A gente foi pesquisar algumas curiosidades sobre as festas juninas que tiveram início no século 12 com as festas pagãs e muito mais.
As festas juninas, também conhecidas como festejos juninos ou arraiais, são celebrações vibrantes que encantam pessoas de todas as idades, inclusive as mulheres maduras.
Mais do que simples eventos, eles representam uma rica tradição cultural que remonta à Idade Média e se entrelaça com a história do Brasil.
Origens e Significado:
As raízes das festas juninas remontam à Europa, onde foram realizadas para celebrar a colheita e agradecer pela fertilidade da terra.
No Brasil, a tradição ganhou força durante o período colonial, sendo influenciada pelas culturas indígenas, africanas e portuguesas.
As festas juninas coincidem originalmente com os dias dedicados aos santos católicos São João Batista (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho).
Confira algumas curiosidades:
1. Camponeses europeus, igreja católica e indígenas. O que têm em comum?
Os camponeses europeus realizavam festas pagãs de homenagem à deusa Juno para atrair colheita farta. A igreja católica desaprovou e incorporou os festejos no calendário litúrgico. Esse período é o solstício de verão na Europa, muito ligado à questão da plantação e das colheitas.
No Brasil, os indígenas já praticavam rituais na preparação do solo para obtenção de uma safra abundante. Com a chegada dos portugueses e dos jesuítas essa tradição mesclou-se às comemorações dos camponeses europeus, inicialmente em torno da figura de São João Batista.
2. São João:
A data 24 de junho ficou sendo conhecida como o dia do nascimento de São João Batista. As festas de Santo Antônio e de São Pedro vieram mais tarde, mas como aconteciam no mesmo mês, foram incluídas no calendário das festas juninas.
3. Quadrilha:
Ao som do forró ou da música caipira, casais bailam pelo salão com suas danças coreografadas. As roupas quadriculadas e o chapéu de palha são características marcantes do vestuário junino. Originalmente, a quadrilha é uma adaptação de uma dança da nobreza europeia (quadrille), muito presente nos salões franceses do século 18.
4. Fogueira:
Segundo a tradição católica, a fogueira serve para lembrar o nascimento de São João. Quando a chama da fogueira abaixa a tradição para mostrar fé e coragem é atravessar o braseiro com os pés descalços. Sinal de “cabra macho” que ganha respeito e notoriedade após esse feito.
5. Bandeirolas:
Antigamente, as imagens dos santos homenageados eram gravadas em bandeiras e imersas em água na chamada lavagem dos santos. Quem se banhasse ali seria purificado. Com o tempo, elas perderam as imagens e ganharam cores.
6. Comidas típicas:
O milho é um dos atores principais mesmo porque Junho é a época de colheita: canjica, pamonha, curau, bolo e muito mais. Além do milho, as raízes são bem exploradas nas comidas típicas. A batata doce, a mandioca e o inhame, por exemplo. Come-se cozido, assado na fogueira. E o amendoim. Em diversas preparações doces ou salgadas.
7. Fogos de artifício e rojões:
Segundo a tradição popular, os fogos de artifício são utilizados para despertar São João e chamá-lo para a comemoração de seu aniversário. Acreditava-se também que o barulho das bombas e rojões espantam os maus espíritos.
8. Balões:
Os mais devotos soltavam balões com o desejo de que seus pedidos chegassem aos céus e a São João. A prática foi proibida devido ao alto risco de incêndios.
9. Características regionais:
As festas juninas são celebradas no Brasil todo, mas tem mais força no Norte e Nordeste. Nessas localidades, a data mais importante é a de São João, com direito a muita música, comidas e a fogueira!
No Interior Paulista, a figura do caipira é enaltecida. Roupas remendadas, coloridas e também muita folia e quentão!
No Amazonas, a grande festa de Parintins ocorre entre os bois Caprichoso e Garantido. “Lá o que seria a brincadeira do boi passa a ser uma festa única, a festa junina em si é em volta do boi”. Em Manaus, as cirandas são um destaque dos festejos.
No Pará acontece a Festa do Boi Bumbá de Marajoara: Celebra a lenda do boi Bumbá com apresentações folclóricas, rituais e muita alegria, atraindo visitantes de todo o país.
Já no Sul do país a festa é diferente do restante do país, especialmente no Rio Grande do Sul. As roupas utilizadas são as típicas da região, com o vestido de prenda rodado para as meninas e a bombacha e o lenço no pescoço para os meninos. Para os gaúchos, a roupa caipira usada em vários outros estados do país, toda remendada e colorida, desvaloriza o homem do campo. Os pratos típicos ficam por conta do churrasco, pipoca, amendoim, canjica, doces campeiros e principalmente o pinhão, preparado de diversas maneiras. A comilança é regada a quentão, vinho quente e outras bebidas típicas da região, como o chimarrão.
Dicas para aproveitar ao máximo as festas juninas:
- Vista-se a caráter: Use roupas típicas, como vestidos rodados, xadrez, chapéus de palha e botas.
- Experimente as comidas típicas: Prove quitutes deliciosos como canjica, pamonha, bolo de milho, cuscuz, arroz doce e pinhão.
- Dança ao ritmo do forró: Aprenda os passos básicos do forró e divirta-se na pista de dança.
- Participe das brincadeiras: Brinque de bingo, pesca à vara, quadrilha e outras atividades tradicionais.
- Converse com amigos e familiares: As festas juninas são ótimas oportunidades para confraternizar e criar memórias especiais.
Assista a alguns vídeos que trouxemos para você preparar a sua festa em casa, com receitas e decoração. Acesse:
Como organizar Festa Junina em casa. O que aprendemos em oito anos organizando na nossa casa – Living Together- 10:29
Comidas para festa junina – Tudo Gostoso – 02:57
30 Ideias de comidas para festa junina – Canal da Ma – 02:29
Arroz doce cremoso – Fácil e rápido | Adriana Fernandino- 10:10
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm