
Mulher madura: você trilhou um caminho rico em experiências, aprendizados e sabedoria. Ao longo da vida, construiu relacionamentos valiosos, seja com familiares, amigos ou parceiros. Agora, imagine como a humildade intelectual pode aprofundar ainda mais essas conexões, tornando-as mais significativas e gratificantes.
Reconhecer que suas crenças podem ser imprecisas pode ajudar você a aprender mais e construir melhores relacionamentos.
Você já se pegou refletindo sobre suas crenças e opiniões, pensando sobre por que e como chegou a ter uma certa convicção, talvez até mesmo questionando se poderia estar errada? Ou talvez você se lembre de quando aprendeu alguma informação nova — em uma conversa, em um livro, na TV ou nas redes sociais— e teve um momento que mudou uma opinião antiga.
Esses são exemplos de um conceito que psicólogos e filósofos chamam de “humildade intelectual“, que é definida por uma consciência apropriada de nossas limitações intelectuais e o reconhecimento de que as crenças que temos podem ser imprecisas ou equivocadas.
Um estudo publicado pelo site https://greatergood.berkeley.edu nos apresenta o conceito de Humildade Intelectual que agrega a uma vida com mais qualidade nos relacionamentos.
Mas final, o que é humildade intelectual?
É a capacidade de admitir que você não tem todas as respostas e estar aberta a novas ideias e pontos de vista.
A humildade intelectual não significa negar seus conhecimentos ou conquistas, mas sim reconhecer que o aprendizado é contínuo e que existem diferentes perspectivas e formas de ver o mundo.
A ideia de humildade intelectual está por aí há séculos: os filósofos sempre consideraram uma virtude reconhecermos nossas limitações. Mas o interesse experimental dos psicólogos ficou popular só na última década, em resposta à crescente polarização política. Eles viram a humildade intelectual como um possível antídoto.
A ciência da humildade intelectual tem benefícios de longo alcance, desde como abordamos novos aprendizados até como percebemos e somos percebidos por pessoas que são diferentes de nós.
Segundo o artigo do https://greatergood.berkeley.edu, foram destacados 5 pontos pelos cientistas para que possamos desenvolver a humildade intelectual:
- A humildade intelectual pode ajudá-lo a aprender coisas novas
- É mais provável que você investigue mais quando confrontada com visões opostas e informações falsas, as “fake News!
- A humildade intelectual pode melhorar seus relacionamentos
- Você pode construir pontes melhores com diferentes tipos de pessoas
- Indivíduos intelectualmente humildes são mais tolerantes com outras pessoas
Segundo o filósofo Mario Cortella, para a construção de uma vida honrosa, são necessárias três trilhas fundamentais:
- generosidade mental,
- coerência ética e
- humildade intelectual.
E nos alerta:
- Ensinar é um ato de generosidade mental
- Praticar o que se ensina é viver com coerência ética
- Perguntar o que se ignora é ter humildade intelectual diante da vida
Como a humildade intelectual pode transformas seus relacionamentos?
- Comunicação mais profunda: Ao ouvir o outro com atenção e genuíno interesse, você cria um espaço seguro para o diálogo aberto e honesto. As pessoas se sentirão mais à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos, fortalecendo a intimidade e a confiança.
- Resolução construtiva de conflitos: Em vez de se apegar a suas opiniões e entrar em discussões acaloradas, a humildade intelectual permite que você busque soluções em conjunto, considerando diferentes perspectivas e encontrando um terreno comum.
- Aprendizado mútuo: Ao reconhecer que todos têm algo a ensinar, você se abre para novas experiências e conhecimentos. Seus relacionamentos se tornam um espaço de crescimento e desenvolvimento pessoal, onde você e as pessoas ao seu redor se enriquecem mutuamente.
- Empatia e compreensão: A humildade intelectual a torna mais sensível às necessidades e sentimentos dos outros. Você se coloca no lugar do outro, buscando compreender suas motivações e pontos de vista, o que fortalece a empatia e a compaixão.
- Relacionamentos mais leves e harmoniosos: Ao evitar julgamentos precipitados e reconhecer a complexidade das situações, você cria um ambiente mais leve e harmonioso em seus relacionamentos. A humildade intelectual permite que você aceite as diferenças e celebre a individualidade de cada pessoa.
Cultivando a humildade intelectual:
- Pratique a escuta ativa: Ouça com atenção e genuíno interesse, buscando compreender o ponto de vista do outro antes de expressar o seu.
- Questione suas próprias crenças: Esteja aberta a revisar suas opiniões e crenças, reconhecendo que o aprendizado é contínuo e que novas informações podem mudar sua perspectiva.
- Reconheça seus erros: Admitir que você errou demonstra força e maturidade, e abre espaço para o perdão e a reconciliação.
- Valorize a diversidade de opiniões: Reconheça que diferentes perspectivas enriquecem o debate e podem levar a soluções mais criativas e eficazes.
- Cultive a curiosidade: Mantenha-se aberta a novas experiências e conhecimentos, buscando aprender com as pessoas e situações ao seu redor.
- Reflita antes de reagir: Antes de entrar numa conversa potencialmente controversa, lembre-se dos benefícios da humildade intelectual e dos objetivos que você tem para a interação com o outro.
- Seja grata: A gratidão é considerada o mais forte indicador de humildade intelectual. “Não dá para ter gratidão e, ao mesmo tempo, querer ganhar todos os créditos”.
“Ninguém sabe tudo. Reconhecer essa limitação e a possível falibilidade até mesmo de nossas crenças mais profundas é fundamental para praticar o conceito de humildade intelectual”.
“Ela ajuda a superar esse pensamento muito categórico, ou-preto-ou-branco, ao qual muitas vezes sucumbimos”, diz Igor Grossmann, professor de psicologia da Universidade de Waterloo”.
Pesquisas descobriram que as pessoas com mais humildade intelectual estão mais abertas a novos aprendizados, curiosidade e mente aberta, analisa Elizabeth Krumrei Mancuso, professora de psicologia da Pepperdine University.
Mulher madura: a humildade intelectual é algo que você pode implementar na sua vida, beneficiar os seus relacionamentos, transformando suas relações em um espaço de crescimento, aprendizado e amor, construindo conexões ainda mais profundas e significativas.
Pesquisamos alguns vídeos sobre o tema, acesse:
A importância da humildade| Mario Sergio Cortella – 05:51
O que é uma pessoa humilde? | Luiz Felipe Pondé – 6:59
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes:
https://greatergood.berkeley.edu/article/item/five_reasons_why_intellectual_humility_is_good_for_you