
Mulheres 50+ foram protagonistas de muitas mudanças ao longo dos últimos 50 anos e continuam sendo.
Márcia Neder jornalista e escritora, autora do livro “A Revolução das 7 mulheres” onde o tema é a maturidade, traz uma pesquisa qualitativa que retrata os sete perfis que representam as mulheres dessa geração revolucionária e mais uma série de dados que mostram em detalhes quem são, o que pensam, como fazem as escolhas, como enxergam o futuro ainda longo que têm pela frente e a responsabilidade do próprio papel nessa nova sociedade.
Para escrever o livro, Marcia Neder entrevistou mulheres “baby boomers”, nascidas entre 1946 e 1964. Mulheres que lutaram e assumiram o seu lugar na sociedade e envelheceram com um certo inconformismo com o mundo que não acompanhou os seus passos.
Segundo a autora, “há uma revolução da longevidade acontecendo no mundo. E no Brasil também. O Brasil passou de um país jovem para um país maduro atualmente existem mais pessoas maduras do que há cinco décadas. Será necessário criar na sociedade uma nova visão sobre o envelhecimento e novos valores culturais que abracem essa população sem preconceitos, de uma forma como nunca foi feita antes.
O ponto de partida para essa incontornável transformação é entender que a Terceira Idade não é um borrão sem nuances. Há vários nichos com diferentes necessidades, aspirações e estilos de vida. É imprescindível enxergar o detalhe.
As mulheres têm um papel crucial nessa nova sociedade que precisamos construir, especialmente um grupo de mulheres ativíssimas que já provou o seu valor na revolução feminina da segunda metade do século passado e está outra vez abrindo novos caminhos para as gerações futuras.
A revolução das sete mulheres: Os sete perfis que representam a geração 50+, 60+ que está reinventando a maturidade
A maturidade nos traz a liberdade da escolha
E a nossa história de conquistas e desafios é legado para as próximas gerações de mulheres que irão continuar a nossa luta.
Ainda há muito o que fazer: vencer a invisibilidade, o preconceito da idade, da cor, da opção sexual. Alcançar espaço e salário justo nas empresas, conter a violência na sociedade e no ambiente doméstico, dentre outras.
E a própria comunidade aceitar a mudança física da mulher que vem com a maturidade: que sejam os cabelos grisalhos ou brancos, linhas de expressão e rugas, dores e alguns “detalhes” e marcas, o envelhecimento natural x envelhecimento com muitos procedimentos.
O envelhecimento de mulheres continua sendo motivo de preconceito.
Não se permite envelhecer na aparência, independentemente da profissão, contribuição para qualquer área da sociedade ou seu nível de visibilidade.
Todas as mulheres recebem comentários negativos quando os primeiros fios brancos de cabelo aparecem ou quando as rugas da pele se tornam mais visíveis, o que colabora para que o envelhecimento em si seja tratado de maneira negativa.
A atriz Meg Ryan foi duramente criticada pela imprensa inglesa por se apresentar em público naturalmente envelhecida nos seus 63 anos, com cabelos grisalhos e rugas aparentes, ao que ela respondeu:
“se você não é capaz de envelhecer de uma forma que agrade a imprensa, então não saia de casa”.
O contrário aconteceu com Madonna, pelo excesso de procedimentos estéticos que mudou totalmente a sua aparência.
Enfim, com muitos procedimentos, poucos ou nenhum, a mulher madura construiu uma trajetória de sucesso à custa de muito trabalho e é referência para as novas gerações que esperamos que amadureçam sem tantas preocupações com a beleza externa: o ser ao invés do ter.
O futuro é maduro: a potência dos 50+ na indústria
Matéria publicada na revista Meio&Mensagem com destaque para “As fortalezas dos 50+”, traz o depoimento de Marta Carvalho, gerente de comunicação e relações institucionais na FCB Brasil e fundadora do Vozes 50+:
“A maturidade me trouxe uma conexão muito forte com as humanidades. Trabalhando com núcleos diversos e com a juventude, tenho aprendido que podemos ter trocas diretas e sinceras, contribuindo para o dia a dia dessas pessoas. Isso envolve entender quem está ao meu lado, com quem estou criando, e encontrar essa intersecção entre nossas vivências”, afirma Marta.
Mulheres 50+: Protagonistas de Ontem, Líderes do Amanhã
Chegamos à marca dos 50 anos, um ponto de inflexão vibrante na jornada da mulher. Olhamos para trás e vemos um legado de lutas, conquistas e transformações que ajudamos a construir. Fomos as pioneiras em muitos campos, quebrando barreiras e abrindo caminho para as gerações que nos sucederam. Nossas vozes ecoaram em movimentos sociais, no mercado de trabalho, na arte, na ciência e, principalmente, dentro de nossos lares, moldando o presente com a força de nossas convicções e a sabedoria de nossas experiências.
O mundo de hoje clama por nossa maturidade, pela nossa capacidade de análise crítica e pela nossa visão abrangente. Nossos anos de vivência nos equiparam para liderar com empatia, para construir pontes onde há divisões e para inspirar as novas gerações com a autenticidade de quem sabe quem é e o que quer.
Somos protagonistas das mudanças do passado e temos o potencial de sermos as líderes das transformações do futuro
Nossas vozes, agora mais fortes e seguras, são essenciais para moldar um mundo mais justo, equitativo e sustentável. Nossa experiência é um farol que ilumina os caminhos para inovações significativas em todas as áreas.
Evoluímos de anti-aging, para “pró-aging”, ou “pró-idade”; uma abordagem positiva para o envelhecimento na indústria cosmética. “Wellness” – bem-estar – é a nova bandeira da mulher madura, segura e independente.
Nós da Estilo 5.0+ acreditamos que o Wellness, o bem-estar, sentir-se bem, ter uma vida saudável, com prática de exercícios, alimentação saudável, bons relacionamentos interpessoais e um sentido para a vida pode quebrar o preconceito e levar o olhar para o que a Mulher Madura é o que ela pensa. É o que realmente importa.
E você? O que acha? Compartilhe com a gente.
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
https://www.cetaphil.com.br/dicas-de-skincare/anti-idade.html
Vídeos:
Nós mulheres somos múltiplas – Juliana Goes- Instagram
Ver essa foto no Instagram
Rose Oliveira | Mulheres 50+ | Envelhecer não é fácil, mas é …depois dos 50 – Adriane Galisteu – Instagram- 08:24
Ver essa foto no Instagram
“A gente tá entrando em um novo ato”: mulheres 50+ em busca de mais qualidade de vida | SuperSábado – 02:18