Você sabia que o linho é um tecido sustentável?

Linha é um tecido sustentável

Que o linho é elegante, clássico, versátil, resistente e atemporal, você já devia saber, mas sabia também que é o tecido vegetal mais antigo da história da humanidade?

E é sustentável porque:

  • é feito a partir das hastes da planta de linho com fibras naturais, conhecido como o tecido da riqueza.
  • o que sobra da fibra é utilizado para outras finalidades: sementes de linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são usadas na produção de uma ampla gama de produtos.
  • são necessários poucos produtos químicos em sua produção; não há desperdício de material durante a confecção dos fios.

Origem e curiosidade

A fibra do linho foi descoberta há mais de 36.000 a.C., conforme registros históricos recentes, em 2009, quando arqueólogos desenterram o tecido em uma caverna pré-histórica, na Geórgia.

As múmias egípcias eram enroladas em tecido de puro linho e tinha o significado de luz e pureza. A tumba do faraó Ramessés II, o Grande ou Ramsés II morto em 1.213, foi descoberta em 1.881 d. C.  O linho que envolvia a múmia estava em perfeito estado de conservação – mesmo após 3.000 anos.

Esse fato comprova a resistência da fibra do tecido em relação à ação do tempo.

O linho, uma das fibras mais antigas do mundo, hoje é uma das mais inovadoras.  E está de volta às tendências da moda como um retorno ao natural e à consciência ambiental.

Atualmente, as fibras de linho são produzidas principalmente na Europa Ocidental, em lugares como a Polônia, Áustria, França, Alemanha, Dinamarca, Lituânia, Letônia, Holanda, Itália, Espanha, Suíça, Grã-Bretanha e Kochi, na Índia, no entanto, a melhor fibra de linha é de origem belga.

Linhos mistos: o linho já não amassa como antes.

Uma das características do linho era amassar com facilidade. O linho misto é mais macio que o linho puro e amassa menos.  Tem um caimento levemente estruturado.

O aspecto “rústico” e o toque com mais textura são o charme do linho.

O tecido de linho atual é muito apreciado por ser mais difícil de sujar, fácil de lavar e com toque mais macio do que a fibra original.

A fibra do linho é mais resistente quando molhada, do que quando seca.

 A versatilidade do linho na moda

Além de elegante e resistente, o linho tem alta absorção de umidade, sendo considerado perfeito para o verão, com temperaturas mais elevadas

Versátil:  pode ser usado em vestidos, chemises, saias, pantacourt, blazers, camisas, calças, bermudas, shorts e regatas.

Selecionamos alguns vídeos para você saber mais sobre o linho. Acesse:

Vestidos em linho | Estilo 5.0+:

Você pode adquirir um destes 2 modelos, da edição limitada desenvolvida pela Estilo 5.0+. Basta enviar um WhatsApp para 2726-0697. Vendas somente para Cidade de São Paulo.

Linho: um tecido charmoso, confortável e natural – Maximus Tecidos 04:01

Quer ficar mais elegante e confortável no verão? Aprecie a beleza de uma peça de linho em um lindo vestido!

E curta sua longevidade com muito charme!

Quer saber mais sobre moda? Continue acompanhando o nosso Blog e siga nossas páginas nas redes sociais Instagram, Facebook e também nosso canal no Youtube.

One thought on “Você sabia que o linho é um tecido sustentável?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *