Coloração pessoal: conheça as cores que te favorecem

Coloração Pessoal

Moda é um dos temas de maior interesse das seguidoras do Instagram da Estilo 5.0+.

As cores têm uma verdadeira magia sobre a gente. Algumas cores de roupas, maquiagem e até o cabelo favorecem mais algumas pessoas do que outras. E essa avaliação das cores que beneficiam mais uma determinada pessoa tem nome: Coloração pessoal.

Muitas vezes a pessoa tem um closet repleto de roupas estilosas, mas parece que nada fica bem. Pode ser que esteja comprando roupas fora da sua cartela de cores.

A coloração pessoal muda o jeito de comprar e a percepção da necessidade de compra com o que já existe no guarda-roupa.

Para ensinar um pouco sobre Coloração Pessoal, a Fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto, fez um bate papo com Emily Adachi, especialista em Imagem & Visagismo pela Ecole Supérieure de Relooking. Graduada em Administração e Comércio Exterior, Pós-Graduada em marketing de serviços, tendo atuado durante 15 anos no mercado corporativo, com foco em marketing, comunicação, eventos e relações públicas, onde se conheceram. Emily é psicanalista e entusiasta pelo comportamento humano. Apaixonada por arte, boa gastronomia e pelos mistérios do subconsciente.

Vamos saber mais sobre a magia das cores no nosso dia a dia com Emily Adachi.

Coloração Pessoal – Mensagem das cores

Emily explica que a Coloração Pessoal é uma das etapas da consultoria de imagem e estilo, que para ela, é autoconhecimento, ajudar no alinhamento da mensagem interna com a externa.

O mais importante é entender o que é consultoria de imagem e como pode ajudar a passar a imagem que a gente realmente deseja. Colocar em harmonia o que o meu corpo comunica e o que quero comunicar.

Por exemplo, sou tímida e transmito isso? Quero transmitir a imagem de inteligente e comunicativa. Consigo transmitir isso?

A cada 5 a 6 anos tendemos a mudar os nossos gostos, nossos projetos de vida. E essa mudança está acontecendo na maneira que a gente se expressa, na nossa vestimenta?

Quando olho no espelho, parece que não sou eu… A consultoria de imagem vem para ajudar nesse alinhamento, para melhorar, para enaltecer o que tenho. Demonstrar o melhor de mim.

Emily reforça que a Consultoria de Imagem é estratégica. 93% da nossa comunicação não é verbal, 55% do que você fala em comunicação é corporal; é a imagem que você transmite. 38% é o tom de voz e apenas 7% é verbal.

Importante harmonizar o visual com o conteúdo que queremos passar. “O áudio tem que bater com o vídeo”. “Os nossos olhos são a janela para a alma”.

Exemplo: alface no dente de uma pessoa. Você fixa o olhar naquela alface e não presta atenção em mais nada e para de ouvir o que a outra pessoa está dizendo.

A Consultoria de imagem busca a harmonização; “tira a alface do dente”.

Harmonização é o balanço e o equilíbrio. Uma expressão melhor perante as pessoas, ter autonomia e se conhecer melhor.

 Consultoria de Imagem e Coloração pessoal.

A Consultoria de imagem consiste de várias etapas, explica Emily. Entender qual o seu desejo de imagem, se quer transmitir elegância e firmeza, por exemplo.  Há etapas de visagismo, guarda-roupa, dentre outras. E uma dessas etapas é a coloração pessoal ou colorimetria.

Somos todas coloridas e a nossa pele reage às cores, reforça Emily.

Coloração pessoal é identificar dentro de uma metodologia chamada de sazonal expandido, utilizando 12 diferentes cartelas de cores, baseado nas estações do ano, qual é a nossa, quais as cores que melhor reagem com a nossa pele.

Dependendo da cor, ficamos mais iluminadas ou mais opacas. Conhecer os tons que nos favorece.

O nosso cérebro busca o que é saudável, harmônico. Quando estamos usando cores que nos favorecem, passamos uma imagem mais agradável. E conseguimos adequar a cartela de cores não só para o vestuário, mas também para a coloração do cabelo e a maquiagem.

Nem sempre a cor que mais gostamos ou que fica linda numa determinada pessoa ou modelo, será boa para nós.

Usar as cores mais adequadas também ajuda a fazer melhores escolhas, melhores combinações e compras mais assertivas.

Em pesquisas realizadas com pessoas maduras, elas se mostram indignadas com a generalização de peças nas cores bege e branco oferecidas para esse público.

A metodologia da coloração pessoal comprova que, independentemente da idade, que cada pessoa tem uma cartela de cores mais adequada para valorizá-la ou depreciá-la.  Emily, inclusive, esclarece que o branco pode favorecer, ou não, uma determinada pessoa dependendo da nuance de branco.

Ter o domínio dessa técnica faz toda a diferença para ampliar as suas opções de cores.

Consultoria de imagem em etapas

Emily ressalta que a coloração pessoal pode ser feita apartada, assim como o visagismo.

A Consultoria de Imagem é o conceito completo, onde você vai adicionando todas as etapas. Por exemplo:

A coloração é uma das etapas da consultoria de imagem onde você identifica a sua paleta de cores que mais lhe favorece.

O Visagismo – conhecer a sua expressão facial e traços externos e como podem transmitir uma imagem contrastante com a que você quer passar para as pessoas. A consultoria de imagem pode ajudar na harmonização.

Morfologia – para conhecer o formato do corpo e como faço para fortalecer e harmonizar de acordo com a mensagem que quero transmitir.

Mas, retornando à coloração pessoal, importante aprender quais as cores que suavizam e passam uma imagem de suavidade e quais transmitem a de força.

E dentro da minha cartela de cores, o que devo usar para harmonizar o meu corpo, na etapa de morfologia.  Por exemplo, afinar cintura, disfarçar um quadril mais largo ou uma barriguinha saliente. Experimente.

A consultoria específica para a etapa de coloração pessoal é feita em 1 encontro e leva em torno de 3 horas. E, de preferência deve ser presencial e pessoal porque a avaliação com os contrastes da luz natural são mais eficazes e as conversas são muito importantes.

Há alguns métodos on-line, mas, na opinião de Emily é que não são tão eficientes para avaliar os detalhes da expressão da cliente.

Dicas e sugestões da Emily:

Cuidado com o preto vai com tudo: Preto é uma cor bem intensa e nem sempre vai com tudo.

Preto com cores claras não fica harmônico; fica pesado. O preto sempre pede cores mais intensas como complemento.

Uma cor que ao invés de preto pode ajudar é o azul marinho. Mais fácil de combinar do que o preto. Um bolsa azul marinho, uma jaqueta azul, como o jeans, por exemplo, é mais fácil de combinar.

Ponto de cor:  use o seu básico que vc já conhece e acrescenta um ponto de cor; um colar de tom mais vibrante, uma bolsa diferente ou um sapato vermelho, trazem vida ao look.

A coloração pessoal é mais adequada para cores próximas do rosto; da cintura para cima.

Combinar estampas: “roubar cor” da saia estampada numa blusa com uma das cores da saia para ficar super estilosa.

Mensagens que as cores nos transmitem:

  • Vermelho: dinâmica, quente, revolta, Estimulante, Transgressão, Excitação
  • Azul: confiança, fidelidade, segurança, calma, espiritualidade, amizade
  • Amarelo: brilhante, estimulante, alerta, esperança, alegria, inteligência
  • Laranja: vibrante, energética, amistosa, convidativa, jovial, comida
  • Verde: relaxante, equilibrada, refrescante, saudável, jovem, natural
  • Roxo: nobreza, dignidade, imaginação, fantasia, mistério, místico
  • Rosa: feminilidade, atraente, passionalidade, romântico, encantamento
  • Preto: mágico, dramático, elegante., sinistro, mistério, ocultismo
  • Branco: puro, inocente, bom, clínico, cumplicidade, higiênico.

Se vai para um spa toda vestida de vermelho e preto, precisa de 3 horas de massagem para relaxar. Se você está vestida de verde, talvez 1 hora e meia será o suficiente para relaxar.

Recomendação de livro para saber mais sobre a psicologia das cores:

A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão, de Eva Heller. Onde comprar: www.amazon.com.br

Convidamos você a assistir o bate papo integral da nossa Fundadora com a Emily Adachi acessando o canal do YouTube da Estilo 5.0+:

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Time Estilo 5.0+

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!