Outubro Rosa e o Câncer de Mama

Outubro Rosa e o Câncer de Mama

O Outubro Rosa é um movimento anual e internacional, durante todo o mês de outubro, em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce de Câncer de Mama.

Origem – Como tudo começou

Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, quando o Câncer de Mama se tornou uma questão de saúde pública cada vez mais evidente.

À medida que as taxas de diagnóstico aumentavam, tornou-se imperativo criar um espaço para conscientização e educação sobre a doença. Assim, nasceu a ideia de um mês dedicado a destacar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de Mama.

A campanha foi ganhando o mundo unindo mulheres de diferentes culturas e origens em um objetivo comum, como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com o Câncer de Mama.

Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula as mulheres a fazerem o autoexame das mamas.

O Câncer de Mama

O Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser percebidos ao toque, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o Câncer de Mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. E o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022)

Laço Rosa: o símbolo

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do Câncer de Mama em 1990, na cidade de Nova York.

Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, passou a ser distribuído em locais públicos, eventos, escolas, empresas, hospitais e associações.

Sobre a Susan G. Komen®

Susan G. Komen é a maior organização do mundo do Câncer de Mama, financiando mais pesquisas sobre a doença do que qualquer outra organização sem fins lucrativos, proporcionando ajuda em tempo real para aqueles que enfrentam a doença.

Desde a sua fundação em 1982, Komen têm financiado programas de rastreamento, educação, tratamento e apoio psicossocial, atendendo milhões de pessoas em mais de trinta países de todo o mundo. A Komen foi fundada por Nancy G. Brinker, que prometeu para a irmã dela, Susan G. Komen, que daria fim à doença que tirou a sua vida.

Saiba mais: acesse o instagram: @SusanGKomen.

Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz nessa cor para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.

E por que rosa?

A escolha da cor rosa como símbolo não foi aleatória. A rosa é uma cor que evoca suavidade, empatia e compaixão, qualidades fundamentais quando se trata de enfrentar uma jornada tão desafiadora quanto ao tratamento do câncer.

O objetivo principal do Outubro Rosa é não apenas fornecer informações sobre a doença, mas também fornecer apoio emocional para as mulheres, suas famílias e amigos. É uma demonstração de solidariedade, uma lembrança de que ninguém está sozinho nessa luta.

O símbolo “laço rosa” tornou-se a marca de uma luta que transcende fronteiras.

As mulheres maduras que já foram acometidas pelo Câncer de Mama, desempenham um papel vital ao compartilhar suas histórias de sobrevivência, fortaleza e superação, inspirando outras a enfrentar os desafios com coragem.

Outubro Rosa no Brasil

A primeira iniciativa no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação na cor rosa do monumento ‘Mausoléu do Soldado Constitucionalista’ (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo – SP.

Muitas empresas participam dessa iniciativa, especialmente as de cosméticos. Alguns destaques:

Avon: tradicional apoiadora de causas sensíveis ao universo feminino, por meio do Instituto Avon, promove anualmente a campanha junto ao seu canal de vendas e consumidoras.

A empresa trabalha na campanha há mais de 60 anos com projetos e ações de combate ao câncer de mama, por meio da Avon Foundation for Woman.

Natura: além da campanha no canal de vendas e para o público consumidor, criar produtos específicos para esse período, a Natura, fez tem uma parceria com a ONG Sempre Viva, de Catanduva, que reúne diariamente 60 mulheres para produzir próteses mamárias. A ONG também promove encontros e bio dança para aumentar a autoestima de mulheres que tiveram câncer de mama.

Estée Lauder: A Campanha do Câncer de Mama da The Estée Lauder Companies, detentora da marca Clinique, dentre outras, une e inspira pessoas em todo o mundo na missão de criar um mundo livre do câncer de mama.

A Campanha do Câncer de Mama é a maior iniciativa filantrópica corporativa da The Estée Lauder Companies e atua em mais de 70 países.

Para as mulheres maduras, o Outubro Rosa é um alerta poderoso sobre a importância de cuidar da nossa saúde e fazer exames regulares.

E compartilhar essa atitude com as mulheres do nosso relacionamento: amigas, parentes, filhas, noras, netas e toda a comunidade feminina que temos acesso.

Através da informação e da conscientização, podemos impactar positivamente a nossa própria saúde e das gerações futuras.

Existem também boas iniciativas que podem auxiliar a reduzir esses tristes números como a Linda, a nova tecnologia de prevenção precoce do Câncer de Mama.

Saiba mais sobre esta tecnologia no bate papo que a nossa Fundadora realizou com um dos seus idealizadores, acessando https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/linda-nova-tecnologia-para-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama/

Se quiser saber mais sobre Bem-Estar e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Vídeos

Outubro Rosa | Conheça a Associação Sempre Viva – Naturabroficial- 04:55

Conheça a Campanha do Outubro Rosa – Sipat Week- 01:29

Autoexame de mama: como fazer? | Canal da Lu – Magalu- 01:00

Depoimento Câncer de Mama | Uma história de superação – Clínica Casa Grande- 08:02

Não canse na luta contra o câncer – Canal da Lu – Magalu – 17:40

Fontes

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/outubro-rosa.htm

https://www.amucc.org.br/projeto/outubro-rosa/

https://revistamarieclaire.globo.com/Beauty-Tudo/noticia/2021/10/outubro-rosa-conheca-empresas-que-contribuem-com-prevencao-do-cancer-de-mama.html

https://www.esteelauder.com.br/contra-o-cancer-de-mama

https://www.natura.com.br/blog/mais-natura/cancer-de-mama-conheca-a-associacao-sempre-viva

https://femama.org.br/site/noticias-recentes/femama-e-avon-unidas-em-mais-um-outubro-rosa/?gclid=Cj0KCQjwrMKmBhCJARIsAHuEAPStxo4JVEGheT_cqP-60oz5gg5YkPfEu7sEHjb9wT8mBbhZOjGyA8QaApHkEALw_wcB

https://institutoavon.org.br/vai-comecar-o-outubro-rosa-2022/

https://institutoavon.org.br/outubrorosa/

https://www.avon.com.br/instituto-avon/cancer-de-mama?sc=1

https://www.santacasamaringa.com.br/noticia/328/outubro-rosa-o-que-e-como-surgiu-e-por-que-e-tao-importante

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/outubro-rosa.htm

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/susan-g-komen%C2%AE-e-a-fundacao-caterpillar-anuncia-subsidios-para-salvar-vidas-e-melhorar-o-cancer-de-mama-na-america-latina/8921/42/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *