Música: conexão entre gerações

Encontrar interesses em comum entre pessoas de gerações diferentes pode ser um desafio, mas também uma grande oportunidade.

E a música pode ser um poderoso estímulo para esta conexão. Seja no ambiente familiar, corporativo ou simplesmente de convívio social.

A música tem o poder de marcar momentos de nossas vidas. Com certeza, ao ouvir determinadas músicas, você deve ter memórias de pessoas, lugares e períodos de sua vida, mas normalmente o da juventude costuma ter um grande impacto.

É natural que cada geração encontre identificação e expressão através de suas próprias trilhas sonoras, mas o encontro intergeracional através delas pode ter a capacidade de transcender o tempo e o espaço e ajudar no aqui e agora.

Os benefícios do relacionamento intergeracional através da música

De Acordo com uma matéria do Globo.com, uma pesquisa com 5 mil entrevistados concluiu que, em média, em torno dos 27 anos, as pessoas param de descobrir novas músicas e tendem a ficar presas a uma rotina musical ouvindo apenas aquelas que já conhece.

Então para nós, os maduros, o relacionamento intergeracional através da música pode representar uma excelente fonte de aprendizado e renovação. Afinal, a música é um meio de representação do momento histórico e da sociedade e pode trazer inúmeros benefícios, basta se conectar.

1. A música permite compartilhar as experiências de nossas vivências, perspectivas e emoções entre diferentes gerações.

2. Compartilhar música com os filhos é uma comunicação emocional que fortalece os vínculos, mas não só no ambiente familiar, como em qualquer outro, no trabalho, na academia ou em qualquer ambiente que promova a convivência intergeracional.

3. Ao compartilharmos nossas músicas favoritas com as gerações mais jovens e estarmos abertos a ouvir as suas, estamos também compartilhando um presente raro: a oportunidade de ouvir momentos de vida e dividir aprendizados.

4. O gosto pela música costuma ter o poder de estimular a comunicação, promover a troca de informação e aproximar as gerações de todas as idades. Um exemplo é o Rock in Rio onde boa parte dos grandes artistas internacionais e nacionais que tem se apresentado nos palcos pertence a gerações anteriores. O que falar do Iron Maiden que inaugurou o Rock In Rio em 1985 e retorna em 2023 pela 6a vez com sua playlist digna das quase cinco décadas de história da banda!

Retorno triunfal do grupo que une pais e filhos na mesma emoção de quem curte um bom rock, independentemente da idade.

A mídia transmitiu cenas emocionantes de pais e filhos que foram juntos ao Rock In Rio 2022 e cantaram abraçados as canções que marcaram gerações. Um exemplo emocionante foi de mãe e filha. Leia Pimentel, de 65 anos, a mãe, foi ao Rock in Rio pela primeira vez acompanhando a filha, Lia Honório, de 27 anos que veio festejar seu aniversário no festival.

Mãe e filha compartilham o amor por MBP e Djavan. Por isso, Lia decidiu “arrastar” a mãe para a festa.

5. A música pode liberar boas memórias e emoções. Muitas vezes no ambiente familiar quando o clima está tenso e um deles decide ouvir uma música que a família toda curte, a alegria e a tranquilidade podem retornar.

Afinal, muitas mães, quando grávidas, curtiram aquele período especial ao som de seus ídolos favoritos. Tenha sido um blues, jazz, MPB, samba ou um rock pauleira. Ou a família pode ter vivido bons momentos ao som daquela melodia.

A música une, é um abraço em forma de som. Mesmo que cada um escute tranquilo no seu canto.

A música nos ajuda a entender melhor o mundo em constante transformação, a mudança: a única certeza que temos.

Lembre-se: quem sempre costuma dizer “…no meu tempo…” pode não estar vivendo o presente e estar preso ao passado.

Use e abuse da música para se conectar com outras gerações. Aproveite para aumentar constantemente a sua memória musical para trocar conhecimento, gerar novos relacionamentos e viver a maturidade plenamente!

Se quiser saber mais sobre Bem-Estar e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://gente.globo.com/ha-idade-para-definir-o-gosto-musical/

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!

Comments are closed.