiar nas pessoas, mesmo sendo os seus entes mais queridos. Ele começa a ver situações ora positivas, ora não, nas pessoas que o cercam.

E começa a ter dúvidas sobre quem é quem. Esse é o cenário do filme.

Para quem já viveu situações semelhantes com entes queridos, é quase impossível não se identificar com os que rodeiam Anthony e perdem a paciência, dispensando suas confusões como teimosias, por exemplo.

Para fazer o protagonista, o ator Anthony Hopkins conversou com pessoas com Alzheimer, avançado ou não, e com indivíduos que cuidaram de idosos nessa situação.

É um filme brilhante. É quase uma peça de teatro que se passa num ambiente só. Vale a pena. Mas é um filme um pouco mais pesado.

2021 – Drama – Amazon, Paramount
Elenco: Anthony Hopkins, Olivia Colman

Trailer: 2:14

Ou tudo ou nadaThe Full Monty – “Ou tudo ou nada” – Filme – Now e Apple TV

Comédia mais antiga de 1997, ambientada no Reino Unido. Como comédia britânica nem sempre os atores são todos conhecidos para a gente.

O ator principal é o Robert Carlyle que já atuou em Trainspotting 2, na série Era Uma Vez, Yesterday e em A Praia.

Celso escolheu essa comédia principalmente por causa do ator Robert Carlyle. A mãe o abandonou aos 4 anos de idade e o pai trabalhou de pintor e decorador e o matriculou na escola de artes de Glasgow, na Escócia, onde ele estudou e depois foi fazer televisão e teatro.

O outro ator é Mark Addy Johnson que atuou como o Frei Tuck em Robin Hood, mas atuou em vários outros filmes como em Downton Abbey ‑ O Filme, na série Doctor Who (2005) e em Sangue Novo.

E Tom Wilkinson, que trabalhou como ator coadjuvante em muitos filmes também como Missão Impossível, Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças, e Batman Begins.

O personagem principal do filme, Robert Carlyle (Gaz), trabalhou na cidade de Sheffield, conhecida como a “cidade do aço”, devido ao grande número de empresas do setor instaladas no local. No filme, essas empresas estão em processo de demissão dos funcionários, gerando um grande número de desempregados, inclusive Gaz.

Gaz (Robert Carlyle) é divorciado e tem um filho que gostaria de ter a guarda compartilhada, mas não tem dinheiro para isso.

Para sobreviver, ele e seu amigo Dave (Mark Addy) entram em fábricas abandonadas e roubam aço para poder vender.

Seus amigos não estão em situação melhor do que a dele: Dave (Mark Addy) está com depressão e convencido de que a esposa não está mais interessada no casamento. Lomper (Steve Huison) cuida da mãe e tem tendência suicida e Gerald (Tom Wilkinson) que era o supervisor da fábrica, também foi demitido mas mente há seis meses para a esposa, dizendo que permanece empregado.

Num desses dias, Gaz passa em frente a um lugar onde há uma longa fila num local de stripper para mulheres e tem a ideia de fazer a mesma coisa e ganhar algum dinheiro com isso. Convida os amigos, mas nenhum deles tem “appeal” para ser stripper.

Eles não são aquilo que as mulheres pagariam para ver.  Mas mesmo assim não desistem e, com a ajuda de um amigo, resolvem começar os ensaios e treinos e é o que acontece no filme inteiro.

Como uma comédia inglesa, além do humor, há também muita crítica social, como desemprego, relações paternas, direitos do pai, homossexualismo, cultura de classes, etc.  Mas tudo isso dentro da mesma comédia. Muito interessante.

1997- Comédia – Now e Apple TV
Elenco: Atores: Robert Carlyle, Mark Addy, Tom Wilkinson

Trailer: 1:28
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-10442/

OzarkOzark – Série – Netflix

Uma série que Celso considera como excelente. Ozark é uma região nos Estados Unidos, no Missouri, norte do Arkansas, cheia de lagos, cânions e cachoeiras.

A série começou em 2017 e acabou agora em 2022. São 4 temporadas na Netflix, uma verdadeira maratona.

Jason Bateman interpreta o papel de Marty Byrde. Ele atuou em A noite do Jogo e em Simon, na televisão. Aqui ele dirigiu 4 capítulos da 1ª. temporada e alguns da 2ª. temporada e ainda foi co-diretor de outras.

A série teve outros diretores além dele, durante toda a temporada.

A atriz Laura Linney atua como Wendy, a esposa de Marty Byrde. Ela atuou em Simplesmente Amor.

Há também Julia Garden, atriz e modelo norte-americana, que interpreta Ruth Langmore na série Ozark.  Por sua performance na série, Julia venceu dois Emmys consecutivos, na categoria de melhor atriz coadjuvante em série dramática, em 2019 e 2020.

Tudo começa em Chicago com Mark e seu sócio. Eles têm um escritório de contabilidade. Por pressão e para ganhar dinheiro, começam a fazer a contabilidade e a lavagem de dinheiro de um cartel do México.

O filme começa nesse contexto, aliado ao fato de que a mulher de Byrde o está traindo.  E o sócio, traindo a mulher e o cartel. E o cartel descobre.

O desenlace dessa situação não é muito positivo. Byrde acaba tendo que sair de Chicago com a família; esposa e os dois filhos. E se mudam para Osark, daí o nome do filme.

E de lá, ele promete ao chefe do cartel que vai pagar a dívida e lavar o dinheiro.

No filme, essas 4 temporadas se desenrolam em agressões. A esposa de Byrde, Wendy, passa a ter protagonismo na história e atua no processo de lavagem de dinheiro, se envolvendo em situações com a família, detetives e traficantes.

Mas também por causa do dinheiro para a educação dos filhos.

A série completa é longa. Mas é para ficar grudado na cadeira porque é muito boa, comenta Celso. “Você vai ver comédia, ação e até muito suspense”.

Como está tudo no ar, você não terá que ficar muito tempo aguardando como ele teve, finaliza Celso.

2017 – Suspense – Série Netflix –  4 temporadas
Elenco:  Jason Bateman, Laura Linney, Julia Garner,

Trailer:  1:52

 

Assista as sugestões e os comentários do Celso Ruggiero na íntegra. Acesse:

Acompanhe mensalmente as dicas de Diversão no canal do YouTube da Estilo 5.0+ sobre temas fascinantes de filmes, séries e livros.

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente.

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Continue acompanhando o nosso site
  • Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *