Faça as pazes com seu corpo

Faça as pazes com seu corpo

Por que não fazer as pazes com o seu corpo? Afinal, ele é seu companheiro mais próximo e merece todo carinho, atenção e cuidados.

Sabemos que num país onde o culto a jovialidade e a beleza ainda é muito forte e em tempos de redes sociais onde todos parecem magros e belos, aceitar o próprio corpo na maturidade pode ser um desafio, principalmente para as mulheres.

Mesmo assim, felizmente, hoje vemos muitas mulheres maduras assumindo seus cabelos brancos, se sentindo mais autoconfiantes e seguras.

Modelos acima dos 60 anos brilhando nas passarelas de moda, influencers maduras trazendo conteúdo e diversão, personalidades femininas da música e da arte exibindo com prazer uma moda tamanho Plus Size, apesar do padrão estético vigente ainda determinar fortemente que “o belo é ser magro, com musculatura definida, jovem, sem deficiências e com pele branca, mas bronzeada, sem marcas como manchas e estrias”, como publicado em matéria do caderno Bem-Estar, do jornal O Estadão.

Mas como as pessoas que, mesmo conscientes de que não cumprem as “regras” do padrão de beleza, vivem bem e com leveza ou aprendem a lidar com bom humor e alegria? Afinal, em tempos de beleza-padrão divulgadas nas redes sociais com filtros e retoques de imagens, não serão as diferentes que se tornam únicas?

Mas, e na vida real, será possível fazer as pazes com o seu corpo?

Nós acreditamos que sim! Com certeza, o autoconhecimento é a base para que a gente possa se amar, para depois aceitar a si mesma, mental e fisicamente.

Afinal, como podemos exigir que outras pessoas nos aceitem se a gente não consegue fazer isso?

Algumas dicas que pesquisamos junto aos especialistas para sua reflexão.

  • Avalie a necessidade de consultar um terapeuta para o processo de autoconhecimento
  • Não faça comparações com padrões de corpos inatingíveis para não gerar frustrações.
  • Defina metas para o seu corpo que sejam possíveis e importantes para você, não para outros e, principalmente, tenha a disciplina para cumprir essas metas, com prioridade para a saúde e o bem-estar.
  • A prática regular de atividades como meditação e yoga podem ajudar a acalmar a mente e levar a atenção para o que realmente importa.
  • Aprender algo novo como em atividades intelectuais, físicas, esportivas ou culturais podem ajudar a despertar e fortalecer a autoestima.

Inspirações de histórias reais

Livro: Fazendo as pazes com o corpo – Autora: Daiana Garbin

Fazendo as pazes com o corpo

“Daiana Garbin, jornalista, escritora, mãe e Palestrante de Saúde Mental e Autocuidado, passou 22 anos odiando o próprio corpo. Sentia-se eternamente inadequada, desejava ser reta, seca. Só pele e osso. Tinha vergonha de si mesma e de seu descontrole diante da comida.

Encarou dietas hiper restritivas, passou por três cirurgias plásticas, fez procedimentos estéticos agressivos e ficou viciada em remédios para emagrecer – sempre acreditando que um corpo magro lhe traria paz e felicidade.

Foi só depois de muito sofrimento que ela descobriu que a insatisfação profunda que sentia em relação ao corpo não era vaidade nem frescura: era doença.

Diagnosticada com transtorno alimentar, Daiana decidiu compartilhar sua história para ajudar as pessoas que sofrem em silêncio por querer se enquadrar em padrões inatingíveis e acabam deixando de aproveitar a própria vida.

Em seu livro, revela o longo caminho que percorreu para aprender a ficar em paz com seu corpo e com a comida – os altos e baixos, o que deu certo e o que deu errado, as vezes que quis desistir e o momento em que percebeu que existia uma saída.”

R$ 24,99 (agosto/2024)

onde-comprar


Segmento de moda como inspiração

O segmento de moda é reconhecido pelos padrões de corpos, mas felizmente, temos visto uma mudança em reconhecimento à força da mulher madura. Veja algumas declarações de mulheres maduras desse setor para nos inspirar:

Yazemeenah Rossi – 68 anos, modelo, fotógrafa, nascida em Córsega na França. Tem como sua marca registrada, seus longos cabelos grisalhos naturais e sua ótima forma. Aliás, ela sempre reforça que as fotos mostram seu corpo real, sem retoques de Photoshop e que nunca fez cirurgia plástica. Seu primeiro trabalho como modelo foi aos 45 anos. Ela pratica yoga há mais de 30 anos.

Yazemeenah Rossi

Seu segredo da boa forma: alimentação saudável, exercícios físicos e autoconfiança. Instagram @yazemeenah


Vovó Izaura – modelo e influencer. Os palcos brasileiros da moda conhecem Izaura Demari, paranaense de 83 anos, usando chapéus exuberantes, salto alto e muitas cores que a tornam diferenciada e causa o maior furor nos desfiles do Fashion Week. Hoje tem mais de 211 mil seguidores no Instagram @voizaurademari

Vovó Izaura

Vovó Izaura, como é chamada nas redes sociais, driblou o analfabetismo, reinventou a própria vida após a morte do marido e virou símbolo de liberdade com seus looks exuberantes: “Adorava a Hebe. Era assanhadinha como eu” declara a divertida Vovó Izaura.

Ela declarou, em entrevista para a revista Claudia, que acredita que seu papel na rede social é ajudar mulheres a recuperar a autoestima e entender que não existe jeito certo de viver a terceira idade. Não é o máximo?


Consuelo Blocker – 60 anos, influencer filha da consultora de moda Costanza Pascolato, atualmente mora em Florença, na Itália. Consuelo declarou que o processo que a fez tornar-se uma inspiração para outras mulheres maduras começou em 2011 com seu blog. Hoje conta com mais de 591 mil seguidores no Instagram.

Consuelo Blocker

“O único momento que a gente pode viver é o agora. Viva o momento que você está, não importa a idade que você tem.” A frase foi dita por Consuelo Blocker durante o Festival Vogue.

“Toda a nossa vida disseram que ser jovem, magra, rica e bonita é o ideal. Ser feliz sendo você é muito difícil, mas é um prêmio enorme aceitar-se”. @consueloblocker

“Ninguém está proibido de querer mudar o seu corpo. Mas aceitá-lo é importante. A partir do momento que a pessoa honra sua história, acolhe suas dificuldades e para de se comparar com os outros, ela consegue seguir adiante cuidando daquilo que ela tem” comenta o nutricionista clínico Thiago Bronze Dias.

E então: vamos “ficar de bem” com o nosso corpo e fazer as pazes?

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,processo-de-aceitacao-do-corpo-passa-longe-da-idealizacao-comum,70003991231

https://claudia.abril.com.br/sua-vida/conheca-as-mulheres-com-mais-de-60-anos-que-fazem-sucesso-nas-redes/

https://claudia.abril.com.br/moda/fashionistas-com-mais-de-70-anos-mostram-que-estilo-nao-tem-idade/

https://vidasimples.co/vida-saudavel/cinco-passos-para-fazer-as-pazes-com-seu-corpo/

https://glamurama.uol.com.br/comportamento/o-padrao-barbie-da-espaco-para-a-diversidade-do-mundo-real/

https://vogue.globo.com/Apresenta/noticia/2021/09/viva-o-momento-em-que-voce-esta-nao-importa-idade-que-voce-tem-aconselha-consuelo-blocker-em-talk-do-vogue-sua-idade.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/gente/noticia/2019/11/consuelo-blocker-diz-que-todas-podem-ser-elegantes-elegancia-e-autenticidade-ck2otz3ie002001o07rwm6xqr.html

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!