Praticar yoga na maturidade pode trazer muitos benefícios como o conforto emocional, flexibilidade para a mente e o corpo e saúde para os ossos.
Para nos contar sobre essa prática milenar, a fundadora da Estilo 5.0+ Cintia Yamamoto convidou a professora de Yoga Vania Algodoal.
Vamos conhece-la?
Vânia Algodoal é praticante e estudante de Yoga desde 1979.
Formada em Comunicação Social pela PUC Campinas e com formação de Instrutora de Yoga na Primeira Universidade de Yoga do Brasil, com extensão e pós-graduação na FMU.
Vânia também foi até a Índia e realizou diversos cursos complementares, como meditação, mantras, performance física, patologia das articulações e coluna.
Vânia tem experiência como Instrutora de Yoga em academias, empresas, em aulas particulares e, tem mais de 12 anos de experiência de aulas para pessoas com mais de 50 anos.
O que é o Yoga?
Vanda explica que provavelmente se você perguntar para 100 pessoas o que é o Yoga, você vai ouvir 100 respostas diferentes. Então ela prefere responder de 3 maneiras:
- Esclarecer o que não é o Yoga.
- Yoga não é educação física.
- Yoga não é exercício físico e
- Yoga não é relaxamento.
- Para uma pessoa leiga, todas as respostas são válidas. O Yoga é aquilo o que ela pensa que seja o Yoga. E assim ela vai procurar, vai praticar e quanto mais praticar isso se chama disciplina. Quanto mais pratica, mais intimidade vai criando e é incrível a satisfação que se sente. Mais leveza. Essa intimidade leva ao autoconhecimento e a apuração dos sentidos e finalmente a pessoa consegue presenciar e vivenciar o silêncio interior. E esse silêncio interior é provocado pelo silenciamento da mente. Que é a primeira definição oficial do yoga na literatura, que em sânscrito seria:
Yoga: Chitta (mente) Vritti (pensamento) Mirodrh (controle).
- Vai descobrir o que é o Yoga praticando porque o Yoga é uma filosofia de vida, comenta Vanda.
Quais os tipos mais comuns de Yoga?
Vânia detalha a seguir os tipos mais comuns de Yoga:
1. Hatha Yoga
No passado, o Yoga era uma prática meditativa, que se fazia em cavernas, ou por recomendações de um mestre. Através dos tempos, o Hatha Yoga veio para liberar o corpo, como uma coisa boa, uma coisa de Deus, uma coisa mágica para utilizar nas suas práticas.
Naquela época, o corpo era considerado sujo, impuro. Por essa razão, no Hatha Yoga há muitas técnicas de purificação desse corpo para que a mente se abra na pureza.
O Hatha Yoga surgiu perto da idade média e veio se aprimorando no ocidente com várias conotações. O mais comum no ocidente é o Hatha Yoga, como é conhecido.
2. Ashtanga Yoga
Foi formatada no século XX por um indiano chamado Patanjali. Quando se estuda karatê, há os lances de defesa e ataque chamados de Kata.
A palavra Ashtanga significa 8 partes e no Ashtanga Yoga foram definidas 8 sequências que geram 8 fases ou etapas. E o aluno só passa para a próxima etapa quando dominar a anterior, num processo rigoroso.
Ashtanga Yoga é a linha favorita dos artistas, como Madona por exemplo, comenta Vanda. Mas é uma técnica mais difícil por causa das 8 fases bem definidas.
3. Power Yoga
Segundo Vanda, o Power Yoga não existe em outros lugares. Ela comenta que conheceu a pessoa que trouxe o Power Yoga para o Brasil. Ele teria assistido uma aula de Yoga nos Estados Unidos e comentou “poxa, isso é power” e aí o nome ficou e se estabeleceu no Brasil com esse nome.
Vanda explica que o Power Yoga nada mais é do que o Hatha Yoga desenvolvido com exercícios mais fortes e vigorosos. E muitos ásanas – posições, mais difíceis e muito movimento.
4. Iyengar Yoga
Criada por um mestre do século XX, o Iyengar Yoga utiliza alguns instrumentos como um tijolinho de EVA, cadeira, travesseiro, almofadas, cintas, para a pessoa ser colocada na posição correta em termos de alinhamento. Vanda explica que ele é primoroso no alinhamento para dar um alongamento mais preciso.
A pessoa faz a posição (ásanas) auxiliada por esses objetos. E depois tira-se os objetos e ela sente o verdadeiro prazer daquele ásanas que é uma linguagem do corpo, que revela o estado de alma.
Dentro do Iyengar, há também uma kurunta, uma corda, que é presa na parede e que funciona usando a gravidade como uma forma natural de resistência, fazendo com que o corpo se abra muito mais do que em uma prática regular de Yoga. Essa ação libera tensão das articulações e alonga profundamente todo o corpo musculoesquelético. Além disso, a prática com kurunta é especialmente benéfica para a coluna vertebral, uma vez que ela faz uso da tração para aliviar a pressão dos discos.
Desenvolvida por BKS Iyengar, que usou esse acessório como suporte para apoiar e intensificar sua prática de ásanas.
No Brasil, esses são os principais tipos de yoga que estão sendo praticados: o Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, Iyengar Yoga e o Power Yoga.
Vânia complementa que as escolas proporcionam um aulão com as diferentes modalidades para as pessoas praticarem e conhecerem. São aulas com 2 horas de duração, aos finais de semana, incluindo práticas de meditação. Ela diz que é uma boa maneira da pessoa conhecer as diferentes modalidades de Yoga antes de escolher a que achar mais adequada ou com a que mais se identifique.
Quais os benefícios da prática do Yoga na maturidade?
