Bebida alcóolica pode prejudicar a sua pele? Saiba mais

Bebida alcóolica pode prejudicar a sua pele

Uma pele saudável é o resultado do cuidado que dedicamos a ela ao longo dos anos. Uma rotina de skin care, os produtos certos e uma alimentação equilibrada são fundamentais para manter uma pele radiante. No entanto, um fator que muitas vezes é subestimado, mas que pode ter um impacto significativo na aparência da pele, é o consumo de bebidas alcoólicas.

Em matéria recente publicada na revista Vogue, o artigo destaca que “da desidratação à inflamação, o álcool pode causar diversos danos à pele. Mas diminuir seu consumo e seguir algumas dicas básicas poderá diminuir seus efeitos no corpo”.

“Se você está pensando em cortar o álcool, pode adicionar uma pele luminosa à lista de “prós”. A tendência de abandonar (ou reduzir) o consumo de álcool tem ganhado força nos últimos anos: de acordo com uma pesquisa feita em 2023 pela empresa Gallup, 62% dos adultos com menos de 35 anos relatam beber regularmente, uma queda de 10% desde 2003. Em parte, essa mudança comportamental é atribuída a novos costumes sociais e a maior preocupação com a saúde”, diz a matéria da Vogue.

Alguns dos efeitos da bebida alcóolica na pele

Segundo Jairo Rodriguez, nutricionista em Nova York, o álcool é um dos compostos mais agressivos para a saúde da pele. Ele afirma que o consumo de duas bebidas alcoólicas diárias já é suficiente para causar um grande dano ao organismo.

O álcool afeta todas as membranas mucosas, desde o pâncreas até o fígado e o rosto. “Se você olhar para uma pessoa que tem bebido por 20 ou 30 anos e alguém da mesma idade que não bebeu nada, vemos uma diferença massiva no rosto”, diz Rodriguez, que cita rugas causadas pela desidratação como um envelhecedor precoce significativo’.

Outros malefícios do álcool na pele:

  • Acelera o envelhecimento: O álcool diminui a produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis ​​pela firmeza e elasticidade da pele, contribuindo para o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
  • Dilatação dos vasos sanguíneos: Essa dilatação pode causar lesões e lesões, especialmente no rosto.
  • Aumenta a produção de sebo: O excesso de sebo pode obstruir os poros, levando ao aparecimento de acne e cravos.
  • Impede a absorção de nutrientes: O álcool interfere na absorção de vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele, como as vitaminas A, C e E.

Sugestões para quem não quer abandonar completamente o álcool

Sabemos que o consumo de álcool assumiu um papel na socialização das pessoas, mas é importante saber que o excesso pode gerar vários problemas, não só de saúde como também em relacionamentos e no convívio em sociedade.

Se você tem o hábito de beber socialmente e não quer abandonar, talvez possa seguir algumas destas dicas que pesquisamos:

Beba em dias alternados – ou menos

“Quando você tem 20 anos e bebe, essa bebida deixa seu corpo em cerca de três horas”, diz Rodriguez. “Quando você tem 40, leva em média 33 horas. Se o tempo de trânsito for de três horas, isso significa que você pode beber na segunda-feira e até terça-feira já estará fora do seu corpo. Se você tem 40 anos e bebe na segunda-feira, não beba até quarta-feira. Minimize para uma ou duas vezes por semana a ingestão de bebidas alcoólicas – quanto menor o consumo, menor o dano à sua pele.”

Escolha suas bebidas sabiamente

“Cada tipo de álcool tem um efeito diferente na pele. Mas, como regra geral, quanto mais claro, melhor – vodca, gin e tequila saem do seu sistema mais rapidamente”, diz Rodriguez. “Se você vai beber alguma coisa, na minha opinião, beba vodca que não seja proveniente de grãos, como uma vodca de batata. É muito mais clara e suave, então entra e sai do seu corpo sem problema.”

Mantenha-se hidratado

Uma regra geral: tome um copo de água para cada coquetel. “Se você vai beber, beba água junto para aumentar esse efeito diurético”, diz Rodriguez. “Mães dizem isso há séculos, mas ninguém ouve quando é a mãe que diz.”

Por que a moderação do consumo de álcool é importante?

Ao reduzir o consumo de álcool, você irá:

  • Aumentar a hidratação da pele: A pele ficará mais hidratada e com aparência mais saudável.
  • Diminuir o envelhecimento precoce: A produção de colágeno e elastina será estimulada, retardando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
  • Reduzir a inflamação: A pele ficará menos inflamada, com menos lesões e inchaço.
  • Melhorar a textura da pele: A pele terá uma textura mais uniforme e suave.
  • Potencializar os benefícios dos cuidados com a pele: Os produtos que você utiliza para cuidar da sua pele terão um efeito mais eficaz.

Além de cuidar da pele, a moderação no consumo de álcool traz diversos outros benefícios para a saúde, como:

  • Melhora do sono:
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares:
  • Diminuição do estresse:
  • Aumento de energia:

A vitalidade da pele na maturidade é resultado de uma combinação de fatores, entre eles o DNA, a boa alimentação, exercício físico, ingestão de água e também a moderação no consumo de álcool.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Continue acompanhando o nosso site
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

Fontes :

https://vogue.globo.com/beleza/noticia/2024/01/entenda-como-a-bebida-alcoolica-prejudica-a-sua-pele-e-aprenda-a-amenizar-os-danos.ghtml

https://www.revistalofficiel.com.br/beleza/pele-x-alcool-quais-os-danos-do-consumo-de-bebidas-alcoolicas

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!