Segundo a Rede de Mulheres Empreendedoras, o empreendedorismo feminino cresceu 40% durante a pandemia, em 2020.
Em maior número na faixa etária de 22 a 35 anos, 54% das mulheres decidiram abrir uma nova empresa em 2020, ou investir em negócios voltados a serviços, principalmente nas áreas de alimentação, beleza, estética e moda.
A pandemia acelerou esse crescimento e as mulheres foram à luta. Muitas delas motivadas pela perda do emprego, próprio, ou de alguém na família. Embora mais vulneráveis para atender as demandas e responsabilidades que se multiplicaram no ambiente familiar, se mobilizaram para resolver os desafios da pandemia.
Pesquisa MasterCard
Pesquisa da Mastercard revela as oportunidades da pandemia para o empreendedorismo feminino nesse período. Destacamos alguns tópicos:
- A pandemia pode ser um catalisador para um progresso exponencial das mulheres nos negócios;
- A era do Covid-19 apresenta uma narrativa de empoderamento para mulheres na liderança, fornecendo inspiração em uma época em que as barreiras culturais e o medo do fracasso ainda afastam algumas mulheres dos empreendimentos.
- Destacou a capacidade das mulheres de liderarem em circunstâncias extraordinárias.
- Líderes mundiais femininas, como a primeira-ministra Jacinda Ardern da Nova Zelândia, a chanceler Angela Merkel da Alemanha e a primeira-ministra Sanna Marin, da Finlândia, presidiram alguns dos esforços mais bem-sucedidos para conter o Covid-19 ao mesmo tempo em que incutiam ordem, segurança, confiança e calma.
- Com quase metade (47,8%) das mulheres empresárias relatando serem motivadas pelo desejo de contribuir para o bem maior da sociedade, o impacto dessas líderes não pode ser subestimado.
- As mulheres nos negócios já demonstram uma adaptabilidade acentuada, apesar das extensas barreiras para o sucesso. Na linha de frente, as empresárias estão se adaptando ao novo mundo do trabalho com confiança renovada.
- Globalmente, 42% mudaram para um modelo de negócios digital e 34% identificaram novas oportunidades de negócios desde o início da pandemia.
- O ‘novo normal’ apresenta uma oportunidade única na vida para remover as barreiras existentes, levando a uma maior participação de gênero e paridade para as mulheres nos negócios.
- Além de multiplicar as várias disparidades que as mulheres enfrentam – desde a lacuna de gênero digital até a inclusão financeira – a Covid-19 tem sido um estímulo intenso para o progresso estrutural.
Acesse aqui a matéria completa.
Informações e dicas de Vídeos para você se inspirar a empreender em um novo negócio
- Sebrae – Idéias de Negócios – Mais de 350 Ideias de Negócios: uma visão geral sobre cada negócio para apoio na tomada de decisão do futuro empresário.
- Aladas – Plataforma de cursos digitais gratuitos além de vídeos com histórias de vida de mulheres de sucesso.
- Maturifest 2020 – Conteúdos e materiais on-line para sua atualização. Mais de 50 palestrantes em 25 horas de transmissões ao vivo. Assista aos melhores momentos:
Como empreender e sobreviver à crise financeira (empreendedorismo feminino) | Finanças Femininas | 05:11
Mulheres empreendedoras e a liderança feminina | Ver Mais Londrina | 09:17
História de 7 Mulheres Empreendedoras brasileiras que você deve conhecer | Passo a Passo Empreendedor | 11:49
E agora? Que tal tirar a sua ideia da cabeça, estruturar e mãos à obra!!
Esse é o nosso convite para você viver a maturidade com alegria e entusiasmo!
Para saber mais sobre Empreendedorismo e muito mais, continue acompanhando nosso Blog e siga nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.