A importância de entender finanças pessoais para as mulheres maduras

A importância de entender finanças pessoais para as mulheres maduras

Entender e saber cuidar das nossas finanças pessoais e do nosso patrimônio é fundamental para planejar e garantir uma vida e a maturidade mais tranquila.

Para nós mulheres esse conhecimento também se torna primordial porque permite maior autonomia e liberdade de escolha. Apesar de todos os desafios e vitórias conquistadas até aqui por nós, Mulheres Maduras, muitas acabam entregando a gestão do patrimônio a um homem de confiança, marido, pai, irmão, filho, parente ou amigo próximo.

Nunca é tarde para aprender. Além do aumento da longevidade, as mulheres, segundo o IBGE, vivem em média 7,1 anos mais que os homens. Mas como fazer isso? E como entender a linguagem dos investimentos para gerir o patrimônio originados de recursos próprios ou que podem ser recebidos de meação ou herança?

Dicas de como começar a aprender sobre finanças pessoais

  1. Orçamento mensal equilibrado – Segundo o Serasa, construir uma base de conhecimento e independência financeira feminina começa com o orçamento mensal equilibrado. Talvez você até seja a responsável por definir as compras da casa, os presentes, as viagens, etc. Mas será que você entende quanto o casal ou a família tem de renda mensal e quais e quanto são todos os gastos mensais básicos (luz, agua, telefone, supermercado, seguro saúde, carro, educação, entretenimento, etc)? É muito importante entender estes valores e que as contas + dívidas não podem ultrapassar os ganhos. Para isso você pode controlar numa planilha ou até mesmo num caderno.
  2. Imprevistos acontecem – ainda segundo o Serasa, este seria o item seguinte a ser planejado. Imagina que você já sabe quanto tem de receita mensal em sua casa e quanto necessita para as despesas mensais. Um ponto importante é saber que imprevistos podem acontecer (gastos extras com saúde, conserto de carro, desemprego e até mesmo a perda de um ente querido, etc) e, para isso, é importante que você tenha uma reserva de emergência e/ou seguros. De acordo com o Serasa, a reserva de emergência é um valor que cobriria de 6 a 12 meses dos gastos mensais da pessoa que podem ser combinados com seguros, caso algum imprevisto aconteça. Os valores da reserva de emergência e tipos de seguros vão depender do seu estilo de vida.
  3. Investimentos – saber gerir os investimentos financeiros seria a terceira fase sobre a gestão de finanças pessoais. Um ponto tão importante que resolvemos detalhar a parte.

Investimentos, fazendo o seu dinheiro trabalhar por você

Neste item contamos com a orientação e esclarecimentos da Maria Guiomar Vieira, Assessora de Investimentos na Davos Financial Partnership.

Ela começa dizendo que é preciso tirar essa impressão de que lidar com investimentos é complicado. “Há também um pouco de estigma. As pessoas comentam nossa como é essa bolsa. Quanto o papel subiu ou caiu. Não sei se vou saber lidar com isso. E acabam investindo em poupança ou delegando para outras pessoas essa parte da estratégia da gestão dos investimentos e do seu patrimônio”, comenta Guiomar.

É importante estudar um pouco sobre investimentos. Guiomar explica que tem visto muitas iniciativas no mercado financeiro para conversar especificamente com as mulheres. Ela diz que houve uma grande expansão do mercado financeiro e o que no passado acabava centralizado nos grandes bancos, hoje está sendo descentralizada em novas plataformas de instituições financeiras que têm trazido soluções em novas conversas com as mulheres. De uma forma mais simples para quem quer começar e de uma forma mais avançada para quem já está investindo.

Guiomar concorda que muitas mulheres maduras se sentem envergonhadas ou acham que o valor que têm disponível é muito pequeno para investir e que não têm patrimônio suficiente para poder contar com uma assessoria financeira, mas ela afirma que não faz sentido “Aí elas nem começam, nem procuram ajuda. Isso é um mito. Hoje temos investimentos com valores mínimos muito baixos. E que vão trazer um ganho real acima da inflação para essas investidoras” contemporiza Guiomar.

“Tem que procurar. Há disponível no mercado uma gama de profissionais de Assessoria Financeira, do qual eu também faço parte. E tem sim como fazer investimentos para fazer com que o dinheiro trabalhe a favor dos clientes ao longo do tempo.” finaliza Guiomar.

Contando com o apoio de uma Assessoria de Investimentos

Guiomar orienta que o Planejamento Financeiro envolve algumas etapas. E isso é muito importante quando a pessoa conversa com um profissional de Assessoria de Investimentos para que ele possa fazer a melhor recomendação.

  • O profissional vai avaliar os objetivos de curto, médio e longo prazo.
  • Qual a capacidade de poupança da pessoa e o perfil de risco.
  • Vai levar em consideração o conhecimento que ela tem ou não sobre o mercado financeiro.

Guiomar destaca que todo esse conjunto é o que é trabalhado na Assessoria onde será feita a recomendação adequada para cada perfil de investidor. E que fará a diferença para ter um planejamento financeiro adequado. Se a pessoa se planeja em muitas coisas na vida, também deve se planejar para que o dinheiro trabalhe para ela, para que possa ter um ganho real. E para que o investimento traga o retorno acima da inflação.

Todo esse entendimento e as recomendações são trabalhadas e é fundamental quando se pensa na Assessoria Financeira para mulheres maduras, que nunca tiveram esse contato.

Guiomar acha muito importante fazer inicialmente um primeiro diagnóstico e identificar as melhores oportunidades.

Ela comenta que existem algumas pesquisas que verificam que as mulheres tendem a ser mais conservadoras do que os homens. Muitas vezes os homens acompanham um pouco mais o mercado, eles assumem mais riscos enquanto as mulheres costumam ser mais conservadoras. Elas querem investimentos que oscilem menos e que tragam um retorno mais constante.

Por outro lado, Guiomar diz que as mulheres escutam mais os Assessores de Investimentos. “É muito bacana. À medida em que você explica e elas entendem, elas costumam aderir mais à sugestão do Assessor Financeiro”.

Dicas para as mulheres que querem assumir a gestão do seu patrimônio

Guiomar comenta que para as mulheres que só trabalham com bancos grandes, um dos caminhos é procurar o seu Gerente de Conta para auxiliar, mas ela acha importante ter uma Assessoria Financeira.

“Hoje existe um mercado muito rico na oferta de produtos. É importante saber o que faz sentido para a pessoa. No Planejamento Financeiro é feita toda a avaliação” complementa Guiomar.

É interessante, sempre que possível, que a pessoa procure um profissional para que possa fazer esse primeiro passo que basicamente vai ter a ver com o momento de vida e com a tolerância de risco que ela tem com investimentos, orienta Guiomar.

Outra dica da Guiomar para quem está começando, é acessar as diferentes plataformas, como por exemplo, o tesouro direto, onde a pessoa tem a possibilidade de comprar direto títulos do tesouro nacional. Tem risco baixo, chamados de Ativos livres de risco dentro do nosso cenário. Há produtos que levam em consideração uma aplicação progressiva anual com valores pequenos, como por exemplo, planos de previdência, onde ela, além de ter a disciplina de poupar mensalmente, também trabalha a parte da estrutura de sucessão porque a previdência, na falta do investidor, não entra em processo de inventário. Vale a pena um papo com um Assessor Financeiro.

Guiomar acha que o mercado está preparado para atender a todos os investidores, principalmente as mulheres que querem investir e acha importante cuidar daquilo que você conquistou para garantir a sua qualidade de vida na maturidade.

Entendendo o papel do Gerente da Conta e do Assessor Financeiro

Guiomar esclarece que o Gerente de banco: é o chamado generalista no mundo corporativo. Ele vai te ajudar com qualquer coisa que diga respeito a sua conta corrente. Empréstimo, consórcio e outros produtos do banco e pode ou não falar sobre investimentos. Se ele não souber, vai trazer até você um especialista que pode te ajudar.

Já o Assessor de investimento é um especialista. Ele só lida com investimentos. Conhece as oportunidades de mercado e vai atender as suas necessidades, considerando seu perfil de Investidor, diversificação de carteira, necessidade de liquidez, enfim, ele faz um plano financeiro para sua vida.

E como se tem acesso a um Assessor de Investimento? Guiomar diz que um bom caminho é pedir indicação dentro da sua rede de relacionamentos. É um perfil que ela não recomenda procurar aleatoriamente. E, como tudo que a gente procura conhecer, ela sugere ir atrás de duas ou até mais opiniões.

Pessoal, bora poupar um pouquinho e fazer uma carteira legal de investimentos, recomenda Guiomar.

Contatos:
guiomar.vieira@davos.co
Cel: 11 97133-6750.

Assista o bate papo completo com Maria Guiomar Vieira na íntegra:

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.serasa.com.br/blog/financas-para-mulheres-como-comecar-a-aprender-sobre-o-tema/

https://economiacomportamental.com.br/artigos-sobre-planejamento-financeiro/empoderamento-financeiro-mulheres/#:~:text=Uma%20das%20raz%C3%B5es%20mais%20importantes,terceiros%20para%20suas%20necessidades%20financeiras

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!

Comments are closed.