Dia Internacional da Mulher – 8 de março

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

8 de março é a data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de relembrar as conquistas e as lutas sociais, políticas, econômicas das mulheres no mundo todo.

Para a Estilo 5.0+ o poder de escolha foi a grande conquista da mulher ao longo dos últimos 50 anos!

Hoje a maior parte das mulheres experimenta um momento de liberdade único e pode escolher o que quer e o que não quer para sua vida. A gente não está dizendo que é sempre fácil e sabemos que ainda existem muitos desafios a serem travados, mas acreditamos que é possível!

Um dia para também lembrar os desafios das Mulheres Maduras

A pirâmide etária no mundo e no Brasil está passando por uma grande inversão e um aumento considerável da quantidade de pessoas com mais de 60 anos.

Segundo matéria da Meio&Mensagem de 17.12.2024, enquanto muitos países da Europa levaram mais de centenas de anos para dobrar a quantidade de idosos de 10% para 20% da sua população, como por exemplo a França que levou 145 anos, no Brasil, esta mudança deve ocorrer em 19 anos somente, de 2011 para 2030, de acordo com o estudo da FDC Longevidade. Uma mudança que impacta a dinâmica social, o consumo e o mercado de trabalho, mas que ainda é pouco percebida pela grande maioria da população, pelos gestores de empresas, marcas e autoridades.

As Mulheres Maduras costumam sofrer um preconceito maior. Nesta mesma matéria Cléa Khouri, sócia cofundadora da Data8, empresa de pesquisa especializada nos Maduros, afirma que o homem grisalho é mais valorizado, mas a mulher madura sofre estigmas porque sua imagem ainda está muito presa aos padrões da juventude.

De acordo com a pesquisa Beleza Pura 2019, desenvolvida pela Hype 60+ em parceria com Clarice Herzog Associados, as Mulheres Maduras se reinventam: elas continuam trabalhando e mudando de profissão para se adaptarem às mudanças do mercado de trabalho, viajam, voltam a estudar e experimentar novas atividades sociais e culturais.

Ainda na matéria da Meio&Mensagem, Rita Almeida, head de estratégia da agência de publicidade AlmapBBDO que também estuda sobre o público maduro, afirma que as mulheres passam por transformações importantes porque costumam viver em média de 5 a 7 anos mais do que a média dos homens e por essa razão tem um impulso para se cuidarem mais ao longo do tempo.

Mas nem tudo é cor de rosa. O fato de ser mulher madura exige enfrentamentos difíceis: menopausa, mudança no corpo físico, exclusão no mercado do trabalho e insegurança financeira, solidão (separação e saída dos filhos), e sensação de invisibilidade social – sobretudo no mercado de consumo.

A sociedade ainda ignora a energia que as mulheres de 50, 60, 70, 80, 90 anos têm e a Estilo 5.0+ escolheu fazer parte desta jornada da revolução da longevidade para ajudar a mudar esta situação.

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a Estilo 5.0+ pesquisou e escolheu alguns vídeos e frases de Mulheres Maduras que também estão nesta luta usando seu poder de comunicação e influência para mudar o cenário atual e falam sobre Maturidade e o Envelhecimento da mulher.

Confira:

Astrid Fontenelle – 63 anos – “Com certeza é mais cruel para a mulher envelhecer. O homem deixar o cabelo grisalho é charmoso, mas para a mulher é velha e desleixada.” Canal GNT|13:54

Claudia Raia – 58 anos – “Estamos abrindo portas para as novas gerações. Não existe mais isto de estar velha, estar acabada. Acho que o etarismo existe, é machista, é embutido na cabeça da gente a vida inteira porque acreditam que quando você entra na falência ovariana, você entra na falência existencial, não serve para mais nada.” Roda Viva|4:37

 

Costanza Pascolato – 95 anos – “O lado bom de envelhecer é a tranquilidade de já ter escolhido seu caminho. Não é mais necessário optar por coisas que você não aprecia apenas para permanecer na crista da onda”

Constanza Pascolato

 

Demi Moore – 62 anos – “Ouvi de um produtor que eu era uma atriz de filmes de pipoca (filmes bobos) … o universo me disse que ainda não havia acabado para mim. Golden Globes|2:24

Fatima Bernardes – 62 anos – “Vivemos em uma sociedade que idealiza a juventude eterna e muitas vezes ignora a beleza e a riqueza que vêm com o passar do tempo. Reconhecer isso nos ajuda a repensar nossos valores e expectativas sobre a idade. Envelhecer é um processo cheio de experiências e aprendizados, não um declínio”. Roda Viva – 3:57

Fernanda Montenegro – 95 anos

“O segredo para encarar o envelhecimento é encontrar um canal, “algo que alimente o ser humano”. Ou dois canais: — O primeiro é uma predisposição que tenho para a vida. O outro é ter uma vocação e realizá-la, porque ela é inarredável’.

“A beleza passa, mas o que fica é o que a gente consegue transpassar para o outro”.

“Enquanto isso aqui [aponta para a cabeça] estiver funcionando e eu tiver alguma possibilidade de me expressar, é impossível parar”, declarou.

Fernanda Montenegro

Oprah Winfrey- 68 anos – “Vivemos em uma sociedade obcecada pela juventude. Me nego a deixar que esse sistema ou uma visão distorcida da realidade me diga que não valho a pena”.

Oprah Winfrey

 

Sharon Stone – 67 anos – “As pessoas podem tirar tudo de você. Mas não podem tirar sua alma”. BBC News Brasil|1:16 

A Estilo 5.0+ homenageia todas as Mulheres, as que já fazem suas escolhas, as que continuam na luta para suas conquistas e desafios e as que encaram as batalhas para ajudar outras nesta revolução!

Assista o vídeo sobre o Dia Internacional da Mulher!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!