
Segundo a OMS-Organização Mundial da Saúde, o envelhecimento saudável leva em consideração 4 pilares ou capitais.
Segundo o Dr. Alexandre Kalache, Médico Gerontólogo, Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e Consultor em Longevidade são eles:
1. Capital da saúde
Investir na saúde: Alimentação saudável, não beber em excesso, não fumar, praticar atividade física, fazer algo que você goste! Realizar exames periódicos.
2. Capital do conhecimento
Educação continuada, ao longo da vida: Lifelong learning. Estar continuamente aprendendo e se atualizando. E isso serve para nossa vida pessoal e profissional.
3. Capital financeiro
Planejamento e programação financeira: o aumento da longevidade aumentou a importância do planejamento financeiro ao longo da vida.
4. Capital social
Criar e cultivar relacionamentos: Família e amigos. “São aqueles que olham no olho, que seguram a sua mão, que abraçam e amparam”, segundo Kalache.
A Importância do Capital Social
O Capital Social é importante durante toda a nossa vida. Cultivar e investir no relacionamento com familiares e amigos é investir em si mesmo e garantir um futuro com mais saúde, felicidade e vitalidade.
Na Maturidade, o Capital Social se revela fundamental para o bem-estar e a saúde das Mulheres Maduras. É a rede de conexões que construímos ao longo da vida, o conjunto de relações de confiança e reciprocidade que nos sustentam e nos impulsionam para seguir em frente com bem-estar e autoestima elevada.
Grupos de afinidade que frequentamos, onde encontramos pessoas com interesses em comum, os projetos sociais em que nos engajamos, onde podemos fazer a diferença na vida de outros.
Manter essas conexões ativas e fortalecê-las é fundamental para uma maturidade plena e feliz. Ao investirmos em nossas relações, criamos um círculo de apoio que nos protege contra a solidão e o isolamento, que nos nutre de afeto e compreensão, que nos estimula a continuar crescendo e aprendendo.
Morar bem e com amigos!
Conheça as comunidades onde as pessoas maduras podem viver com seus amigos!
Há várias iniciativas no Brasil e em outros países do mundo, onde existem comunidades para os idosos viverem bem e envelhecer com seus amigos!
Nesses locais, o relacionamento amistoso entre as pessoas, uma boa alimentação e exercícios físicos parece ser o segredo de uma longevidade feliz e o Capital Social assume um papel fundamental.
Imagine viver em um lugar onde você pode compartilhar momentos com amigos, participar de atividades em conjunto e contar com apoio mútuo. Essa é a proposta dos condomínios para idosos, que proporciona um envelhecimento ativo, saudável e cheio de alegria.
Alguns exemplos:
Aventura Park Square, na Flórida
Complexo formado por condomínios residencial e de escritórios, hotel, centro de bem-estar e uma comunidade para a terceira idade. O empreendimento conta com uma instalação de luxo para repouso para idosos e 144 apartamentos adaptados: com portas mais largas, barras de apoio nos banheiros, tomadas mais baixas e acessos externos facilitados. https://aventuraparksquare.com/
The Villages – Orlando, Flórida:
Localizada próxima ao aeroporto de Orlando, na Flórida. Fundada em 1970. Uma cidade composta de vários condomínios de casas térreas projetadas especialmente para as necessidades de pessoas maduras e onde somente pessoas acima de 55 anos podem morar. O local é recheado de atividades de confraternização e lazer. Shows diários, mais de 60 campos de golfe e 50 centros de confraternização, além de vários centros comerciais, clinicas e hospitais. O censo mostra que se trata da área metropolitana com a maior expansão populacional dos EUA. https://www.thevillages.com/
No Brasil:
Vila ConViver: a primeira cohousing sênior do Brasil- Campinas.
Em Campinas, interior de São Paulo, um grupo de 46 pessoas criou o Vila ConViver primeira cohousing sênior do Brasil. Incorporando conceitos e ambientes fundamentais para a vida saudável em comunidade na fase do envelhecimento.
Comunidade Bem Viver – em Mogi das Cruzes
No local há áreas preservadas, nas quais existem diversos tipos de árvores, diferentes animais silvestres, além de lugares para trilhas e alguns sítios que oferecem turismo rural.
Todas as casas serão térreas e compactas, com espaços pensados para o uso de idosos, seguindo um mesmo estilo arquitetônico. Há projetos de três tamanhos: 89 m², 98 m² e 110 m².
As casas ficarão próximas, cerca de 15 metros de porta a porta uma da outra, para facilitar a interação entre os moradores. https://www.vilaconviver.org.br/vila/
Condomínio Cidade Madura – Na Paraíba
É um condomínio dotado de 40 unidades habitacionais, que seguem as normas de acessibilidade para o público idoso. Cada edificação abriga duas unidades e contempla as necessidades das pessoas idosas, inclusive cadeirantes. Atualmente, há no Estado da Paraíba oito condomínios Cidade Madura. Estão localizados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Patos, Guarabira, Monteiro e Bayeux. Iniciativa do governo da Paraíba. https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-desenvolvimento-humano/programas/condominio-cidade-madura
E como podemos acumular capital social?
O Capital Social não se resume a ter muitos contatos, mas sim a construir laços de qualidade, baseados na confiança, no respeito e na reciprocidade. É sobre cultivar amizades verdadeiras, que nos aceitam como somos, com nossos defeitos e qualidades, que nos incentivam a ir em frente, mesmo diante dos obstáculos.
É sobre saber que podemos contar com o outro, que ele estará ali para nos ouvir, nos aconselhar, nos dar um ombro amigo. É sobre sentir que fazemos parte de algo maior, que temos um propósito, que podemos contribuir para a sociedade.
Algumas dicas para construir um capital social relevante:
- Mantenha-se curiosa e atualizada. O contínuo aprendizado em cursos e atividades lhe permitirá conhecer novas pessoas e lhe dará mais repertório em suas conversas.
- Participe de atividades em associações e clubes que oferecem lazer e a prática de exercícios. Bom lugar para conhecer novas pessoas.
- Resgate sua espiritualidade: exercite suas crenças.
- Participe de grupos que valorizem as mesmas coisas que você: literatura, cinema, arte, música, dança, jardinagem, organização de ambientes, um hobby, etc. Elas estão na internet, no seu prédio, na sua família, em vários lugares.
- Faça trabalho voluntário. Há muitas instituições que aceitam novos integrantes de braços abertos. De preferência no seu bairro.
- Inclusão digital: renove suas habilidades e atualize-se com as tecnologias e pessoas que possam ajudar você. Compartilhar seus conhecimentos com familiares e amigos.
- Leia e compartilhe. Fica fácil encontrar quem queira comentar sobre algum livro ou filme interessante se você escrever sobre isso nas redes sociais.
- Escreva sobre o que você goste e compartilhe.
- Seja gentil, positivo de um jeito leve: isto aproxima as pessoas.
- Converse com seus amigos, amigos de seus amigos, parentes e familiares.
Permita-se viver essa fase da vida com plenitude e aproveite todas as oportunidades que ela oferece!
Pesquisamos alguns Vídeos para você saber um pouco mais sobre envelhecimento saudável e o Capital Social na Maturidade:
Como acrescentar mais vida a seu tempo | Evento com Alexandre Kalache, Dan Stulbach e Mara Luquet- My News Vida – 53:09
A revolução da longevidade com Alexandre Kalache – 07:15- Unibes Cultural
Bruna Lombardi – Faço essas 5 coisas e Não Envelheço- Segredos da Longevidade – 11:25
Domingo Espetacular | Cidade dos Condomínios Florida onde só pessoas com mais de 55 anos podem morar – 5:22
TV Portal Terceira Idade|Cidade Madura – 3:00
Agerip|Conheça a Agerip – 1:22
Cultive e invista no seu Capital Social. Você verá como eles podem enriquecer sua vida na maturidade.
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cw4zmmpme8jo
https://www.adunicamp.org.br/destaque/vila-conviver-a-primeira-cohousing-senior-do-brasil/
Comments are closed.