Você já visitou uma Exposição Interativa ou Imersiva?

Você já visitou uma Exposição Interativa ou Imersiva

No primeiro semestre de 2023, São Paulo foi palco de inúmeras exposições interativas e imersivas ligadas a cultura e à arte que encheram nossos olhos de beleza e a mágica da tecnologia.

Algumas delas: Frida Kahlo, Monet, Michelangelo, Picasso, Van Gogh e Banksy.

As exposições interativas e imersivas se tornaram cada vez mais populares como forma de entretenimento, proporcionando uma experiência participativa aos visitantes. Essa forma de exposição combina elementos artísticos, culturais, científicos e tecnológicos para criar um ambiente dinâmico e cativante, no qual o público pode interagir de maneira ativa com as obras e os conceitos apresentados.

Uma das características dessas exposições interativas e imersivas é a inclusão de tecnologia e mídia digital para criar experiências imersivas e envolventes. Por meio de telas sensíveis ao toque, projeções interativas, realidade virtual e aumentada, os participantes podem explorar diferentes temas e histórias de maneiras inovadoras.

Como surgiram as exposições interativas?

Uma das primeiras exposições interativas, foi The Senster – ou “O Sentinela” uma obra de arte robótica criada por Edward Ihnatowicz. Foi encomendada pela Philips para ser exibida na Evoluon, em Eindhoven, na Holanda e esteve em exibição de 1970 a 1974. Foi o primeiro trabalho de escultura robótica a ser controlado por um computador digital.

Você pode ver uma reconstrução do “The Senster”:

Essa obra utilizou sensores para responder aos movimentos dos visitantes na exposição. (fonte: Wikipedia)

Esses eventos permitem que o público mergulhe em mundos virtuais, participe de experiências imersivas e explore diferentes formas de expressão artística.

Trouxemos sugestões de algumas exposições interativas para visitar em São Paulo no 2º. Semestre de 2023

1. Pinacoteca

Em 2023, a Pinacoteca de São Paulo inaugurou o novo espaço integrando o museu com seus outros dois edifícios, a Pina Luz e a Pina Estação, ao centenário Parque da Luz e aos bairros do Bom Retiro e Luz.

A Pina Contemporânea conta com um novo centro de atividades socioeducativas, área de serviços, com restaurante, loja e espaços comuns.

Além disso, o edifício recebe a Biblioteca da Pinacoteca de São Paulo e o Centro de Documentação do Museu. Os três prédios fazem do museu, em área e capacidade de público, uma das maiores instituições de arte da América Latina.

Exposições do 2º Semestre de 2023

Uma das mais célebres artistas argentinas da atualidade, Marta Minujín (1943) é o grande destaque na Pina Luz. A mostra panorâmica vai perpassar diferentes momentos da carreira da artista, com projetos imersivos que, ao articularem cor, som e movimento, tornam corpórea, sinestésica e lúdica a experiência política da arte.

No Octógono, uma das mais proeminentes artistas brasileiras da atualidade, Sonia Gomes (1948), foi convidada para o desafio de conceber uma obra que dialogue com a escala monumental do coração da Pina Luz. Com uma trajetória extensa e diversificada, mas ainda pouco estudada pela crítica, Montez Magno (1934) completa a programação a partir de outubro.

Figura-chave do circuito internacional contemporâneo, a chinesa Cao Fei (1978) é o destaque da Pina Contemporânea no segundo semestre, com a abertura da mostra prevista para o dia 2 de setembro. Seus trabalhos, realizados em mídias como vídeo, instalação e performance, são conhecidos por examinar as subjetividades, fantasias e afetos do presente, num contexto de rápidas transformações sociais atravessadas pelo uso intensivo da tecnologia.

Saiba mais sobre o novo espaço da pinacoteca acessando: https://pinacoteca.org.br/edificio-pina-contemporanea/

2. Museu da Língua Portuguesa

A língua é o que nos faz humanos, é o que nos permite viver em sociedade e criar. Na nova exposição principal, com o uso da tecnologia, é explorada a língua portuguesa falada por 260 milhões de pessoas no mundo em sua história, suas influências e em como é elemento fundamental da nossa identidade cultural.

A exposição principal convida o visitante a aprender sobre a língua portuguesa por meio de instalações interativas e lúdicas. O Beco das Palavras e a Praça da Língua, duas das experiências mais queridas do público, foram mantidas – e renovadas com nova tecnologia.

Saiba mais acessando:

https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/mlp/nova-exposicao-principal/

https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/visite/horarios-e-ingressos/

3. Terra de Gigantes

A exposição apresenta lideranças e artistas negros e indígenas para refletir sobre o futuro. A mostra gera experiência imersiva a partir da tecnologia, com grandes projeções.

Sesc Guarulhos – Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos; ter. a sex., das 9h às 21h30, sáb. das 9h às 20h, dom. e feriado das 9h às 18h. Até 3/9. Entrada gratuita

Saiba mais acessando:

https://www.sescsp.org.br/programacao/terra-de-gigantes/

4. Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga, em São Paulo, está de portas abertas ao público totalmente restaurado, moderno e com o dobro de extensão.

Agora, através de suas 11 novas exposições, repletas de recursos multimídia em ambientes totalmente acessíveis, o museu convida os visitantes a se deslumbrarem com consagradas obras de artes e a conhecerem a História do Brasil.

Poder tocar e sentir as principais obras de artes e objetos é uma das novidades da reabertura do Museu do Ipiranga. Ao longo de todo percurso é possível encontrar mais de 300 recursos multissensoriais acessíveis para todos os públicos, como telas táteis, maquetes e réplicas ampliadas de diversos artefatos das exposições.

Além disso, 70 peças multimídia acompanham todo o percurso e contam com legendas em libras.

Saiba mais acessando:

https://museudoipiranga.org.br/visite/

Com certeza outras exposições interativas acontecerão no segundo semestre.

Enquanto isso, vamos nos preparar para visitar e vivenciar experiências interessantes que agregam alegria e novidades aos nossos dias e criatividade à nossa longevidade!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *