Temos a felicidade de viver num país que oferece inúmeras variedades de frutas. E em cada região é possível descobrir mais um tipo.
Por aqui, podemos até nos alimentar na rua, com os pezinhos carregados de pitanga, de amora e até abacateiros!
Com a fartura em frutas e alimentos, não é à toa que o Brasil ganhou o título de “celeiro do mundo”
Priorizar o consumo de frutas no cotidiano é uma das orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, documento considerado referência mundial de alimentação saudável.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é ingerir 400 gramas de alimentos in natura por dia, na prática, três porções de frutas (além de legumes e verduras)”. Lembrando que esta recomendação vale para pessoas saudáveis.
Por que ingerir frutas?
“As frutas no geral, são repletas de vitaminas, minerais e compostos bioativos, além de macronutrientes como carboidratos, gorduras e proteínas importantes para os processos metabólicos do corpo.
“Segundo o guia brasileiro, há evidências de que as frutas fornecem uma proteção contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer, que não é alcançada com a ingestão dos nutrientes individualmente, como por exemplo, em suplementos”.
“A indicação é que você faça o consumo das frutas da estação por elas estarem no seu melhor momento produtivo, no seu melhor momento sob o ponto de vida de sabor e de preço” explica a nutricionista Sueli Longo, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN)”.
Para as Mulheres Maduras, as frutas se tornam grandes aliadas, oferecendo uma explosão de vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para manter a saúde e o bem-estar.
Por que as frutas são tão importantes para nós, mulheres maduras?
- Pele radiante: Os antioxidantes presentes nas frutas combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, deixando-a mais firme e luminosa.
- Imunidade fortalecida: As vitaminas C e outras presentes nas frutas reforçam nosso sistema imunológico, nos protegendo contra gripes e outras doenças.
- Digestão saudável: As fibras presentes nas frutas auxiliam no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre e outros problemas digestivos.
- Controle do peso: Muitas frutas são baixas em calorias e ricas em água, ajudando a manter o peso sob controle e promovendo a saciedade.
Quais frutas escolher?
As opções são muitas e deliciosas! Algumas das frutas que se destacam por seus benefícios para a saúde da mulher madura são:
Morangos: Ricos em vitamina C e antioxidantes, ajudam a prevenir doenças cardíacas e a combater o envelhecimento precoce.
Frutas vermelhas: Além do morango, framboesas, amoras, cerejas, cranberry, groselha e mirtilos são ricos em antioxidantes e ajudam a prevenir doenças neurodegenerativas.
Maçã: Fonte de fibras, auxilia na digestão e controla os níveis de açúcar no sangue.
Abacaxi: Rico em bromelina, enzima que facilita a digestão e reduz a inflamação.
Melancia: Hidrata e possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em vitamina A, importante para a visão.
Laranja: rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais. A laranja também retarda o envelhecimento: rica em betacaroteno, vitamina A e C, que são antioxidantes e anti-inflamatórios.
Pera: é uma fruta com baixo índice glicêmico, ajudando a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, promovendo o controle dos níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, combate a prisão de ventre e fortalece o sistema imune.
Como incluir as frutas na sua dieta?
- No café da manhã: adicione frutas picadas ao iogurte ou cereais.
- Nos lanches: Delicie-se com o sabor de uma fruta.
- Nas refeições: A frutas também podem compor pratos e saladas como a manga, laranja, kiwi, etc. Após a refeição, uma laranja ou uma pera ajudam no funcionamento do sistema digestivo e do intestino.
- Nos sucos: Prepare sucos naturais com frutas da estação, sem adicionar açúcar.
Importante: a variedade é a chave para uma alimentação equilibrada. Inclua diferentes tipos de frutas em sua dieta para garantir que você receba todos os nutrientes necessários.
É importante lembrar que normalmente não existem restrições para o consumo de frutas por pessoas saudáveis, mas as frutas contêm frutose, portanto é importante sempre consultar o médico a respeito de restrições, ou quantidades adequadas de consumo para pessoas diabéticas e com outras questões de saúde.
Aproveite todas as suas propriedades e saboreie essa explosão de sabor e nutrientes!
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes:
https://medprev.online/blog/alimentacao/9-frutas-que-emagrecem/ https://www.livup.com.br/ingredientes/laranja
https://www.careplus.com.br/careplus-mais/8-frutas-vermelhas-e-seus-beneficios-para-a-saude