Terninho feminino no Verão: Um clássico sempre atual

Moda - Terninhos femininos no Verão - tendência 2024

Origem do terninho feminino:

A moda sempre está muito alinhada à história e aqui não seria diferente.

A origem do terninho feminino começou com o movimento sufragista feminino que foi a luta empenhada por mulheres em diferentes locais do mundo em busca do direito ao voto.

Na Inglaterra, durante o século XIX, as primeiras mobilizações tiveram destaque, espalhando-se posteriormente por todo mundo a partir do século XX. Esse movimento iniciou a chamada primeira onda feminista.

As mulheres participantes desse movimento adotaram um estilo de jaqueta e saia que se tornou a sua marca que na época foi chamado de “terno sufragista”.

Coco Chanel
Coco Chanel

Claro, que Coco Chanel foi inspirada por esse movimento e muitas pessoas a consideram como criadora do primeiro modelo de terninho feminino, apesar do tailleur, o conjunto de blazer com saia ser o modelo eternizado por ela. De qualquer maneira, seria mais uma inovação no mundo da moda, entre tantas outras criadas por ela. Foto: Vogue Mexico

Coco Chanel criou um estilo que se ajustava sob medida às mudanças do estilo de vida das mulheres da época.

Marlene Dietrich
Marlene Dietrich

Em 1932, a atriz Marlene Dietrich causou grande impacto ao aparecer no lançamento do filme “The Sign of the Cross” vestindo um terninho feminino, com calças. Fonte: Fashion Bubbles

Curiosidade: naquela época, uma mulher com calças poderia ser presa por se “disfarçar de homem”.

Ainda em 1950, o uso de calças não era aceito no ambiente de trabalho. Nem em ocasiões formais.

O terninho feminino é mais confortável do que o seu irmão de saia e foi totalmente integrado ao vestuário da mulher. Na época o terninho feminino foi considerado um sinônimo de poder.

Ele traz tanto a influência do terno tradicional masculino com o atrativo de uma mulher ousada e moderna.

Marlene Dietrich, Katharine Hepburn, Françoise Hardy e Bianca Jagger são exemplos de mulheres que fizeram do terninho feminino o seu emblema.

De terno para terninho: alguns descrevem o terninho como sendo menor e mais ajustado ao corpo feminino. Já o terno além do blazer e calça, também é acompanhado do colete.

Em suma: tanto o terno como o terninho feminino são práticos, elegantes e ótimas opções para as mulheres maduras.

As evoluções do Terno ou Terninho feminino

Com o passar do tempo, o Terno e Terninho Feminino passaram a incluir cortes diferenciados, tecidos variados e cores diversas ao universo feminino.

Hoje aparecem no guarda-roupa feminino, de uma forma revigorada e longe do vestuário de trabalho tradicional onde eram mais comuns.

Neste Blogpost vamos falar sobre os terninhos femininos para você usar na estação Primavera-Verão. Algumas dicas gerais:

  1. Cores: no estilo Quiet Luxury, escolher cores neutras como o branco, off-White, tons de nude, cinza e preto. Mas se quiser ousar, escolha a cor da sua preferência que vai trazer aquela luminosidade para o seu rosto e, afinal de contas, vai combinar com a estação Primavera-Verão!

 

  1. Tecidos: invista em tecidos de qualidade e leves como por exemplo o linho, o algodão, a Sarja e o Shantung de seda.

 Tecidos

  1. Cortes: com blazers mais amplos, mais ajustados, calças com cintura alta, calça pantalona, corte reto ou calça cigarretes, com ou sem pregas. Selecione o que combina melhor com você.

Vamos às dicas de looks!

Dicas de looks com Ternos Femininos para você se inspirar

  1. Terninho com camiseta ou regata – Use o seu terninho com camiseta por baixo para trazer descontração e jovialidade. Pode ser camiseta branca, colorida, lisa ou com estampa. Para um look mais formal, a diferença estará no tecido do seu terninho como o Shantung e o algodão que são mais adequados, da camiseta ou regata onde você pode agregar um brilho, por exemplo, e no calçado que a gente vai comentar depois.

 Terninho com camiseta ou regata

  1. Terninho com camisa – a camisa sempre dá um ar mais arrumadinho ao look. Você pode escolher lisas ou com detalhes, de acordo com o seu estilo.

 Terninho com camisa

  1. Terninho abotoado – você pode escolher um belo soutien ou um top e deixar como se não estivesse usando nada por baixo. Vai dar um certo ar de sensualidade. 

Terninho com camiseta ou regata

  1. O colete: a estrela do seu terninho.
  • Você pode usar a calça com o colete, sem o blazer – O colete pode levar uma camiseta por baixo ou uma camisa com as mangas dobradas que vai deixar a sua produção super charmosa.

  • Você também pode usar o terninho feminino completo com calça, blazer e colete – ele vai dar um look diferenciado e pode ser usado em diferentes ocasiões.

Se preferir usar o colete sem nada por baixo, certifique-se de que é bem estruturado e não vai deixar o soutien à mostra.

Prefira o colete com botões pequenos e iguais aos do blazer.

Prefira também uma calça com cintura mais alta, cortes com modelagem mais largas nas pernas como a Pantalona ou a Wide Leg. Com pregas na frente pode agregar um charme adicional porque vai dar a impressão de continuidade com o colete.

Você pode comprar um colete oversize de uma cor neutra para usar com todos os ternos, mas a gente acha que os conjuntos com o mesmo tecido e monocromáticos ficam mais elegantes e alongam a silhueta!

  1. Complementos para um look mais casual ou formal
    • Tecidos – o linho puro e tecidos menos estruturados darão naturalmente um ar mais casual, enquanto o algodão e o Shantung mais formal.

Tecidos

    • Calçados – para um look mais descontraído, escolha um tênis, mocassim, loafer, mule, sapatilha, rasteirinha ou até mesmo uma papete. Se você quiser uma produção mais formal, agregue um scarpin, sandália de salto, uma sapatilha bico fino com brilho.
      Vai deixar o seu terninho mais moderno e charmoso.

Calçados

 

    • Acessórios – chapéus, óculos e brincos e colares coloridos são ótimos complementos para o verão. E arrase na cor da sua preferência!

Acessórios

Sugestões de onde comprar:

https://www.brooksdonna.com.br/roupas/lifestyle/alfaiataria

https://www.annexe.com.br/loja/loja.php?loja=804382

https://www.lelis.com.br/feminino/roupas?f=/modelo-alfaiataria

https://www.lojaprincipessa.com.br/terninho-feminino

https://www.zara.com/br/pt/woman-suits-l1437.html?v1=2131914&page=7

Como sempre, lembre-se que as nossas sugestões são apenas dicas para você conhecer e, se achar que faz sentido, escolher aquelas que se encaixem no seu estilo e preferência.

Assista o vídeo completo com as tendências de terninho feminino:

Se quiser saber mais sobre Moda e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes de conteúdo

https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/o-terninho-feminino-um-classico-da-moda/#:~:text=Em%20torno%20de%201910%20nasceu,chamado%20de%20%E2%80%9Cterno%20sufragista%E2%80%9D.

https://www.wefashiontrends.com/7-maneiras-ultra-elegantes-de-usar-terninho/

https://www.blog.enluaze.com.br/terno-feminino/

https://www.todamateria.com.br/movimento-sufragista/#:~:text=O%20movimento%20pelo%20sufr%C3%A1gio%20feminino,a%20partir%20do%20s%C3%A9culo%20XX.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *