A vida é um presente! Vamos celebrá-la diariamente!

A vida é um presente

Envelhecer bem e agradecer todos os dias pela vida que é um presente!

“Gracias a la vida que me ha dado tanto”, cantavam Violeta Parra, Mercedes Sosa e Joan Baez por gerações.

Acordar todas as manhãs e se reconhecer viva e com o corpo funcionando… algumas partes doloridas é claro, mas que fazem parte do envelhecimento.

Fazer coisas que te deixam feliz! Beijar alguém que ama, ou o seu pet querido. Abrir as janelas, sair para encontrar familiares e amigos. Tomar um café, fazer um happy hour e apreciar as coisas simples da vida! Presentaço!

Para as mulheres brasileiras que atualmente alcançam a média de 78,9 anos de vida, segundo o IBGE, a maturidade ganha um foco diferente com a vida trazendo novas experiências todos os dias!

A vida é um presente! Frase da Costanza Pascolato na entrevista que concedeu à Revista Marie Claire, de março 2023.

Costanza é um ícone de moda e inspiração para uma vida ativa, saudável e inteligente. Aos 83 anos, mantém uma rotina de trabalho agitada como consultora, colunista, influenciadora e estrela de campanhas. “Estar mais velha é de um valor inenarrável” afirma Costanza.

Ela participou de colunas sociais e revistas de celebridades antes da chegada das mídias sociais. Hoje Costanza segue sendo uma figura irreverente e ativa. “O segredo é nunca se levar tão a sério e não acreditar tanto na persona que a gente cria. É conhecer a nossa essência e manter a alma no comando, não a personagem.”

Chique é ser inteligente, define Costanza. “A elegância duradoura com certeza tem relação com a inteligência porque ela traz uma personalidade por trás”. “Muitas pessoas que nunca pensaram em ser fashion ficam impecáveis quanto têm ideias, quando estão vivendo legal…”

E continua: “…tive um monte de doenças e inclusive uma grande depressão”… a vida para mim é um presentaço. Então minha ideia é fazer com que a minha seja o mais bem tratada possível, a mais interessante possível, a mais curiosa. Tenho a curiosidade de uma criança de 2 anos, tudo é uma descoberta…”

Costanza teve câncer de mama duas vezes: aos 54 anos e aos 74 anos. “Sou absolutamente radical quanto à necessidade de fazer exames preventivos regulares e frequentes. Eles me permitem viver com mais qualidade e tranquilidade. A vida é um presente que precisa ser muito bem cuidado”, declara Costanza.

Fontes:  revista Marie Claire março 2023.

https://revistamarieclaire.globo.com/moda/noticia/2023/03/a-incrivel-historia-de-constanza-pascolato-superei-guerra-cancer-e-3-casamentos-a-vida-e-um-presente.ghtml

https://www.consueloblog.com/vida-e-um-privilegio-costanza-pascolato/

Aos 101 anos, a designer Iris Apfel continua ativa e você?

Iris Apfel é uma figura peculiar no mundo do design. Do alto de seus 101 anos, a estilista e ícone da moda continua lançando novos produtos com sua assinatura “mais é mais” – e com um preço democrático.

Em colaboração com uma marca de tapetes, recentemente Apfel criou 18 modelos para uma nova coleção de tapetes que são “uma maneira maravilhosa de se expressar e de deixar de ser mais um na multidão”.

Iris afirma que “todo mundo nasceu com a capacidade de ter uma personalidade e um ponto de vista, e acho que todo mundo deveria desenvolvê-los. Claro que não é a coisa mais fácil do mundo. Você tem que saber quem é para poder fazer essas coisas. Não ouça os especialistas, ouça a sua intuição.”

Ela recomenda: “Divirta-se. Arrisque-se. Seja ousado. Há muita coisa ao seu redor para te inspirar.”

Livro: A vida é um presente.

No livro A Vida É Um Presente, de Bob Fisher e Judy Fisher, consta o relato das entrevistas que fizeram com pacientes de uma clínica, entre eles um idoso de quase cem anos que aprendia húngaro, uma senhora que vendera suas ações para comprar uma bela casa na praia e até uma garotinha, de apenas cinco anos, que simplesmente dizia: “Quando o Sol aparece, fico feliz.”

Viver cada segundo tornou-se crucial para essas pessoas: desfrutar o presente, sorrir e agarrar-se aos pequenos prazeres difíceis de enxergar.

Por meio de questões simples, mas nem sempre tão fáceis de responder (Do que você mais se orgulha? Qual foi sua maior alegria? Qual foi sua maior decepção? Qual a coisa mais importante que você já realizou? Do que você se arrepende? O que você acha que acontecerá agora? Se você fosse dar uma mensagem ao mundo, qual seria ela?), o livro mostra a importância de viver com propósitos, sabedoria e plenitude.

A experiência de “quase morte” mudou a maneira dessas pessoas enxergar a vida e o mundo. “Elas perceberam que a vida é preciosa e resolveram não a desperdiçar nunca mais” comentam os autores.

Envelhecer bem e com alegria           

Algumas coisas simples e ao alcance da maioria das pessoas podem nos ajudar a envelhecer bem e enfrentar os desafios com serenidade.

Alguns preferem uma vida no campo, rodeada dos seus pets queridos, muita natureza, amigos e família, como cantou Elis Regina em Casa no Campo e que foi a escolha de Rita Lee, que desapareceu recentemente e nos deixou uma lição de vida em suas biografias.

Não há receita de bem viver, mas de atitudes para viver bem e com gratidão. Aceitar os revezes como aprendizado e celebrar as boas notícias.

Algumas sugestões de especialistas em Felicidade:

  • Praticar atividades que tragam prazer: pode ser uma atividade física, meditação, leitura, até cuidados com o jardim;
  • Cultivar boas relações: ter amigos, colegas, conhecidos. Os relacionamentos positivos são a maior fonte de bem-estar e de vida longa segundo estudo de Harvard realizados em duas gerações.
  • Buscar sentido para a vida: pode ser desde cuidar da pracinha do bairro, levar alimento ou agasalho para um morador de rua e deixar o seu sorriso e a sua gentileza junto com o auxílio, cultivar a espiritualidade – que não necessariamente está ligada a religião, mas ao aspecto sutil da vida. Pequenos gestos, mas grandes em amor e compaixão.
  • Celebrar as conquistas da vida: aprender a andar de bicicleta, comemorar com uma volta no parque, celebrar um novo conhecimento, um novo lugar, um novo restaurante ou realizar algo que sempre quis fazer, mas nunca teve a oportunidade ou a coragem.
  • Fazer alguém feliz: uma amiga, o vizinho do prédio, o porteiro, o amor da sua vida, sua família, um desconhecido no trânsito, na rua, ou o seu pet. Um sorriso, o reconhecimento, uma gentileza ou um afago podem fazer a diferença na vida de alguém. E com certeza fará na sua.

Estas são algumas sugestões que pesquisamos, mas lembre-se que, segundo o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

A vida é um presente. Vamos desembrulha-lo todos os dias com muito cuidado!

Leia também sobre a importância dos 4 capitais sociais no nosso site: https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/a-importancia-do-capital-social-na-maturidade/

Assista aos vídeos de Iris Apfel e Costanza Pascolato e suas lições para uma vida gratificante!

Iris Apfel shares her secret to living to 100 l GMA- Good Morning America- 01:48

Não se leve tão a sério – Costanza Pascolato – Projeto Estelar – 04:56

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Continue acessando o nosso site.
  • Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *