Lifelong Learning e Intergeracionalidade – Você sabe o que é?

Lifelong Learning e Intergeracionalidade

Lifelong Learning – aprendizado por toda a vida. Intergeracionalidade – a convivência entre gerações.

No MaturiFest 2021, promovido pela Maturi, aconteceram 2 painéis sobre estes temas muito interessantes. Trouxemos algumas ideias para tornar a nossa longevidade mais feliz e ativa:

Vivian Rio Stella, responsável pela plataforma de cursos VRS Academy, comentou que o aprendizado é um processo longo, sem data para acabar, afinal a vida é uma jornada de aprendizado. Muito mais do que Cursos e Diplomas –  são os bate papos, networking, conversas informais com filhos, netos e a troca de experiências.

Sair do automático, estabelecer diálogos genuínos, respeitar as diferenças e repensar suas práticas é fundamental. Na VRS Academy são abordados temas diversos como Comunicação, Oratória, Liderança e Cultura de Aprendizagem, sempre com foco no participante e na sua jornada – que requer momentos de introspecção, de troca com as pessoas e de experimentação.

Benjamin Rosenthal, Professor Assistente da Fundação Getúlio Vargas, acha que o aprendizado também pode ser motivado por paixões e felicidade – pode acabar em meses, ou em um período, não necessariamente com um objetivo, mas é importante ter uma agenda dos projetos para gerir o tempo e a ansiedade. O importante é se divertir com o aprendizado, se engajar com o tema. Se apaixonar e fazer, fazer, fazer!!

Ana João Sepúlveda, socióloga e especialista em Envelhecimento e Longevidade e Embaixadora da rede Aging 2.0 em Lisboa comentou sobre a economia da longevidade, considerado o maior mercado do século XXI, e a terceira área mais estratégica da economia mundial.

“Não faz sentido nós acharmos que os mais novos são melhores que os mais velhos. Do ponto de vista de negócio, é preciso ter aquilo que caracteriza os diferentes tipos de pessoas que existem”.

“Nós aqui (Portugal) temos a missão de trabalhar o emprego a partir dos 40 anos, ou seja, já nem falamos em pessoas idosas. Uma organização que não olha para isto está a perder mercado”.

Mentoria Mútua

No Painel Internacional, do MaturiFest, Chip Conley abordou o tema de Mentoria Mútua e nos transmitiu conceitos inspiradores:

  • Mentoria Mútua Intergeracional é a troca de conhecimentos entre as gerações mais jovens e as mais velhas. “Pela primeira vez na história, temos 5 gerações no mercado de trabalho ao mesmo tempo. O que aconteceria se tomássemos consciência de como trabalhamos todos juntos? ”
  • Com o avanço da tecnologia e a facilidade com que as gerações Y e Z dominam esses conhecimentos surgiu a necessidade da mentoria mútua no ambiente corporativo. Ou seja, os jovens passam a orientar os mais velhos no conhecimento de tecnologia. E, os mais velhos, a compartilhar sua experiência no conhecimento da empresa e seus processos.
  • A troca de conhecimentos intergeracional favorece não só o ambiente corporativo, mas o relacionamento entre familiares e amigos.

Já vimos isso na pandemia, quando a tecnologia foi a linguagem dominante no contato entre pais, avós, filhos e netos que se comunicaram com o uso de redes sociais e lives, vital para a sobrevivência do diálogo nas famílias.

Chip Conley publicou vários livros, dentre eles o best seller “Wisdon at Work: The Making of a Modern Elder.

Algumas dicas para se integrar a esse novo cenário intergeracional:  “ Seja curioso, flexível, use a sabedoria ao invés da inteligência” para se integrar a esse novo cenário intergeracional.

Assista a palestra do Chip Conley onde ele fala que pela primeira vez, cinco gerações estão no mercado de trabalho ao mesmo tempo. E como a diversidade etária exige que as empresas passem a olhar para isso para se tornarem mais fortes. A sabedoria de cada geração complementa e fortalece a do outro.

Trouxemos alguns vídeos com os conceitos dos palestrantes:

Acesse:

Chip Conley | Salão TED | Verizon – 11:52

 Por que associamos aprender com o dia a dia? | Vivian Rio Stella | Casa do Saber – 06:41

A Economia da Longevidade na Europa e no Mundo com Ana João Sepulveda | Across the seven seas –  33:52

Dicas para o aprendizado contínuo|Como aprender a aprender – Ep 3 | LEO Learning Brasil – 01:57

Vamos nos preparar para aprender durante toda a longevidade. E manter a mente aberta, a curiosidade e o interesse em aprender sempre mais!

Bem-vinda a essa aventura de viver ativa e intensamente sem data para acabar!

Quer saber mais sobre Lifelong Learning? Inscreva-se no nosso Canal no Youtube, dê um linke e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos. Siga nossas redes sociais Instagram e Facebook. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.