
Essa tradição, tão presente em nossas vidas, carrega séculos de história e simbolismo. Vamos conhecer!
Descobrimos que a sua origem está contida nos rituais pagãos e remonta a séculos antes do nascimento de Cristo.
Os Ovos de Páscoa, símbolo tão aguardado ao término da Semana Santa, guardam uma história rica e milenar. Sua origem remonta aos tempos pré-cristãos, quando diversas culturas associavam o ovo à fertilidade e ao renascimento. Na primavera, época de florescer e novas vidas, o ovo foi visto como um símbolo de esperança e renovação, uma tradição que renasce a cada primavera!
O próprio fenômeno de um ser vivo que nasce do ovo ofereceu aos homens das culturas arcaicas esse princípio simbólico. Ele sempre foi considerado como a mais perfeita embalagem da natureza.
As Origens dos Ovos de Páscoa
Os povos germânicos cultuavam uma Deusa chamada Ostara, que era considerada a divindade da Primavera. O nome dessa deusa foi mudando até chegar a Easter e a Ostern, respectivamente, e que significam Páscoa.
Como culto a essa Deusa, esses povos organizavam festivais que celebravam o início da Primavera e passaram a entregar ovos como presentes. Também eram cozidos e comidos durante as celebrações. Como no norte europeu, as estações do ano são muito acentuadas, quando chega a Primavera após o inverno rigoroso, fica evidente a exuberância das florestas e matas, atraindo os animais para os ciclos de reprodução.
Os coelhos também se reproduziam na Primavera e, como todos sabemos, em larga escala!! Por essa razão, o símbolo do coelho também passou a estar associado a essa mesma deusa, Ostara.
Com o advento do cristianismo e sua expansão para a Europa, no início da Primavera, passou a ser comemorado o dia da Páscoa, isto é, a data mais importante para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Cristo.
Com isto, os símbolos e as comemorações antes associados à Deusa da Primavera passaram, aos poucos, a serem associados à festa da ressurreição de Cristo e a entrega de ovos continuou como rito durante a era cristã e espalhou-se para outras regiões do mundo.
Os Ovos Fabergé

Um dos exemplos mais marcantes dessa prática de entrega de ovos durante a páscoa foi o da família aristocrática Romanov na Rússia.
O Czar Alexandre Romanov III encomendou ao joalheiro Peter Carl Fabergé um presente de Páscoa para sua esposa em 1885. O que parecia ser um simples ovo de ouro esmaltado tinha no seu interior uma galinha com um pingente de rubi e uma réplica em diamante da coroa imperial.
A imperatriz ficou tão impressionada com o presente que Alexandre passou a encomendar um ovo por ano. Ele deveria ser único e sempre com uma surpresa no seu interior que acabou virando uma tradição que foi seguida por seu filho. Ao todo foram produzidos 50 ovos Imperiais.
A criatividade, técnica e o luxo dos materiais utilizados por Fabergé mais tarde se tornou mundialmente conhecido.
Os Ovos de Chocolate
A partir do século XIX, o hábito de presentear parentes e amigos com ovos, na data da Páscoa, fez surgir a produção do ovo de chocolate.
Confeiteiros franceses tiveram a ideia de criar ovos de chocolate, recheados com bombons e outras delícias. A novidade logo se espalhou pelo mundo, transformando a Páscoa em uma festa ainda mais doce e especial.
O pioneiro nessa prática foi François Louis Cailler, que em 1819 abriu a primeira fábrica de ovos de chocolate na França.
Na segunda metade do século XX, a produção massiva de ovos de chocolate dominou a indústria e o Mercado, transformando até mesmo o sentido tradicional da festa pascal.
Na Idade Média, a tradição de pintar ovos de galinha se popularizou na Europa. As cores vibrantes e os desenhos simbolizavam a alegria da primavera e a celebração da vida.
Portanto…coelhos não botam ovo. Mas são símbolos de fertilidade, assim como os ovos são símbolos de perfeição da vida.
O significado do ovo e do coelho é sobre a vida: Ovo representa uma nova vida. E o coelho, a multiplicação da vida.
Ao longo dos séculos, a tradição dos Ovos de Páscoa se separa pelo mundo, ganhando diferentes formas e significados. Em muitos países, os ovos são decorados com cores vibrantes, tornando-se verdadeiras obras de arte.
Hoje, os ovos de Páscoa são um símbolo de amor, união e celebração. Eles nos lembram da importância de compartilhar momentos especiais com as pessoas que amamos, seja em família ou entre amigos.
Uma tradição que se renova a cada ano que trazem novas cores, sabores e formatos de ovos de Páscoa, mas a essência da tradição permanece a mesma: celebrar a vida, a renovação e o amor.
O ovo de chocolate tornou a celebração da Páscoa mais saborosa e divertida.
Você também pode fazer os seus próprios ovos de Páscoa. Veja algumas receitas nos vídeos que pesquisamos para você!
Como fazer ovo de páscoa – com Michelle Kallas | Especialistas | Mohamad Hindi- 12:36
Tenha como Alternativa em seu Cardápio o Ovo Zero Lactose- 20:44
Ovo de Páscoa com Chocolate Amargo 70-30-38 Callebaut 70,5% por Brenno Floriano – 14:29
Faça o seu ovo de páscoa caseiro! Super fácil – delicioso Isamara Amâncio- 13:23
Trouxemos também um vídeo sobre o tema, acesse:
A história do Ovo de Pascoa: entenda como surgiu | Afya Paraiba-1:38
Nesta Páscoa, celebre a tradição e a alegria de viver!!!
Desejamos a você e todos os seus familiares uma Páscoa repleta de alegrias e muito sabor!
Que a tradição milenar dos Ovos de Páscoa inspire em você a certeza de que a vida sempre se renova!
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Comments are closed.