Vânia comenta que a ciência diz que após os 30 anos, começamos uma curva descendente. E após os 50 anos, muitas outras perdas acontecem. Perda de filho que deixa o ninho, a mulher entra na menopausa, perda de entes queridos, emprego. São muitas perdas nessa fase da vida.
O passado é muito intenso e muito forte e pode trazer muitas preocupações. E, muitas vezes, a pessoa fica remoendo esse passado. As tristezas das perdas, as taxas hormonais que se alteram e pode alterar a estrutura física, mental e emocional. Além disso o futuro é uma grande surpresa para esse público. Pode trazer medo e questionamentos como o que faço daqui para frente? Para aonde eu vou? Indaga Vanda.
A Yoga é boa para qualquer faixa etária, mas nessa faixa etária pode ser muito melhor. Há mais passado para ser limpo, para ser digerido, para ser trabalhado. É quase uma terapia. Vânia comenta sobre outros benefícios:
Yoga Terapia Hormonal: (https://alapadmayoga.com/yogaterapia-hormonal/) – É um método natural que tem como objetivo reativar e equilibrar os hormônios femininos. Cientificamente comprovado, segundo Vânia. Criado pela psicóloga e professora de Yoga, Dinah Rodrigues, que utiliza na prática visualizações e mentalizações nos ovários. E isso aumenta as taxas hormonais.
A prática de Yoga evita a perda óssea: Com a isometria dos ásanas (posições de yoga). Também, segundo Vânia, isso já está comprovado. O Yoga libera a pessoa para a vida. Começa a assumir a regra da própria vida e não viver mais do passado. E abaixa a expectativa do futuro. Então, com a prática do Yoga, acontece a organização física, do coração e da vida em geral.
Essa interação mente e corpo que é muito interessante. Uma das pilastras do Yoga que se chama TAPAS, que significa calor, auto superação e determinação.
O Yoga é sustentado por pilares filosóficos de comportamento que é muito interessante para experimentar através do seu corpo. A prática do Hatha Yoga usa o corpo como elemento de concentração. De observação. E o autoconhecimento é fundamental na nossa vida.
Cuidados na prática da Yoga para os Maduros
Vanda não recomenda
- Consultar sempre o médico antes de iniciar o Yoga ou qualquer atividade física.
- Pessoas que tenham limitações – não fazer os aulões porque há muita gente. Nessa situação, ela recomenda começar com a Hatha Yoga.
- Pessoas com problemas de joelho mesmo em jovens, de articulação, operação de catarata que não pode abaixar a cabeça, pessoas com pressão alta.
- Não praticar Yoga sozinha em casa. Cada ásanas(posição) tem uma função e um contexto. Um aumenta e outro abaixa a pressão. Ela deve fazer a aula no espaço específico.
- Se a pessoa tem um problema de coluna, faça a consulta ao ortopedista e veja o que pode ou não fazer. E fale para o professor.
- Pessoas com essas limitações devem fazer a aula próxima do professor.
Para a prática de Yoga, a recomendação médica é fundamental, especialmente se a pessoa tiver alguma dessas limitações.
Se estiver em crise, não faça aula.
Vanda defende as aulas presenciais e pondera: “Yoga é energia. Como que a gente vai passar a energia numa tela? Muito esquisito isso, comenta. Há respirações que peço para a pessoa tocar em mim para saber como estou fazendo isso, que músculo que estou movendo. Que é muito importante a notoriedade dessa musculatura que quero que ela perceba. E não dá para fazer isso por internet, “ explica Vanda
Para ensinar a invertida para uma pessoa (invertida: postura com cabeça para baixo e as pernas para cima) ela tem todo um esquema de segurar a pessoa. Segura uma perna, depois a outra, aí ela vai para a parede. Jamais deixaria a pessoa fazer isso sozinha em casa. Só libera para fazer em casa quando a pessoa já domina a postura. Os acidentes em casa são mais frequentes do que se imagina, comenta Vanda.
Nos Estados Unidos há métodos com posturas que podem até causar morte. Por exemplo, quando a pessoa faz um determinado ásanas que entrelaça as pernas e vira sobre a cabeça, pode faltar o ar. E a pessoa fica lá imóvel e como uma conchinha. Se vai fazer essa prática, precisa antes avisar alguém como prevenção.
Yoga é olho no olho, complementa.
Mensagem para as mulheres 50+
Vanda menciona uma frase da modelo Gisele Bündchen, que disse que ela pratica Yoga para manter a lucidez. Vanda concorda e acha muito importante praticar Yoga na maturidade para manter o foco e a lucidez.
Uma frase confortável e que é muito útil para Vanda é: “Nada é para sempre.” E explica que ter a consciência da impermanência das coisas. A única coisa que é permanente é a impermanência das coisas. Isso é um grande ensinamento e percepção da realidade. Tudo se transforma muito rapidamente e o Yoga é essa revolução interna que você faz.”
Se está triste, mude rapidamente para a alegria. A alegria é um dos pilares do Yoga. A palavra é santosha: alegria, contentamento.
“Alegria e nada é para sempre” reflete Vanda. Dê um tempo para as desgraças se anuviarem. Confie em você e no seu futuro. E cuida do que você tem de mais precioso, seu corpo, sua saúde física, mental e emocional é a recomendação da Vanda.
Insista e invista no Yoga, conclui Vanda.
Para quem quiser saber mais sobre Yoga e sobre a Vanda, seguem os contatos:
Celular: 11 99733-6559
E mail. Vcalgodoal@yahoo.com.br.
Assista o bate papo integral da Fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto, com a Vanda Algodoal:
Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente!
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Um abraço!
Time Estilo 5.0+