Tratamento de bolsas e olheiras para pele madura. Vamos conhecer?

Tratamento Bolsas e Olheiras nos olhos em pele madura

As mulheres maduras que gostam de se cuidar e estar sempre com uma aparência bonita e saudável, está sempre à procura de bons tratamentos estéticos.

Cintia Yamamoto, fundadora da Estilo 5.0+ , convidou a Dermatologista Clinica e Estética, Dra, Raquel Machado para falar com a gente sobre tratamentos possíveis para bolsas e olheiras nos olhos,  principalmente em pele madura.

Vamos rever o perfil da Dra. Raquel?

Dra. Raquel Machado é Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da Sociedade Internacional de Dermatologia, da Academia Internacional de Dermatologia Cosmiátrica, do Grupo Brasileiro de Melanoma, Proprietária da Clínica Raquel Machado de dermatologia e estética e idealizadora do projeto Instituto Raquel Machado que acolhe e cuida de animais silvestres vítimas do tráfico e maus tratos.

As principais causas de bolsa e olheiras nos olhos em pele madura

Dra. Raquel explica que as bolsas nos olhos normalmente são uma consequência do aumento da flacidez da pele infra palpebral. As pálpebras superior e a inferior, com o tempo, vão perdendo colágeno, a pele vai ficando mais flácida e a pessoa pode ter a bolsa que é a gordurinha que fica embaixo do olho. Ela surge justamente quando a pessoa perde a sustentação do colágeno.

A bolsa nos olhos também pode surgir por alterações hormonais onde há um edema maior nessa área que resulta numa congestão na região.

Dra. Raquel comenta que os tratamentos variam de acordo com as causas. No caso de flacidez de pele, ela recomenda o tratamento com o Ultraformer que é um aparelho de ultrassom micro focal e trata a região de dentro para fora. Desde as camadas mais profundas até as mais superficiais. Ela destaca que o grande benefício do ultrassom é que ele não causa nenhum dano na epiderme. Não forma crosta e a pessoa pode realizar suas atividades normais após o tratamento.

Dr. Raquel continua. “Geralmente para pálpebra inferior eu indico três sessões com intervalo de um mês e depois a cada seis meses vai fazendo uma manutenção”.

Ela acrescenta que o Ultraformer tem uma ponteira que atinge também uma camada um pouco mais profunda e, por essa razão, consegue melhorar a parte de gordura também para as pessoas que necessitem reduzir e automaticamente, acaba melhorando a flacidez de pele.

Outro tratamento que a Dra Raquel recomenda é a drenagem na área dos olhos. A pessoa pode usar os rolinhos e os aparelhos que ela compra para fazer a limpeza da pele, ao mesmo tempo também estará drenando a região.

Ela comenta que a avaliação e o tratamento estético em conjunto com a ginecologista ou com a endocrinologista para a parte hormonal é muito eficaz. “Porque às vezes a pessoa está com uma alteração hormonal e tem um edema maior, um acúmulo de líquido, que resulta no “edemazinho” nas pálpebras inferiores.”, complementa Dra. Raquel.

É importante identificar a causa do problema e buscar o melhor tratamento para cada caso.

Além da limpeza e drenagem na região, outra coisa que ela gosta um tratamento caseiro: a compressa com chá de camomila gelado, que também ajuda.

Muitas vezes a paciente comenta que acorda de manhã com a bolsa e ao longo do dia vai melhorando e a bolsa vai desaparecendo.  Então se vê que nesse caso o problema é de congestão na região, de inchaço. Não é aquela situação em que a pessoa tem um edema, uma bolsa constante que permanece e não sai.

Ela resume, para os casos em que a bolsa é constante e não sai, a melhor solução é o  Ultraformer. Agora, se a bolsa vai diminuindo ao longo do dia, se é um edema transitório, se a pessoa tem um acúmulo de líquido geralmente depois que ela dorme, isso pode ser resultado de ter ficado muito tempo deitada.

O acúmulo de líquido aquela região pode ser suavizado com a drenagem em casa com esses aparelhinhos, rolinhos que ajudam e a compressa com chá de camomila gelado.

Então, para resolver o problema da bolsa é mais ou menos isso, finaliza Dra. Raquel. Por que além disso já entra para a parte cirúrgica, com cirurgião plástico.

Dra. Raquel explica que sobre as olheiras em peles maduras, pode ser pigmentação da pele, quando a pessoa teve a vida inteira e é genético mesmo.

“A pessoa sempre teve olheira, desde muito nova. Então, nesse caso, pode clarear com laser, com clareadores tópicos e com cremes que contenham clareadores e que irão clareando esse pigmento.

Outra situação, é quando a pessoa dorme pouco, tiveram bebê há pouco tempo, ainda estão amamentando e têm pouco tempo para dormir. Ocorre uma congestão vascular. Nesses casos é só dormir mais, usar a compressa de camomila e fazer a massagem na região que já ajuda.

Outra causa de olheiras em peles maduras é que a pele madura tem perda de colágeno e da musculatura do rosto. Embora se veja mais a do corpo, há também a perda de gordura e dos ossos também no rosto.

Se a pessoa vê a imagem de uma estrutura óssea de uma jovem e de uma senhora, parece que a estrutura óssea vai aumentando porque o olho vai ficando mais fundo.

Em resumo: perda óssea, perda de gordura e perda de colágeno”

Como consequência, uma pessoa de 80, 90 anos, tem o olho mais fundo.

Mas o que se pode fazer com aquelas mulheres de 50, 60 anos que já se queixam disso?   Reestruturar a parte que elas perderam, responde a Dra. Raquel.

Obviamente a parte óssea não dá para reestruturar, mas o colágeno sim. Muitas vezes a Dra. Raquel faz o preenchimento na parte superior da bochecha.  O preenchedor que ela usa vai sustentar a parte da órbita e reduz a olheira. É bem discreto, mas tira o olhar cansado que a olheira dá.

Ela alerta que é preciso tomar muito cuidado quando for fazer preenchimento. O preenchimento diretamente na olheira de uma pele madura, já mais flácida, pode causar bolsas na região. Então em vez de tratar o fundo do olho, acaba criando uma bolsa. Dra. Raquel reflete: “a gente não quer ter olheira, mas também não quer ter bolsa”.

Quando ela recebe a solicitação de uma paciente de pele madura pedindo preenchimento numa olheira, ela evita ao máximo. Depende muito do caso. Ela prefere tratar flacidez de pele e fazer um lifting na região que fica mais bonito.

Cuidados com os tratamentos para as bolsas e olheiras

Dra. Raquel comenta que as vezes a pessoa quer fazer o preenchimento da pálpebra, que está cada vez mais fininha. Após os 50 anos, a pessoa não tem aquela gordura mais densa do rosto, a musculatura do rosto não há mais nessa região. Não adianta colocar um preenchedor naquela parte flácida da pele porque ele vai aparecer. Aplica-se o ácido hialurônico e fica estranho. Mesmo bem líquido ele acabada puxando a água e dando um edema na região.

Melhor tratar a sustentação e melhorar a flacidez da pele com aparelhos. Mesmo com fio PDO, conclui a Dra. Raquel.

Dra. Raquel resume que para essa parte das pálpebras para mulheres maduras que têm essa pele mais fina, que se queixam de olheiras, de olhos fundos, a ideia é a aplicação desse lifting de ácido hialurônico e tratar a flacidez de pálpebra com Ultraformer, com aplicação de aparelhos e usar o fio PDO. A Dra Raquel não recomenda preencher com ácido hialurônico a pálpebra inferior porque tem a grande chance de trocar a olheira pela bolsa nos olhos.

Dra. Raquel entende é importante se cuidar sempre, estar bem com a idade que tem. Na sua opinião não recomenda que a pessoa tenha 60 anos e queira ter cara de 30.

A probabilidade de ficar com o rosto redondo e gordo com os processos de preenchimentos é grande e fica igual a de todo mundo porque a  pessoa vai enchendo a pele para diminuir a flacidez.

Dra Raquel comenta que também faz Ultraformer no rosto.  Faz umas 4 vezes por ano.  Ela assume que tem um pouco de bolsa, um pouco de olheiras e a pálpebra superior é um pouco caída. Faz uma maquiagem mais pesada para compensar. Ela acha que cada pessoa vai sabendo a forma e o que usar para ficar mais bonita e bem.

Hoje há várias opções de tratamentos não invasivos com aparelhos e produtos e devemos nos cuidar sempre, mas sem perder a naturalidade, aconselha a Dra. Raquel.

Contatos da Clínica Raquel Machado:

Instagram: @clinicaraquelmachado
Site: https://clinicaraquelmachado.com.br/
WhatsApp: 11 97778-2000

Assista o bate papo integral da Fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto, com a Dra. Raquel Machado:

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente.

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!