Você tem uma horta em casa?

Você tem uma horta em casa

Muitas pessoas têm descoberto o prazer de ter uma horta em casa.

Um jeito de reconectar a vida urbana com a natureza, o mundo digital com o convívio das pessoas com as plantas e com o prazer de cuidar delas de uma forma leve e saudável.

Ter uma horta em casa não apenas enriquece nossos sentidos, mas também nutre nossa alma, proporcionando uma conexão profunda com a natureza e uma sensação de realização que só pode ser encontrada ao cuidar de algo com as mãos.

Você já parou para pensar nos benefícios de ter uma horta em casa? Além de fornecer alimentos frescos e nutritivos, o cultivo de plantas pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Mercia Feghali nos conta sobre a sua experiência: “Aqui em casa a nossa horta começou porque meu marido comprou um pezinho de alecrim, plantado em um minúsculo vaso, para cozinhar”.

“Depois de usar algumas folhas ele não tomou mais conhecimento da plantinha, então eu a adotei. Aumentei o tamanho do vaso e coloquei mais terra. O resultado me animou e, em outra oportunidade, comprei um vasinho de manjericão e outro de hortelã. Depois vieram os tomates e a couve!”

O cultivo de hortaliças, legumes e frutas orgânicas e sem uso de agrotóxicos também proporciona uma alimentação mais saudável, com maior valor nutricional. Muito importante para a saúde que é o nosso bem mais precioso, principalmente na maturidade!

Por que ter uma horta em casa?

  • Alimentação saudável: acesso a alimentos livres de agrotóxicos, colhidos no ponto ideal de maturação, garantindo mais sabor e nutrientes para você e sua família.
  • Bem-estar: O contato com a natureza, a terra e as plantas proporcionam momentos de relaxamento e reduz o estresse.
  • Atividade física: Cuidar da horta envolve atividades físicas leves, como regar, adubar e colher, que ajudam a manter o corpo em movimento.
  • Sustentabilidade: Contribuir para um mundo mais sustentável, reduzindo o consumo de produtos industrializados e diminuindo a geração de resíduos. “Melhor descascar, do que desembalar”.

Dicas para você começar a sua horta em casa

Para começar é importante escolher plantas que sejam relativamente simples de cuidar, especialmente se você está apenas começando sua jornada na jardinagem.

Pesquisamos algumas dicas para você começar a sua horta doméstica. Além de um espaço que você irá escolher na sua varanda ou em algum lugar com alguma incidência de sol, alguns itens são necessários para se cultivar uma horta em casa:

  • Escolha o local ideal: Um local que receba pelo menos algumas horas de sol por dia é o mais indicado. Varandas, sacadas e até mesmo dentro de casa, com o auxílio de luzes artificiais, podem ser ótimas opções.
  • Comece com o básico: Para iniciantes, hortaliças de fácil cultivo como alface, tomate cereja, manjericão e coentro são ótimas opções.
  • Utilize vasos ou jardineiras: Se o espaço for limitado, vasos e jardineiras são excelentes alternativas.
  • Organize um calendário: Anote as datas de plantio, adubação e colheita para acompanhar o desenvolvimento das suas plantas.
  • Compartilhe sua experiência: Convide amigas e familiares para cuidar da horta com você, tornando essa atividade ainda mais prazerosa.

Horta em Casa

Horta em CasaHorta em Casa

Horta em Casa

Horta em CasaHorta em CasaHorta em Casa

 

 

 

 

 

 

E o que plantar em uma pequena horta?

Os temperos são ótimas opções para quem está querendo começar sua horta em casa, mas existem hortaliças e frutas que também podem ser cultivadas em pequenos espaços.

Aqui estão algumas sugestões de temperos que são perfeitos para você iniciar e se divertir com a arte da agricultura doméstica:

manjericão

1. Manjericão

Planta versátil e utilizada na gastronomia. Para mantê-lo em casa, as regas devem ser constantes e moderadas.  O manjericão é um tipo perfeito de planta para se manter em uma horta em casa, pois é útil e não precisa de muitos cuidados.

Alecrim

2. Alecrim

É um dos temperos mais aromáticos para se ter em uma horta em casa. Ele não precisa de água em abundância para viver e é bem resistente. É comumente utilizado em preparos de carnes e é um coringa na horta da cozinha.

Hortelã3. Hortelã

Ótima opção para a horta em sua casa. Muito aromática e ideal para gastronomia e chás.  No caso do chá de hortelã é indicado após as refeições para melhorar a digestão.

Como a sua raiz se espalha rapidamente, melhor plantá-lo num vaso em separado para não prejudicar o crescimento de outras plantas.

Para complementar informações trouxemos alguns vídeos para você se inspirar e criar a sua própria horta!

A horta da nossa cozinha | Paola Carosella- 14:35

Temperos para vasos | Claudia Muller | Plantando por Aí – 9’03

Aprenda a cuidar de ervas em vasos | Cultivando | Gaspar Yamasaki – 09:33

O mais importante é se divertir e aproveitar o processo. Experimente e vá aprendendo com os erros. Com um pouco de dedicação, você terá uma horta vibrante e saudável em sua casa.

A jardinagem é uma forma de autocuidado e uma maneira de criar um espaço de paz e tranquilidade em sua casa.

E então, pronta para colocar a mão na terra e colher os frutos do seu trabalho? Vamos criar algo útil e prazeroso!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!

Comments are closed.