Dicas de livros sobre Diversidade, Igualdade e Inclusão

Dicas de livros sobre Diversidade, Igualdade e Inclusão

Diversidade, Igualdade e inclusão são temas importantes e que têm sido muito discutidos atualmente no mundo inteiro, em todos os ambientes. Aprender e estar aberto para conhecer é fundamental.

Pesquisamos alguns livros com diferentes conteúdos para você se aprofundar no tema e se emocionar com as histórias romanceadas.

1.Reflexões

Diversidade – O Poder da inclusão

Diversidade – O Poder da inclusão

Autora: Sheree Atcheson

O livro baseia-se na experiência de Sheree Atcheson, Diretora global de Diversidade, Equidade e Inclusão, como jovem mulher não branca em uma área técnica dominada majoritariamente por homens brancos para abordar os graves problemas que se originam de preconceitos enraizados e da falta de conscientização sobre privilégios.

No livro, a autora compartilha suas visões sobre o tema e porque é importante pensar em inclusão no dia a dia e não apenas nos ambientes de trabalho.

“Aceitar opiniões de vozes diversificadas é algo que precisamos fazer em todas as esferas de nossas vidas. Ambientes inclusivos não é apenas no ambiente profissional, mas nas escolas e nas nossas casas na forma como nos comportamos cotidianamente” afirma a autora.

Em 2013, ela lançou e liderou a premiada expansão no Reino Unido da Women Who Code, maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada a mulheres na tecnologia.

É considerada como uma das mulheres mais influentes do Reino Unido no ramo da tecnologia.

onde-comprar


2. História romanceada

A Cor Púrpura

A Cor Púrpura

Autora: Alice Walker

Alguns dos personagens mais marcantes da literatura estão neste livro; ganhador do Prêmio Pulitzer de 1983 e inspiração para o filme homônimo dirigido por Steven Spielberg em 1985.

A cor púrpura é a história de Celie – por volta do período de 1900 a 1940 -, pobre, negra e praticamente analfabeta, no Sul dos Estados Unidos. Brutalizada desde a infância, a jovem foi estuprada pelo padrasto e depois forçada a se casar com Albert, um viúvo violento, pai de quatro filhos, que enxergava a esposa como empregada e lhe impunha sofrimentos físicos e morais rotineiramente.

Celie escreve cartas para Deus e para a irmã, missionária na África, com uma linguagem peculiar que assume ritmo e cadência próprios e líricos, à medida que a adolescente cresce e começa a arregimentar experiências e amigos. Entre eles, a inesquecível Shug Avery, cantora, amante de Albert e responsável por uma sensível melhora na rotina de Celie.

Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura não se resume às lágrimas derramadas pelo leitor diante das perversidades aqui relatadas – e longe de serem apenas fruto da imaginação de Alice Walker. Por trás de triste história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais. Um livro que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade de determinadas questões.

onde-comprar


3. Ficção britânica

Garota, Mulher, Outras

Garota, Mulher, Outras

Autora: Bernardine Evaristo

A autora, Bernardine Evaristo, nascida em Londres, com origem nigeriana, é autora de nove livros de ficção e não ficção. Sua obra retrata a diáspora africana, entre o passado, o presente e a fabulação.

Trata-se de um romance surpreendentemente atual e engenhoso sobre identidade, raça e sexualidade, vencedor do Booker Prize em 2019.

Garota, mulher, outras é um verdadeiro marco da ficção britânica. O romance causou furor quando publicado: venceu o Booker Prize em 2019, foi aclamado por nomes como Barack Obama, Roxane Gay, Ali Smith e Tom Stoppard e incluído nas listas de melhores livros do ano por veículos como The Guardian, Time, The Washington Post e The New Yorker.

A forma, por si só, não é nada convencional: trata-se de um gênero híbrido, composto de versos livres e sem pontos-finais. O resultado é uma dicção singular e envolvente, que prende o leitor da primeira à última página.

O pano de fundo dessas histórias é uma Londres dividida e hostil, logo após a votação do Brexit: um lugar onde as pessoas lutam para sobreviver, muitas vezes sem esperança, sem que as suas necessidades sejam atendidas e sem que sejam ouvidas.

Nesse ambiente opressor, as vozes de Garota, mulher, outras, formam um coro e levantam reflexões poderosas sobre o machismo, o racismo e a estrutura da sociedade.

onde-comprar


4. História Romanceada

O Sol é para todos

O Sol é para todos

Autor: Harper Lee

O Sol é para todos é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Harper Lee nos apresenta um livro emblemático sobre racismo e injustiça, que marca seus leitores desde a sua primeira publicação e mostra seu valor até hoje.

O sol é para todos conta a história de um advogado branco que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista.

O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado e ainda criança na época. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

onde-comprar


Assista também o bate-papo da fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto, com a Luci Ferreira – Especialista e Palestrante nos temas de “Diversidade, Igualdade e Inclusão. Porque é importante conhecer”.

Divirta-se! Aproveite os seus momentos de tranquilidade para aprender cada vez mais!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *