Vamos conhecer um pouco mais do estilo, essência e elegância de Costanza Pascolato?

Costanza Pascolato - Maturity Fest

No último MaturiFest 2021, assistimos com admiração, o painel   “Essencialmente Costanza” com  Costanza Pascolato, mediado por Andrea Bisker, onde ela nos brindou dividindo um pouco sobre suas lições de vida, seus pensamentos que traduzem o modo com que ela vive a sua maturidade.

Transcrevermos abaixo algumas frases marcantes para nossa reflexão e conhecimento:

“A gente vê os outros, mas para dentro, sua essência, é uma viagem muito difícil.”

“Não tem nada que envelheça mais do que a perseguição da juventude a qualquer custo”.

“A vida para mim é como alta costura, se virar do avesso, o que não é visto, o que está oculto, deve ser tão impecável e bem feito quanto a imagem da perfeição que é aparente na roupa. Eu nunca gostei do que é só de fachada”

“Respeite sua essência, seja você mesma; é o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver: estilo é fundamental para a autoestima. ”

“A melhor parte de viver muito é viver muito!”

“O que você tem, todo mundo pode ter, mas o que você é, só você pode ser”.

“O segredo do sucesso é manter a juventude na cabeça e na alma. Nunca deixei de ser criança”.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Costanza Pascolato?

Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato, ou Costanza Pascolato como a conhecemos, nasceu em 19 de setembro de 1939, em Siena, na Itália, dois dias após o início da 2ª. guerra mundial.

Para fugir da guerra a família se mudou para o Brasil. Chegaram em um navio que saiu de Cádiz, na Espanha. Antes disso, viveram alguns meses em um refúgio na Suíça.

Depois de três anos em São Paulo, seus pais abriram uma empresa de tecelagem, a Santaconstancia.

Nascida disléxica, Costanza sempre foi em busca da sua essência, do que é essencial para viver e ser feliz. O que posteriormente foi tema de um de seus livros.

Na juventude, Costanza buscava livros revolucionários e feministas e autores como Simone de Beauvoir, Jean Paul Sartre, Albert Camus e Marcel Proust

Aos 35 anos, depois do primeiro casamento, Costanza se apaixonou por outra pessoa e foi rejeitada pela família. A luta por essa paixão a fez ser deserdada pelos pais e perder a guarda das duas filhas – Alessandra e Consuelo Blocker – por quatro anos.

A saída foi buscar trabalho onde encontrou uma forma de se reerguer e garantir a sua sobrevivência.

Iniciou sua carreira na Editora Abril, como produtora de decoração na revista Claudia e posteriormente para a produção de moda onde encontrou seu espaço e realização. E hoje é reconhecida como a papisa da moda brasileira.

Além da consultoria de moda, Costanza tem vários livros publicados, segundo ela, graças a sua editora, Isa Pessoa, que foi fundamental para a produção destas obras. Destacamos alguns de seus livros:

O Essencial – o que você precisa saber para viver com mais estilo – O livro traz dicas simples e práticas que mostram que ter estilo não é tão caro nem tão complicado quanto parece, e que combinando oito itens básicos – os essenciais – com acessórios charmosos, é possível montar um guarda-roupa elegante e versátil, tanto para o dia a dia de trabalho quanto para um jantar com amigos ou uma noite de festa.

A Elegância do Agora – Para marcar o seu aniversário de 80 anos, Costanza escreveu um novo livro: A Elegância do Agora onde revê sua trajetória associando memórias da sua vida a dicas de elegância e estilo.

Sua educação não foi uma história de sucesso, mas de resistência: aqui ela nos revela como chegou aos 80 anos, ativa e curiosa, mais transgressora do que nunca, disposta a honrar sua existência com toda beleza que houver nessa vida.

Desafios pessoais a deixaram mais forte

“ (…) todos enfrentamos inúmeros desafios. Já tive câncer duas vezes, sofri anorexia, bulimia, bullying, fui deserdada pela família, fiz trabalhos que considerava humilhantes – no entanto, cheguei aqui disposta a honrar minha existência. Minha educação não é uma história de sucesso, mas de resistência. Eu não vou desistir jamais. ”

Algumas dicas de elegância diária:

“Regra de estilo – siga a sua personalidade; é a sua individualização”

“Tenha o seu uniforme; protege e ajuda você a consolidar seu estilo, além de facilitar a escolha nas manhãs em que estamos com mais dificuldade de sair para a vida. Então lá está, o nosso conjunto já definido de véspera; só vestir. ”

“Minha base tem sido o tênis branco + calça preta + blusa preta – variando enormemente o que acompanha esse uniforme, como o abrigo (jaqueta, pashimina, blazer), óculos, brincos, bolsas e anéis. ”

Moda 50+ – “Biomorfismo das pessoas – a industrialização substituiu as costureiras e levou a padronização pela média do público que interessa…e o corpo muda mesmo depois dos 50!!”

Trouxemos alguns vídeos para você conhecer um pouco mais sobre Costanza, suas impressões, seu estilo e elegância:

Costanza Pascolato explica o que é elegância para ela | Roda Viva 01:39

Costanza Pascolato | Estilo Sofisticado e Atemporal para mulheres maduras | Bia Paes de Barros – 7:36

HStern visita Costanza Pascolato | HStern – 6:14 

Costanza Pascolato é um ícone da moda no Brasil e uma referência para todas as mulheres maduras que buscam uma longevidade feliz e ativa.

E como diz Costanza: “O que me motiva para sair da cama todos os dias e continuar aprendendo? Curiosidade, basicamente. ”

Quer saber mais sobre Moda e Beleza? Acesse o nosso site: https://estilo5ponto0mais.com.br/ e siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.

Fontes:

https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/exclusivo-nunca-deixei-de-ser-crianca-diz-costanza-pascolato

https://www.maturi.com.br/cursos-eventos/como-alcancar-a-longevidade-e-se-manter-jovem/

https://blogmaquilagem.com/2016/06/o-essencial-por-constanza-pascolato.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.