Mulher, esponja de sentimentos: entendendo os riscos dos excessos de empatia

Entendendo os riscos dos excessos de empatia

Em um mundo complexo e sensível, as mulheres muitas vezes se deparam com o desafio de navegar pelas emoções alheias como verdadeiras esponjas de sentimentos. E, na maturidade, isso se acentua.

Segundo matéria publicada no “O Globo”, um estudo realizado com mais de 300.000 pessoas em 57 países e publicado na revista PNAS-Proceedings of the National Academy of Sciences, demonstrou que “as mulheres são mais empáticas do que os homens”.

A capacidade de empatia é admirável e necessária para o relacionamento entre seres humanos, mas também pode se tornar um fardo e um risco a saúde quando não gerenciada de forma consciente.

Na maturidade, temos uma sensibilidade apurada que pode nos tornar verdadeiras “esponjas” emocionais, absorvendo as alegrias e, principalmente, as dores daqueles que amamos.

Pesquisamos e trouxemos algumas informações de como identificar alguns sinais e características que podem significar estes riscos e sugestões de como transformar a empatia em força.

A empatia é a ponte que nos conecta ao outro, permitindo compreender e compartilhar seus sentimentos. É um dom que nos torna mais humanos e nos permite construir relações profundas e significativas.

A Mulher Esponja, por sua vez, tende ao excesso de empatia porque absorve as emoções alheias como se fossem suas, sem limites e muitas vezes se esquecendo de suas próprias necessidades e sentimentos.

As “esponjas emocionais”

Texto da psicóloga Gema Sánchez Cuevas, publicado na  https://amenteemaravilhosa.com.br/esponjas-emocionais/ nos explica que “pessoas esponjas emocionais” têm algumas características que permitem identificá-las. Em geral, elas têm uma grande receptividade à condição emocional individual de outras pessoas, e também à atmosfera subjetiva dos grupos.

  • São muito intuitivas. Não precisam que ninguém lhes diga como se sentem para perceberem se estão certas ou erradas. Elas captam tudo com facilidade.
  • Têm empatia em excesso. Não apenas são capazes de se colocar no lugar do outro, mas fazem isso de maneira extrema. Em outras palavras, chegam a sentir as emoções dos outros como se fossem suas.
  • Se sentem responsáveis ​​pelo bem-estar das pessoas. Acreditam que devem ajudar os outros quando eles se sentem mal. Ficam aborrecidas consigo mesmas se não o fazem.
  • Buscam soluções para os problemas alheios. A sua empatia excessiva e a apropriação da dor da outra pessoa levam a investir boa parte de seu tempo refletindo sobre como resolver problemas dos que a cercam.
  • São dominadas pelas emoções dos outros. Para as pessoas “esponjas emocionais”, é muito difícil não se envolver quando conhecem o sofrimento de outra pessoa. Literalmente, assumem essas emoções negativas como se fossem suas.
  • Atraem pessoas tóxicas. Estão sempre cercadas por pessoas cheias de problemas ou que buscam explorar o outro emocionalmente.
  • Priorizam os outros. Agem como se houvesse um mandato que as levasse a menosprezar o seu próprio bem-estar em função do bem-estar dos demais”.

Os riscos à saúde da Mulher Esponja

A sensibilidade exacerbada da Mulher Esponja e o excesso de empatia podem levar ao esgotamento emocional, à perda de identidade, problemas de relacionamento pessoal e profissional, principalmente devido à dificuldade em estabelecer limites saudáveis com a empatia.

Muitas vezes não nos damos conta de que a sensibilidade pela dor do outro e o envolvimento exacerbado podem prejudicar a nossa saúde, mas alguns sinais podem acender o alerta. Confira:

Tristeza sem motivo aparente; Raiva desproporcional, Cansaço constante, Dificuldade em tomar decisões, Doenças psicossomáticas até desentendimentos e brigas por qualquer razão.

O autoconhecimento é fundamental para que a pessoa possa ser empática e ajudar outras pessoas sem causar problemas a sua própria saúde. Normalmente o tratamento para quem sofre com o excesso de empatia é feito com terapia.

Transformando a Empatia em Força:

A empatia é uma qualidade valiosa e com alguns cuidados você pode garantir que esta capacidade seja um ponto forte para desenvolver e manter relacionamentos saudáveis e não um problema em sua vida:

  • Autoconhecimento: É a base para respeitar seus próprios sentimentos, necessidades e limites.
  • Limites Saudáveis: Aprenda a dizer “não” quando necessário. Priorize seu bem-estar e proteja sua energia emocional, mesmo que em algumas situações seja necessário você se afastar da pessoa.
  • Recarregue suas energias: Pratique atividades que te tragam alegria. Invista em hobbies, meditação, exercícios físicos ou qualquer outra atividade que te faça sentir bem. Afinal não podemos doar o que não temos.
  • Ajuda Profissional: Se sentir-se sobrecarregada: procure ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta.

Se você se considera uma Mulher Esponja, ao se conscientizar dos sinais e tomar medidas para cuidar de si mesma, pode transformar sua empatia em uma força que a impulsiona, ao invés de esgotá-la.

Querer ajudar e ouvir a todos pode ser uma atitude louvável. Mas abrir mão de você o tempo todo pode te levar à exaustão. Pense nisso!

Veja as dicas de livros que possam interessa-la que poderão ajudá-la a refletir e a colocar limites, sem deixar de amar ou apoiar as pessoas.

O Poder da Empatia

 O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro
para transformar o mundo – Roman Krznaric

Um antídoto poderoso para esses tempos de individualismo e uma ferramenta eficaz para uma vida melhor.

onde-comprar


Empatia Assertiva

Empatia assertiva: como ser um líder incisivo sem
perder a humanidade. Kim Scott

Baseado em anos de experiência da autora e escrito com clareza, incluindo sugestões práticas para os leitores, mostra aos gestores como ter sucesso sem perder o lado humano no ambiente corporativo, encontrando um sentido no trabalho e criando um ambiente onde as pessoas vão poder apreciar o que fazem e os colegas.

onde-comprar


Ao demonstramos empatia com sabedoria e autocuidado, podemos continuar sendo faróis de apoio para aqueles que amamos, sem que nossa própria luz se apague. A maturidade nos convida a florescer em nossa totalidade, nutrindo tanto o nosso coração quanto o daqueles que nos cercam.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://oglobo.globo.com/saude/ciencia/noticia/2022/12/mulheres-sao-mais-empaticas-que-homens-diz-estudo.ghtml

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/01/01/empatia-demais-pode-fazer-mal.htm

https://amenteemaravilhosa.com.br/esponjas-emocionais/ https://psicologassjc.com.br/como-identificar-se-voce-e-uma-esponja-emocional/

Vídeos:

Síndrome do desgaste por empatia: entenda o problema e saiba se você é uma esponja emocional – Pais&Filhos – 03:34

Síndrome do Desgaste por Empatia: Quando a dor do outro nos causa sofrimento agudo – 04:29

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!