Dicas e sugestões de viagens de cruzeiros marítimo

Planejamento de Cruzeiros para os 50mais

Celso Ruggiero da Estilo 5.0+, traz sempre dicas e sugestões sobre entretenimento: filmes, séries, viagens e livros.

Hoje ele fala um pouco sobre cruzeiros marítimos, não sobre os itinerários, mas sobre o que ele considera importante na hora de planejar uma viagem desse tipo e divide o seu aprendizado com as diversas experiências que já teve a oportunidade de vivenciar!

Ele começa dizendo que existem muitas pessoas que acham que os cruzeiros são para pessoas mais velhas. Ele diz que não é verdade, valem para pessoas de todas as idades. Ele mesmo faz esse tipo de viagem desde que os filhos eram pequenos, mas também reforça que o Cruzeiro é realmente muito interessante para as pessoas maduras, e mesmo com dificuldade de mobilidade. Você vai entender porque.

Vamos às dicas do Celso!

Dicas do planejamento da viagem

1. Quem vai?

É importante entender o perfil de quem vai na viagem. Serão só adultos, só o casal, filhos, família, grupo de amigos, haverá alguma pessoa com dificuldade de mobilidade? Tudo isso é importante na escolha do navio, dos passeios e tudo mais.

Saber quem irá na viagem é uma das primeiras coisas.

2. Comece o planejamento com um mínimo de 12 meses de antecedência

Parece muito, mas em alguns cruzeiros algumas cabines, talvez a que você gostaria, já podem estar indisponíveis se resolver fechar a viagem muito próximo da data. Muitos cruzeiros costumam publicar seus itinerários com dois, dois anos e meio e até três anos de antecedência e a partir daí já abrem as reservas.

E há aquelas pessoas que são assíduas frequentadoras desses cruzeiros. Então, com antecedência, você pode escolher melhor o seu roteiro e a cabine desejada, Aproveitar preços promocionais que eles oferecem. Maior opção de destinos e embarcações. Quando chegar mais próximo da viagem, os preços serão maiores e haverá mais limitação de lugares.

3. Destino e Passeios locais

Alguns passeios locais que o cruzeiro oferece, pelo menos os mais interessantes lotam mais rapidamente.  Então a antecedência ajuda você a decidir pelo que gosta de fazer, estudar um pouco da história do local, os pontos turísticos, o que fazer e os restaurantes onde você quer comer.

Importante definir o que você está buscando em termos de destino e para saber e escolher quais são os navios que oferecem aquele destino e a partir daí você pode definir as demais questões.

Algumas pessoas gostam tanto de determinados navios pelo atendimento, serviço e se adaptaram tão bem aquele navio que acabam escolhendo os destinos e em que período ele estará.

4. Checar o clima

Checar as condições climáticas do local e do período escolhido. Qual a temperatura nos diferentes meses do ano, se vai ou não chover.

Importante para você ver se é o que está buscando e quais as roupas que precisará levar. E também os passeios que você vai fazer e se eles são interessantes para aquela época do ano.

5. Duração do cruzeiro

Selecione o tempo ideal para o cruzeiro. Você trabalha, está em férias, e tem um tempo mais limitado ou não.

Normalmente os cruzeiros tem períodos que variam de 7 a 21 dias. Mas há também os mais longos de 70, 80, 150 dias e até cruzeiros de um ano inteiro que você dá a volta ao mundo.

Tem para todos os gostos, tempo e orçamentos.

6. Orçamento

Orçamento na verdade é a questão principal do seu planejamento. De acordo com o orçamento que você tem, poderá escolher os destinos e cruzeiros mais adequados.

Muita gente acha que viajar de navio é muito caro, mas você deve fazer a comparação com as outras alternativas. Exemplos:

  • Se você escolher uma viagem fora do Brasil, independentemente do tipo de viagem, terá o custo da passagem aérea.
  • Avalie o valor das diárias de hotel e adicione um valor médio de refeições por dia. O navio tem todas as refeições inclusas no pacote.

Então essa análise comparativa com esses e outros itens precisa ser feita antes da decisão.  Vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de viajar de navio mais adiante

7. Restaurantes e passeios

Outro item importante do planejamento da viagem com antecedência é a seleção das atividades internas, passeios, restaurantes internos do navio, porque tudo isso esgota muito rápido, principalmente se o navio for menor. É normal que todos os navios tenham restaurantes normais, e alguns especiais em que as pessoas já costumam reservar no início do cruzeiro.

Dica do Celso: o Cruzeiro tem paradas em portos e muitas vezes as pessoas querem sair do navio e comer fora. Mas quando o navio está navegando é o momento em que as pessoas gostam de reservar os restaurantes especiais, que sempre tem uma vista para o mar maravilhosa!

As refeições estão incluídas no pacote, mas nem todos os navios incluem bebidas alcóolicas. Mas há sim pacotes especiais para essas bebidas que você pode contratar e que ficam mais econômicos.

8. Escolha do Navio

No momento do planejamento, a definição de quem vai e qual o perfil são fundamentais para você poder definir a companhia e o tamanho do navio.

Há diversas empresas muito conhecidas como por exemplo a Carnival, Royal Caribbean, Costa, Disney Cruise, Celebrity, etc são companhias grandes e algumas delas têm vários tipos de navios entre médios e grandes.

Navios Grandes

Há outras companhias que têm navios médios e pequenos e que são mais especializadas como por exemplo a Seabourn, Silver Sea, Regent Seven Seas e que tem barcos de até 250 passageiros, até 600 passageiros, dependendo do seu orçamento, dependendo do destino, você tem uma viagem muito mais exclusiva do que numa Carnival ou numa Royal Caribbean.

Navios Exclusivos

Algumas dessas grandes empresas também têm navios médios como é o caso do Azamara Club, que hoje faz parte da Royal Caribbean ou a Oceania Cruises, que são irmãos da Azamara, porque foram navios construídos pelo mesmo armador numa determinada época e vendidos para empresas diferentes.

Navios Exclusivos

Quando você decide por qualidade e não pelo tamanho do navio, tem uma outra dica também que é a questão de embarque e desembarque de um navio.

Quando as pessoas olham para esses navios com 2.000, 3.000 passageiros, que têm tirolesa, toboágua, escalada, tobogã, é muito legal quando você tem filhos, mas precisam estar preparados para as paradas em portos que é mais demorado, especialmente para movimentar essa enorme quantidade de passageiros que precisam apresentar a documentação na saída e no retorno do navio.

O Azamara e o Oceania que têm navios com até 500 passageiros. Não tem a exclusividade de um Seabourn Cruise ou Silver Sea que têm até 200 passageiros, mas o preço também é muito mais interessante. Você tem atividades a bordo, e com a qualidade de atendimento que é muito interessante. Muitas vezes você se surpreende sendo chamado pelo seu nome, sabendo a bebida que você gosta e a comida que te apetece. É um tipo de tratamento muito mais próximo. Claro no Seabourn ou no Silver Sea você vai ter um nível de personalização muito maior. Mas você faz o orçamento e toma a decisão.

Vantagens do navio

1. Facilidade acessibilidade e locomoção

O navio é muito bem preparado para receber e envolver pessoas com problemas de mobilidade ou idade mais avançada. É possível participar de praticamente todas as atividades a bordo sem nenhuma limitação de locomoção. Já nos passeios sempre avisam qual é o grau de dificuldade para que as pessoas possam fazer as escolhas e se preparar para fazer os passeios voltados para essas necessidades.

Celso destaca que viajou com um casal, o marido, um holandês que tinha problemas de mobilidade. Sempre haviam pessoas para ajudá-lo em suas necessidades. Na reserva é importante mencionar o grau de dificuldade para que você possa fazer as suas escolhas.

2. Conhecer vários lugares num curto espaço de tempo

Imagine por exemplo que você pode conhecer os países na região do Mar Báltico, um dos roteiros feitos pelo Celso. Copenhague na Dinamarca, Estocolmo na Suécia, Helsinque na Finlândia, Tallin na Estônia, São Petersburgo na Rússia, Berlim na Alemanha e você faz tudo isso em 12 a 14 dias.  Algo que se você pensar em fazer de carro, ou mesmo de avião é um problema.

Dica do Celso: Aliás, para quem tem receio de viagens de cruzeiro e gostaria de experimentar, esse é um roteiro fantástico porque o mar fica muito tranquilo por ser basicamente uma gigantesca baía.

3. Seu Hotel te acompanha!

Do mesmo jeito, imagina fazer outro roteiro saindo de Roma, passando por Sorrento, Costa Amalfitana, entrar na Grécia, entrar por Montenegro, passar pela Croácia e acabar em Ravena sem a preocupação de ter que desfazer, fazer e refazer a mala diversas vezes, nem ficar na espera do aeroporto, na estação de trem.

No navio você faz mala uma vez e o hotel vai junto com você. É uma experiência deliciosa e você não tem que se preocupar com essa questão.

4. Todas as refeições inclusas

5. Assistência médica 24 horas

6. Segurança

7. Internet 24 horas

 8. Indicações locais nos destinos

Indicações do destino de parada, do que fazer, onde comer, quais os pontos mais interessantes para conhecer, museus, restaurantes, pontos turísticos, enfim todas as indicações a bordo referente aos locais de parada.

9. Entretenimento

Música, shows, atrações o tempo todo no navio enquanto estiver navegando ou caso não queira desembarcar em algum dos portos e cidades.

10. A paisagem do mar!

Para o Celso, acima de tudo, o mar. Você está navegando, tomando um vinho e contemplando o mar. Afinal, o cruzeiro é maravilhoso para quem gosta do mar.

Desvantagens:

1. Poucos dias para conhecer determinados os lugares

Você desembarca no porto, e terá poucos dias para conhecer o lugar. Celso dá como exemplo um desembarque em Osaka, em Hiroshima, terá 1 dia de visitação, em Pequim, 2 dias de visitação. Você não tem o mesmo tempo quando está visitando de carro e tem a liberdade de estender o período se tiver vontade.

Isso aconteceu com o Celso e a família em Estocolmo. Queremos voltar porque achamos que tem muita coisa para ver. Isso é uma limitação que o navio te dá.

2. Preço dos passeios

Os passeios organizados pelo navio não são baratos. Se você estiver num grupo ou família, pode ficar salgado, mas você também tem a opção de fazer por você mesmo.

Celso já fez isso várias vezes. Peça orientação no Concierge do Navio. Normalmente portos que você desembarca você conta com Tourist Information bem organizados, ônibus Hop on, Hop off que passam pelos principais pontos turísticos e até mesmo alguns taxis que podem fazer os passeios cobrando diárias.

De qualquer maneira, é importante avaliar o custo benefício dos passeios dos navios porque muitos deles são bem interessantes.

Viajando em grupos maiores e na Europa, há diversos portos onde a pessoa pode fazer uma coisa muito interessante como fizeram na Escócia. Como  queriam conhecer os Highlands, as destilarias, e havia uma limitação de tempo de passeios, pegaram os taxis que ficam na beira dos portos. Entraram em 4 pessoas e fizeram um dia inteiro com o taxi que ficou à disposição. Visitaram os Highlands, destilarias, e que sozinhos talvez não conseguissem fazer esse passeio a tempo.

Também fizeram o passeio com um taxi em Belfast e aprenderam sobre a briga entre católicos e protestantes, visitaram as ruas que separam os protestantes dos católicos e foi assim. É muito mais em conta do que seriam os passeios para grupo de 4 pessoas.

Isso vale muito para países europeus, mas há países em que é necessário tomar muito cuidado. China o Celso não recomenda. As pessoas não falam a sua língua. Dependendo do local, melhor ter mais cuidado e preferir os passeios do navio, mais tranquilo e mais seguro. Na Europa não é difícil para as pessoas se relacionarem.

3. Risco de enjoo

Na questão de enjoo, os navios modernos têm diversos estabilizadores que não permitem esse chacoalhar. E dá para se preparar com medicamento antes do enjoo acontecer.

Outro ponto são as rotas. Por exemplo, esse roteiro do mar Báltico, é muito difícil esse balançar de navio porque está protegido pelos continentes.

A pessoa consegue fazer a viagem para Inglaterra, Suécia e os demais lugares mencionados que é um excelente teste.

Muitas vezes a pessoa quer testar viajando para a costa brasileira. Na costa brasileira é uma costa aberta, dependendo do navio que a pessoa escolher, pode ser que o navio balance bastante. Se os navios forem modernos e grandes, tem mais chance de isso não ocorrer. O teste do Báltico é sem erro.

4. Acordar cedo

No cruzeiro, você tem 1 ou 2 dias para conhecer determinado destino. Se não gosta de acordar cedo, vai perder muita coisa porque terá tempos muito pequenos e curtos nos portos de parada mas pode curtir mais o navio. Se for esse o caso da pessoa, fantástico.

Dica do Celso: normalmente escolhe cruzeiros de no máximo 14 dias. Procura chegar ou antes no porto de entrada ou ficar mais tempo depois que sai do navio. Ou às vezes os dois

Alguns exemplos:

  • Ele e a família chegaram um pouco antes em Roma para curtir um pouco, pegaram o carro, foram até Firenze e voltaram. Gastaram um pouco de tempo na região antes de embarcarem no navio.
  • Quando foram até Ravena, depois dessa viagem, pegaram o carro, foram até a Áustria, depois Alemanha onde Celso morou quando jovem e quis mostrar para os filhos. O mix entre explorar a região com um pouco mais de calma e curtir essa viagem de navio conhecendo diversos países e lugares é o ideal.
  • No Báltico, chegaram bem antecipados na Dinamarca e depois embarcaram nessa viagem a São Petersburgo.

O navio propicia conhecer um pouco mais de determinada cultura e do local e você pode decidir conhecer mais e mergulhar naquele local, naquele país e se programar e fazer uma nova viagem para se aprofundar!!

Celso encerra a jornada: “Isso era no geral era o que queria passar para vocês em termos de dicas, de como é gostoso viajar de navio e de como a gente mitiga as desvantagens que ele possa ter.”

Fiquem ligados porque em breve o Celso vai falar um pouco sobre um cruzeiro de rio que ele fez!

Boa viagem!

Veja as dicas e sugestões de viagem em navio do Celso Ruggiero na íntegra. Acesse: (MARCEL, incluir o link do vídeo YOU n# 98 editado aqui)

Acompanhe mensalmente as dicas de Diversão no canal do YouTube da Estilo 5.0+ sobre temas fascinantes de filmes, séries e livros.

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!