Usar cosméticos vencidos faz mal? Tire suas dúvidas!

Usar cosméticos vencidos faz mal - tire suas duvidas

Em primeiro lugar, vamos definir o que estamos considerando cosméticos neste Blogpost. De acordo com o Sebrae, a Anvisa defini como Cosméticos: produtos para uso externo, destinados à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo (ex.: cremes de beleza, bronzeadores e maquiagem) e é uma das categorias que compõe o segmento chamado de HPPC-Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Sim, usar cosméticos vencidos pode trazer diversos riscos à saúde da pele, especialmente para mulheres maduras, que possuem maior sensibilidade.

A rotina de skincare é muito importante para manter a nossa pele saudável e a maquiagem eleva a nossa autoestima, mas é fundamental que eles sejam de boa qualidade e estejam dentro do prazo de validade.

Vamos saber mais sobre esse tema e conhecer sobre os perigos de usar cosméticos com validade expirada e te ajudar a cuidar de sua beleza de forma segura e saudável.

Riscos do uso de cosméticos vencidos

O prazo de validade existe para garantir a eficácia e segurança dos ingredientes que compõem o produto. Segundo matéria da Sallve estes ingredientes são compostos por ativos (responsáveis por garantir o resultado proposto) e conservantes (responsáveis por prolongar a validade, evitando a oxidação dos ativos e a contaminação).

Com o passar do tempo estes ingredientes vão perdendo a eficácia e podem trazer riscos para a nossa pele, dai a importância do prazo de validade.

Estes são alguns dos riscos que o uso de cosméticos vencidos pode trazer para você:

  • Alergias e irritações: A principal preocupação com produtos vencidos é a prevenção de bactérias e fungos, que podem causar alergias, infecções, acnes e até mesmo infecções graves na pele.
  • Perda de Eficácia: Com o tempo, os ingredientes ativos dos cosméticos perdem suas propriedades, tornando-os ineficazes para os fins desejados. Cremes antirrugas, por exemplo, podem não ter mais o efeito de reduzir linhas finas e rugas.
  • Danos à Pele: Alguns componentes dos cosméticos podem se degradar com o tempo, liberando emissões nocivas à pele, como radicais livres, que aceleram o envelhecimento e aumentam o risco de doenças.
  • Olhos – A área dos olhos é sensível, pois a pele é mais fina e existe a conjuntiva, mucosa ocular que pode inflamar. Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.
  • Queimaduras e manchas – Os filtros solares sem validade perdem a função de proteger a pele contra a radiação UV, aumentando o risco de queimaduras e, podendo causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

A pele madura tende a ser mais fina e delicada, ficando ainda mais suscetível aos riscos de cosméticos vencidos.

Dicas para evitar o uso de cosméticos vencidos

1. Prazos de Validade: Lembre-se que o mais importante é verificar os prazos de validade dos cosméticos no momento da compra e controlar esta data durante o período de utilização em casa. Existem 2 prazos de validade:

    • Data de validade fornecida pelo fabricante para a Anvisa. É o prazo de validade enquanto o cosmético estiver fechado e em condições de conservação adequados. Local e temperatura.
    • Prazo de validade depois que o cosmético estiver aberto. Para isto você deve verificar o símbolo de um pote com tampa na embalagem. O número que está descrito no pote é a quantidade de meses que o produto se mantém bom após aberto desde que mantidos de acordo com a recomendação do fabricante.

Prazo de validade de cosméticos

2. Descarte Produtos Vencidos: Jogue fora os produtos vencidos de forma sustentável, evitando o contato com a pele e os olhos.

3. Compre em Lojas Confiáveis: Opte por estabelecimentos que prezam pela qualidade e procedência dos produtos, mesmo nas lojas online.

4. Armazene Corretamente: Mantenha os cosméticos seguindo rigorosamente as orientações do fabricante e tenha cuidado no manuseio dos produtos para não haver contaminação.

5. Priorize Produtos de Qualidade: Invista em cosméticos de marcas confiáveis ​​e com ingredientes adequados para o seu tipo de pele.

6. Consulte um Dermatologista: Um profissional pode auxiliar na escolha dos produtos ideais para suas necessidades e orientar sobre os cuidados com a pele madura.

7. Alguns itens podem ajudar a identificar que o produto não está adequado para utilização, mesmo estando dentro do prazo de validade:

    1. Odor Desagradável: Um cheiro forte ou diferente do habitual pode indicar que o produto está deteriorado.
    2. Mudança de Textura: Os cremes podem ficar grumosos ou separados, enquanto as maquiagens podem apresentar textura seca ou esfarelada.
    3. Alteração da Cor: Mudanças na cor original do produto, como escurecimento ou desbotamento, podem indicar oxidação dos ingredientes, muito comum nos produtos que possuem ácidos na sua formulação. Seu uso inadvertido pode sensibilizar a pele, deixando-a sensível e vermelha, podendo levar à coceira ou causar manchas.

Maquiagem vencida também faz mal à pele

Não são somente os produtos de skincare vencidos que podem fazer mal à pele, os de maquiagem também.

E como duram mais, nem sempre estamos dispostos a descartar um batom ou rímel vencido. Embora possa parecer tentador usar as maquiagens além da data de vencimento delas, a prática pode prejudicar a saúde da pele, provocando irritações e infecções.

Os ingredientes contidos na composição das maquiagens perdem sua estabilidade e se deterioram após o vencimento dos produtos. Em contato com a pele, os ingredientes instáveis podem provocar irritações.

Além disso, a degradação das maquiagens torna o produto bastante suscetível ao acúmulo de fungos e bactérias que podem provocar infecções e alergia na pele.

Se o uso acidental de uma maquiagem vencida provocar desconforto na pele, alergia ou irritação, é importante remover imediatamente com água corrente em abundância e sabonete neutro. Se a irritação ou outros sintomas persistirem mesmo após a limpeza, é importante procurar um dermatologista para avaliação e tratamento adequado.

Como observar a validade dos produtos de maquiagem?

A maioria das maquiagens brasileiras traz a data de validade estampadas nas caixas e não nos produtos. Por isso, é importante observar as embalagens das maquiagens antes de descarta-las.

A legislação brasileira orienta que a data de validade seja contada a partir da data de fabricação do produto. No entanto, no caso dos importados, podem conter o desenho de um frasco aberto contendo um número. Esse número indica a validade do produto em meses a partir da abertura da embalagem.

Tabela orientativa sobre datas de validade de produtos de maquiagem

Fonte: https://www.programafazbem.com.br/blog/post/validade-dos-produtos-de-beleza

Veja alguns vídeos que nos ajudam a entender mais sobre esse tema:

5 Coisas que não te contam sobre a validade de cosméticos | Vanessa Rozan- 06:22

Cosméticos vencidos fazem mal à saúde | Band Jornalismo – 1:22

Dermatologista alerta sobre o uso de maquiagem vencida | Band Mais – 5:59

A sua pele é um bem preciso e deve ser preservado. Evite os riscos de usar cosméticos vencidos e cuide de sua beleza de forma consciente e responsável. Priorize produtos de qualidade, guarde-os corretamente e descarte os vencidos. Consulte um dermatologista para ter um acompanhamento personalizado e garantir a saúde da sua pele madura!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Continue navegando em nosso site.
  • Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/legislacao-e-regulacao-para-o-setor-de-hppc,f6835b93a42ff610VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/prazo-de-validade-duvidas

https://www.programafazbem.com.br/blog/post/validade-dos-produtos-de-beleza

https://congressoestetika.com.br/anvisa-esclarece-e-determina-o-que-e-cosmetico-e-produtosinjetaveis/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwoPOwBhAeEiwAJuXRh7aQiMFzcqiKmpKUUM6j3CQY50tPbc3FQ8Z3dGR8xLGKVLABIFMPlhoCO6IQAvD_BwE

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/cosmeticos-vencidos-entenda-os-riscos-de-usar-produtos-fora-da-validade,916b7f0e7257aa626f61bbdcaaebddb55s1nom66.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *