O empoderamento das Mulheres 50+ tem valido a pena?

O empoderamento das Mulheres 50+ tem valido a pena?

Ao longo das últimas décadas o empoderamento da mulher 50+ vem se fortalecendo e nos perguntamos se tem valido a pena.

O empoderamento das mulheres maduras com mais de 50 anos, tem sido um movimento incrivelmente significativo ao longo dos anos. A experiência de vida, a sabedoria acumulada e a força interior da mulher madura são recursos poderosos que têm sido cada vez mais reconhecidos e valorizados na sociedade.

A evolução da medicina e da tecnologia também ajudam as mulheres maduras a entenderem e enfrentarem os impactos das mudanças que acompanham a menopausa e seus sintomas.

Ao longo das décadas, as mulheres maduras têm conquistado espaços importantes em diversas áreas, desafiando estereótipos e quebrando barreiras. Seja na carreira, na família, na política ou em qualquer outro aspecto da vida, essas mulheres têm demonstrado sua capacidade de liderança, sua inteligência emocional e sua habilidade de adaptação, mostrando que a idade não é um limitador, mas sim um valor agregado.

A Estilo 5.0+ busca inspiração nas informações de algumas pesquisas e convidamos você a fazer uma reflexão conosco.

  • De acordo com o IBGE e o Instituto Longevidade, as pessoas com mais de 50 anos representam 26% dos brasileiros ou aproximadamente 57 milhões de pessoas, sendo 30 milhões mulheres e deve dobrar até 2050.
  • A expectativa de vida dos homens atualmente é de 72 anos e 79 das mulheres
  • Segundo a pesquisa Beleza Pura da Hype 50+, nove em cada 10 das brasileiras com mais 55 anos têm renda própria, elas estão entre as principais consumidoras no país e protagonizam um movimento que tem conferido um novo significado ao envelhecer.
  • A nova geração de mulheres brasileiras 50+ é formada, em sua maioria, por baby boomers – nascidas entre 1945 e 1964. Agentes de grandes transformações econômicas e sociais no mundo, as maduras são ativas, ganham mais do que a média da população e gastam mais com elas mesmas.

Mais da metade dos lares brasileiros são sustentados por mulheres

Nos últimos dez anos, o número de domicílios chefiados por mulheres no Brasil, especialmente sem cônjuge, disparou. Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) para o jornal Valor, a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho e sua autonomia financeira são os principais impulsionadores desse fenômeno.

Dados compilados pela economista Janaína Feijó, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), mostram que, entre 2012 e 2022, o número de lares com mulheres ocupando da função de protagonistas cresceu 72,9%, passando de 22,2 milhões para 38,3 milhões.

A participação das mulheres como responsáveis por seus lares, passou de 35,7% para 50,9%, enquanto a dos homens foi de 64,3% para 49,1%.

Essas mulheres empoderadas deixam exemplo de força e empenho para a família. São guerreiras em todos os cenários: em casa, na família, no trabalho e na sociedade.

E querem viver a maturidade com saúde, tranquilidade e alegria. São profissionais estabelecidas ou estão se reinventando e querem envelhecer sem julgamentos.

Mas sabemos que ainda há muito por fazer e evoluir. No mercado corporativo, por exemplo, o preconceito ainda resiste.

Apesar das nossas conquistas, ainda existem muitos desafios pela frente.

Um levantamento feito pela BR Rating, agência de rating de governança corporativa do Brasil, aponta que apenas 3,5% das corporações têm mulheres atuando como CEOs. A pesquisa também mostra que os homens ocupam 84% dos cargos de diretoria e as mulheres 16%, enquanto os cargos gerenciais contam com 81% de homens e 19% de mulheres.

O percentual médio de mulheres no quadro total de executivos é de 23%, o que implica também em diferenças salariais. Em empresas de varejo, produtos de consumo e comunicação as mulheres ganham 7,5% a menos, em média. Em setores como mineração, siderurgia, metalurgia, construção civil e engenharia a diferença média salta para 23%.

Segundo matéria do Meio&Mensagem sobre “Como as mulheres enfrentam o etarismo no mercado de trabalho”, além do etarismo que é o preconceito etário, existe a desigualdade entre gêneros. Atualmente o mercado de trabalho continua sendo um universo majoritariamente masculino. E quanto mais alto o cargo, maior e a diferença. Por exemplo, nas cadeiras de Conselhos de administração somente 15% são mulheres.

Ainda de acordo com a mesma matéria, do ponto de vista cultural os homens que deixam os cabelos grisalhos são vistos como charmosos e as mulheres são associadas a velhice e a limitação. Além disso, as questões hormonais do climatério e menopausa reforçam o preconceito e são tratados como tabu nas empresas.

Os movimentos e iniciativas de apoio às Mulheres Maduras ganham força

Em meio a tantos desafios, muitos movimentos e iniciativas de apoio às Mulheres Maduras tem surgido, tanto no campo pessoal como no profissional. Nós da Estilo 5.0+ somos exemplos deste tipo de iniciativa assim como tantos outros.

Aqui trouxemos alguns exemplos para você conhecer:

  1. RME – Rede Mulher Empreendedora – O Instituto Rede Mulher Empreendedora, fundado por Ana Lúcia Fontes em 2017, tem como propósito contribuir com a inclusão econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, proporcionando liberdade de decisão e independência financeira.”
    Segundo matéria do Meio&Mensagem sobre Empreendedorismo 50+, Ana Fontes relata: “Recebo diariamente mensagens no meu Linkedin de pessoas com mais de 50 anos que foram desligadas de uma empresa, ou que trabalham nesses lugares, mas não são ouvidas, são constantemente desrespeitadas, e por isso querem empreender. Por mais que exista um movimento de diversidade nas áreas de Recursos Humanos, essa população é cada vez mais numerosa e se aposentar não é uma realidade, então empreender é o caminho. Um caminho que só vai crescer e que é cheio de possibilidades”
    O Instituto oferece Cursos, Eventos, Mentorias e acesso a uma comunidade que pode apoiar iniciativas de empreendedorismo feminino.
    Um exemplo é o Ela Pode – um programa de capacitações (cursos) gratuitas focado no desenvolvimento das habilidades socioemocionais essenciais para o sucesso da mulher empreendedora e que busca uma colocação no mercado de trabalho, realizado pelo Instituto RME, com o apoio do Google. https://elapode.com.br/
    Rede Mulher Empreendedora – https://rme.net.br/
  2. Movimento Elas Lideram 2030 – é uma iniciativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil em parceria com outras instituições parceiras com a ambição de ter 1.500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030 + 11.000 mulheres ou 50% em posição de alta liderança.”
    A iniciativa defende a força e credibilidade do Pacto Global aliada a definição e o acompanhamento de metas ambiciosas como uma maneira poderosa de impulsionar as corporações com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a equidade de gênero.
    O Movimento acredita atingir estes objetivos trabalhando em conjunto com estas empresas através do engajamento da Alta liderança, construção de Capacidades e Jornadas de Conhecimento, Movimento e Compartilhamento de boas práticas e resultados de Impacto e Premiações e Visibilidade.
    Pacto Global-Movimento Elas Lideram 2030 – https://www.pactoglobal.org.br/movimentos/movimento-elas-lideram/#sobreMovimento
  3. Sebrae Delas – é um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.”
    O Sebrae Delas é direcionado para Mulheres que querem empreender e ainda não tem um negócio, Microempreendedora Individual que já tem seu negócio formalizado, são autônomas ou possuem apenas um funcionário, Microempresa de mulheres que buscam inovação, crescimento ou redesenhar seu modelo de negócio ou Empresa de pequeno porte de mulheres que buscam competitividade empresarial.
    O programa oferece conteúdos para gestão de negócios, qualificação pessoal e profissional, conexão e rede de relacionamentos para formação de parcerias e trocas de informações.
    Sebrae Delas –https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino
    Outro conceito muito importante para o empoderamento feminino é o Lifelong Learning, ou o aprendizado contínuo. Afinal, “informação é poder”, já dizia Steve Jobs.

Pesquisamos alguns vídeos e entrevistas sobre o empoderamento feminino das mulheres 50 mais. Acesse:

Movimento Elas Lideram 2030- Rede Brasil do Plano Global – 0:44

Desafios Profisisonais para as Mulheres 50+, com Morris Litvak | Estilo 5.0+ – 24:02

TED Empreendedorismo e empoderamento feminino | Renata Padula -13:46                                        

Algumas frases de mulheres especiais que nos ajudam a refletir e fortalecem a nossa autoestima:

  • “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá
  • “Tudo que você precisa fazer é mover as pessoas só um pouquinho para mudanças acontecerem. Não precisa ser algo enorme”. Viola Davis
  • “Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde um novo amanhecer”. Margaret Thatcher
  • “Levanto a minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos…”. Malala Yousafzai

Aproveite a longevidade para se reinventar e ressignificar sua vida!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.fenacor.org.br/noticias/pesquisa-apresenta-novo-perfil-da-geracao-50

https://vermelho.org.br/2023/05/08/mais-da-metade-dos-lares-brasileiros-sao-sustentados-por-mulheres/

https://mercadoeconsumo.com.br/04/08/2021/noticias/pesquisa-mostra-que-so-35-das-empresas-tem-mulheres-como-ceos/

https://institutorme.org.br/#programas https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/a-era-dourada

https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/empreendedorismo-50-uma-realidade-que-se-impoe-aos-brasileiros

One thought on “O empoderamento das Mulheres 50+ tem valido a pena?”

  1. Excelentes comentários e reflexões, precisamos que as mulheres de 50+ estejama atentas e conhecedoras de sua força e poder,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *