Em primeiro lugar, vamos definir o que estamos considerando cosméticos neste Blogpost. De acordo com o Sebrae, a Anvisa defini como Cosméticos: produtos para uso externo, destinados à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo (ex.: cremes de beleza, bronzeadores e maquiagem) e é uma das categorias que compõe o segmento chamado de HPPC-Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Sim, usar cosméticos vencidos pode trazer diversos riscos à saúde da pele, especialmente para mulheres maduras, que possuem maior sensibilidade.
A rotina de skincare é muito importante para manter a nossa pele saudável e a maquiagem eleva a nossa autoestima, mas é fundamental que eles sejam de boa qualidade e estejam dentro do prazo de validade.
Vamos saber mais sobre esse tema e conhecer sobre os perigos de usar cosméticos com validade expirada e te ajudar a cuidar de sua beleza de forma segura e saudável.
Riscos do uso de cosméticos vencidos
O prazo de validade existe para garantir a eficácia e segurança dos ingredientes que compõem o produto. Segundo matéria da Sallve estes ingredientes são compostos por ativos (responsáveis por garantir o resultado proposto) e conservantes (responsáveis por prolongar a validade, evitando a oxidação dos ativos e a contaminação).
Com o passar do tempo estes ingredientes vão perdendo a eficácia e podem trazer riscos para a nossa pele, dai a importância do prazo de validade.
Estes são alguns dos riscos que o uso de cosméticos vencidos pode trazer para você:
- Alergias e irritações: A principal preocupação com produtos vencidos é a prevenção de bactérias e fungos, que podem causar alergias, infecções, acnes e até mesmo infecções graves na pele.
- Perda de Eficácia: Com o tempo, os ingredientes ativos dos cosméticos perdem suas propriedades, tornando-os ineficazes para os fins desejados. Cremes antirrugas, por exemplo, podem não ter mais o efeito de reduzir linhas finas e rugas.
- Danos à Pele: Alguns componentes dos cosméticos podem se degradar com o tempo, liberando emissões nocivas à pele, como radicais livres, que aceleram o envelhecimento e aumentam o risco de doenças.
- Olhos – A área dos olhos é sensível, pois a pele é mais fina e existe a conjuntiva, mucosa ocular que pode inflamar. Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.
- Queimaduras e manchas – Os filtros solares sem validade perdem a função de proteger a pele contra a radiação UV, aumentando o risco de queimaduras e, podendo causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.
A pele madura tende a ser mais fina e delicada, ficando ainda mais suscetível aos riscos de cosméticos vencidos.
Dicas para evitar o uso de cosméticos vencidos
1. Prazos de Validade: Lembre-se que o mais importante é verificar os prazos de validade dos cosméticos no momento da compra e controlar esta data durante o período de utilização em casa. Existem 2 prazos de validade:
-
- Data de validade fornecida pelo fabricante para a Anvisa. É o prazo de validade enquanto o cosmético estiver fechado e em condições de conservação adequados. Local e temperatura.
- Prazo de validade depois que o cosmético estiver aberto. Para isto você deve verificar o símbolo de um pote com tampa na embalagem. O número que está descrito no pote é a quantidade de meses que o produto se mantém bom após aberto desde que mantidos de acordo com a recomendação do fabricante.
2. Descarte Produtos Vencidos: Jogue fora os produtos vencidos de forma sustentável, evitando o contato com a pele e os olhos.
3. Compre em Lojas Confiáveis: Opte por estabelecimentos que prezam pela qualidade e procedência dos produtos, mesmo nas lojas online.
4. Armazene Corretamente: Mantenha os cosméticos seguindo rigorosamente as orientações do fabricante e tenha cuidado no manuseio dos produtos para não haver contaminação.
5. Priorize Produtos de Qualidade: Invista em cosméticos de marcas confiáveis e com ingredientes adequados para o seu tipo de pele.
6. Consulte um Dermatologista: Um profissional pode auxiliar na escolha dos produtos ideais para suas necessidades e orientar sobre os cuidados com a pele madura.
7. Alguns itens podem ajudar a identificar que o produto não está adequado para utilização, mesmo estando dentro do prazo de validade:
-
- Odor Desagradável: Um cheiro forte ou diferente do habitual pode indicar que o produto está deteriorado.
- Mudança de Textura: Os cremes podem ficar grumosos ou separados, enquanto as maquiagens podem apresentar textura seca ou esfarelada.
- Alteração da Cor: Mudanças na cor original do produto, como escurecimento ou desbotamento, podem indicar oxidação dos ingredientes, muito comum nos produtos que possuem ácidos na sua formulação. Seu uso inadvertido pode sensibilizar a pele, deixando-a sensível e vermelha, podendo levar à coceira ou causar manchas.
Maquiagem vencida também faz mal à pele
Não são somente os produtos de skincare vencidos que podem fazer mal à pele, os de maquiagem também.
E como duram mais, nem sempre estamos dispostos a descartar um batom ou rímel vencido. Embora possa parecer tentador usar as maquiagens além da data de vencimento delas, a prática pode prejudicar a saúde da pele, provocando irritações e infecções.
Os ingredientes contidos na composição das maquiagens perdem sua estabilidade e se deterioram após o vencimento dos produtos. Em contato com a pele, os ingredientes instáveis podem provocar irritações.
Além disso, a degradação das maquiagens torna o produto bastante suscetível ao acúmulo de fungos e bactérias que podem provocar infecções e alergia na pele.
Se o uso acidental de uma maquiagem vencida provocar desconforto na pele, alergia ou irritação, é importante remover imediatamente com água corrente em abundância e sabonete neutro. Se a irritação ou outros sintomas persistirem mesmo após a limpeza, é importante procurar um dermatologista para avaliação e tratamento adequado.
Como observar a validade dos produtos de maquiagem?
A maioria das maquiagens brasileiras traz a data de validade estampadas nas caixas e não nos produtos. Por isso, é importante observar as embalagens das maquiagens antes de descarta-las.
A legislação brasileira orienta que a data de validade seja contada a partir da data de fabricação do produto. No entanto, no caso dos importados, podem conter o desenho de um frasco aberto contendo um número. Esse número indica a validade do produto em meses a partir da abertura da embalagem.
Tabela orientativa sobre datas de validade de produtos de maquiagem
Fonte: https://www.programafazbem.com.br/blog/post/validade-dos-produtos-de-beleza
Veja alguns vídeos que nos ajudam a entender mais sobre esse tema:
5 Coisas que não te contam sobre a validade de cosméticos | Vanessa Rozan- 06:22
Cosméticos vencidos fazem mal à saúde | Band Jornalismo – 1:22
Dermatologista alerta sobre o uso de maquiagem vencida | Band Mais – 5:59
A sua pele é um bem preciso e deve ser preservado. Evite os riscos de usar cosméticos vencidos e cuide de sua beleza de forma consciente e responsável. Priorize produtos de qualidade, guarde-os corretamente e descarte os vencidos. Consulte um dermatologista para ter um acompanhamento personalizado e garantir a saúde da sua pele madura!
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- Continue navegando em nosso site.
- Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/prazo-de-validade-duvidas
https://www.programafazbem.com.br/blog/post/validade-dos-produtos-de-beleza