Você sabia que o Dia das Mães tem um significado diferente para cada povo?

Mãe pra gente aqui na Estilo 5.0+ significa muitas coisas boas: amor incondicional, guardiã, dedicação, força, sabedoria, reinvenção, ressignificação e por aí vai…

O Dia das Mães no Brasil e em Portugal, é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna ou a maternidade e acontece no 2o e 1o domingos de maio respectivamente.

No Brasil, a data foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino que também queriam valorizar a importância das mulheres na sociedade.

A gente, aqui na Estilo 5.0+ pesquisou pra você como essa data que  celebra a mulher que deu a luz, que cria ou criou um ou mais filhos, é comemorada em diferentes locais do planeta. Veja só:

Estados Unidos

Oficialmente, a comemoração do Dia das Mães foi instituída nos Estados Unidos no século XX. A metodista Anna Jarvis criou em maio de 1907, um memorial à sua mãe Ann Jarvis, ativista social, e uma campanha para a oficialização do Dia das Mães em homenagem a ela. Em 1914, o Congresso aprovou, mas ela se decepcionou ao ver que a data se tornou comercial. Afastou-se do movimento e lamentou a sua criação.

Grécia

Alguns historiadores consideram que a celebração do Dia Das Mães já acontecia deste a antiguidade. Na Grécia antiga, a comemoração era mitológica. A entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, deusa da fertilidade e da maternidade, esposa de Cronos e a Mãe de todos os Deuses.

Nepal – Mergulho

Comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada “lua escura” do mês Baishakh, que cai sempre entre abril e maio. Para homenagear as mães que já morreram é tradicional que os peregrinos sigam para lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.

Bolívia – Mães guerreiras

Na Bolívia, o Dia das Mães é celebrado em 27 de maio, data que comemora a Batalha de La Coronilla. No combate, que ocorreu em 1812 durante a guerra pela independência do país, Manuela Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o Exército espanhol, onde atualmente fica a cidade de Cochabamba.

Japão

O Dia das Mães no Japão é celebrado no segundo domingo do mês de maio, como no Brasil.  Apesar da data ser ocidental, desde 1949 e depois do fim da segunda guerra, a data foi alinhada aos costumes americanos.

Na data, as mães japonesas são presenteadas com um buquê de cravos, para representar a pureza, doçura e força da mãe. Rosas também são populares.

Na gastronomia, o Dia das Mães é celebrado com pratos que levam ovos, como o tamagoyaki (omelete japonesa), chawanmuchi, oyakodon, entre outros.

França – Incentivo à gravidez

Na França, a homenagem às mães foi feita pela primeira vez no início do século XX, quando mulheres com muitos filhos receberam um prêmio do governo porque as baixas taxas de natalidade eram preocupantes. A comemoração atualmente ocorre no último domingo de maio.

Indonésia – Lembrança política

Na Indonésia, o dia das mães é celebrado em 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.

Irã – Homenagem à filha de Maomé

No Irã, o Dia das Mães é comemorado na data do aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.

Coréia do Sul – Sem distinção

Na Coreia do Sul, o Dia das Mães é comemorado junto com o Dia dos Pais, em 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.

Etiópia – Fim da chuva

O Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa na Etiópia, em uma data variável entre outubro e novembro. Chamada de “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com decoração nas casas. Uma grande refeição é feita pela família, e depois disso todas as mulheres dançam em homenagem às famílias.

Homenageie a quem te deu à luz, o maior espetáculo da natureza. Ou a pessoa que simplesmente escolheu cuidar, educar e amar você. Para as mamães que já são avós:  amor em dobro.

Cuide e curta não só na data oficial, mas a todo momento. Afinal, como compôs Ana Viela em Trem Bala:

“Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir”

Ana Vilela – Trem-Bala – (Clipe Oficial) – 03:00

Feliz Dia das Mães!

Participe da jornada da revolução da longevidade com a gente!

Um abraço! Time Estilo 5.0+

One thought on “Você sabia que o Dia das Mães tem um significado diferente para cada povo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *